Coaching
Contágio social: diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és
Marcelo Castro
Publicado em 11/09/2017 às 13:07
Entenda este princípio: se você convive com pessoas positivas, o contágio social fará com que você se torne mais positivo.
Quem nunca ouviu esta frase levanta a mão! Este ditado popular geralmente aponta algo negativo sobre os comportamentos sociais, remetendo às atitudes danosas e de má-fama. Se você anda com um grupo que não está nem aí com a vida, você será taxado do mesmo modo. Se anda com drogados, você também será um drogado. Se com pessoas desfocadas, você não terá sucesso e assim por diante.
Mas, é possível olhar para este ditado popular de uma forma positiva. Pare e pense. Como está o seu círculo social? Analise o grupo de pessoas com as quais você possui contato em seu ambiente social e profissional. Essas pessoas possuem objetivos de vida que possam te edificar? Possuem influências positivas, caráter, foco? É possível manter um relacionamento de troca, compartilhamento de emoções e ideias que proporcionem crescimento mútuo?
Entenda este princípio: se você convive com pessoas positivas, o contágio social fará com que você se torne mais positivo. Se estiver rodeado de pessoas focadas, que buscam desenvolvimento e tem objetivos, naturalmente você se manterá focado e alcançará mais rápido seus objetivos, pois ninguém estará te sabotando. Cada vez mais, você se fortalecerá e atrairá novas conquistas, sendo motivado pelo contágio social.
Reflita agora. Talvez uma das maiores barreiras que o impede de atingir seus objetivos seja a rede de pessoas a que está conectado. Talvez eles não estejam na mesma sintonia e não tenham as mesmas perspectivas de vida que você. Não estou querendo dizer que devemos nos relacionar apenas com pessoas iguais a nós. Isso seria hipocrisia e imaturidade. A diferença entre os seres humanos é saudável e importante. Porém, independente das diferenças de personalidades, pensamentos e ações, podemos escolher caminhar com pessoas que tenham propósitos de crescimento na vida.
Analise se as pessoas que estão ao seu redor se possuem ideais, sonhos e objetivos. Não precisam ser exatamente os mesmos que os seus. No entanto, é necessário que os princípios e valores sejam semelhantes, porque é isso que os manterá juntos quando houver divergências de pensamento, por exemplo. Analise o comportamento delas. São pessoas que te motivam, te fortalecem e agregam algo em sua vida ou são pessoas que te puxam para trás, não saem do lugar, vivem apenas um dia após o outro, sem perspectiva, sempre reclamando, gorando a vida? Se forem do segundo tipo, é melhor evitá-las.
Não estou dizendo que a partir de hoje estas pessoas serão suas inimigas. Ao contrário, serão indivíduos que, no futuro, você poderá ajudar a sair deste buraco negro. Mas, agora é hora de cuidar de você, de seguir seus objetivos, dar foco às coisas boas e enriquecedoras de sua vida, convivendo com pessoas que te fortalecerão, impulsionando o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Se fizer isso, a sua transformação será imediata. Refine seu círculo social e siga seus propósitos e metas com pessoas de influência positiva em sua vida!