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Lucratividade

Crescimento Rentável? Vender Valor

Marcio Vidal

Publicado em 06/05/2013 às 16:43


No final de 2012 concluí uma pesquisa de 10 anos realizada com mais de 30 empresas que se destacam em seus segmentos de atuação



A pesquisa tinha como objetivo identificar um novo serviço que fosse realmente necessário para as empresas



Desde 2002, venho atuando, em paralelo à minha carreira executiva, como palestrante em “Inovação em Vendas”, “Fidelização de Clientes” e “Execução da Estratégia”, e desde então procuro identificar de que maneira eu poderia no futuro ajudar as empresas com uma nova prestação de serviços, pois a continuação natural da carreira é utilizar a experiência adquirida para um voo solo.



 



Três pontos eram fundamentais para descobrir o que procurava



1) Identificar qual serviço as empresas precisavam



2) Como oferecer e implementar este serviço



3)Eu teria que ter grande experiência no assunto para ter credibilidade e sucesso



As três questões foram respondidas de imediato



A primeira certeza foi muito óbvia: o principal objetivo e maior desafio de toda empresa é o Crescimento Rentável, portanto seja o que for, “show me the Money”, em outras palavras, o serviço precisaria de alguma forma melhorar a rentabilidade



A segunda é que, uma condição primordial para novas soluções: Ser simples! Uma solução eficaz e simples, assim como as tecnologias de ponta chegam ao máximo de sofisticação para oferecer soluções simples aos consumidores, um serviço também deveria ter a melhor solução integrada e uma utilização fácil pela empresa cliente



Neste momento, sabia o que buscava: Um serviço para ajudar as empresas a atingirem “Crescimento Rentável”, e que pudesse ser aplicado de uma forma simples. 



Como sempre trabalhei em vendas, convivo naturalmente com entrega de resultados, e no futuro não ia ser diferente, o terceiro ponto também estava de acordo



Então em 2002 fundei a “SIMPLE SALES SOLUTION”, uma empresa de soluções para “Crescimento Rentável”, o próximo passo seria criar o serviço, para isso, neste mesmo ano iniciei uma pesquisa



A pesquisa se resumiu em apenas três perguntas que foram feitas para presidentes e diretores de empresas nacionais e multinacionais, e as respostas foram compiladas para encontrar uma única definição



Veja abaixo o resultado e reflita se você responderia igual



1) Qual o principal desafio da empresa



- Crescer com rentabilidade e sustentabilidade



2) Onde mais a empresa precisa de ajuda



- Vendas de produtos/serviços de valor. (VENDER VALOR) 



3) Como a empresa poderia ser auxiliada por um serviço externo



- Um serviço Sênior, Aplicável, Prático e com boa relação de custo X benefício



Além desta pesquisa que realizei pessoalmente, também estudei dezenas de “cases” de rentabilidade no mercado global. Analisei empresas dos mais variados segmentos, e também pesquisas respeitadas, como por exemplo, as realizadas por Jim Collins para publicar “Empresas feitas para Durar” (Built to Last) e  “Empresas feitas para vencer” (GOOD TO GREAT)  e a pesquisa feita para publicar “A estratégia do Oceano Azul”



Aliando essas duas pesquisas à minha experiência profissional, enfim consegui resumir de uma forma simples o caminho para o crescimento rentável



O que é necessário para conquistar o Crescimento Rentável?  “VENDER VALOR”. 



Todas as empresas que atingiram crescimento rentável tem um diferencial incomum, sabem vender valor. 



E para vender valor é preciso: “CRIAR VALOR”. 



Mas três conceitos importantes antes e um depois da criação de valor: 



Cultura de Líder, Orientação ao cliente e segmentação de valor precedem e sustentam os planos de criação e vendas de valor, e a execução da estratégia deve ser bem valorizada, pois mais 70% das empresas fracassam não por falta de uma boa estratégia, mas por não ter uma boa execução da estratégia



Nos próximos artigos, vou falar de lucratividade para o canal de TI, um tema que deve ser levado muito a sério, pois a rentabilidade é um grande desafio nesse mercado



Tudo gira em torno do Crescimento Rentável, todos os conceitos como Liderança, Gestão, Inovação... assim como todos  projetos, pesquisa e desenvolvimento, e por vai



E para se ter crescimento rentável é preciso Vender Valor. It´s Simple!