Lucratividade
Crescimento Rentável? Vender Valor
Marcio Vidal
Publicado em 06/05/2013 às 16:43
No final de 2012 concluí uma pesquisa de 10 anos realizada com mais de 30 empresas que se destacam em seus segmentos de atuação.
A pesquisa tinha como objetivo identificar um novo serviço que fosse realmente necessário para as empresas.
Desde 2002, venho atuando, em paralelo à minha carreira executiva, como palestrante em “Inovação em Vendas”, “Fidelização de Clientes” e “Execução da Estratégia”, e desde então procuro identificar de que maneira eu poderia no futuro ajudar as empresas com uma nova prestação de serviços, pois a continuação natural da carreira é utilizar a experiência adquirida para um voo solo.
Três pontos eram fundamentais para descobrir o que procurava:
1) Identificar qual serviço as empresas precisavam.
2) Como oferecer e implementar este serviço.
3)Eu teria que ter grande experiência no assunto para ter credibilidade e sucesso.
As três questões foram respondidas de imediato.
A primeira certeza foi muito óbvia: o principal objetivo e maior desafio de toda empresa é o Crescimento Rentável, portanto seja lá o que for, “show me the Money”, em outras palavras, o serviço precisaria de alguma forma melhorar a rentabilidade.
A segunda é que, há uma condição primordial para novas soluções: Ser simples! Uma solução eficaz e simples, assim como as tecnologias de ponta chegam ao máximo de sofisticação para oferecer soluções simples aos consumidores, um serviço também deveria ter a melhor solução integrada e uma utilização fácil pela empresa cliente.
Neste momento, já sabia o que buscava: Um serviço para ajudar as empresas a atingirem “Crescimento Rentável”, e que pudesse ser aplicado de uma forma simples.
Como sempre trabalhei em vendas, convivo naturalmente com entrega de resultados, e no futuro não ia ser diferente, o terceiro ponto também estava de acordo.
Então em 2002 fundei a “SIMPLE SALES SOLUTION”, uma empresa de soluções para “Crescimento Rentável”, o próximo passo seria criar o serviço, para isso, neste mesmo ano iniciei uma pesquisa.
A pesquisa se resumiu em apenas três perguntas que foram feitas para presidentes e diretores de empresas nacionais e multinacionais, e as respostas foram compiladas para encontrar uma única definição.
Veja abaixo o resultado e reflita se você responderia igual.
1) Qual o principal desafio da empresa?
- Crescer com rentabilidade e sustentabilidade.
2) Onde mais a empresa precisa de ajuda?
- Vendas de produtos/serviços de valor. (VENDER VALOR)
3) Como a empresa poderia ser auxiliada por um serviço externo?
- Um serviço Sênior, Aplicável, Prático e com boa relação de custo X benefício.
Além desta pesquisa que realizei pessoalmente, também estudei dezenas de “cases” de rentabilidade no mercado global. Analisei empresas dos mais variados segmentos, e também pesquisas respeitadas, como por exemplo, as realizadas por Jim Collins para publicar “Empresas feitas para Durar” (Built to Last) e “Empresas feitas para vencer” (GOOD TO GREAT) e a pesquisa feita para publicar “A estratégia do Oceano Azul”.
Aliando essas duas pesquisas à minha experiência profissional, enfim consegui resumir de uma forma simples o caminho para o crescimento rentável.
O que é necessário para conquistar o Crescimento Rentável? “VENDER VALOR”.
Todas as empresas que atingiram crescimento rentável tem um diferencial incomum, sabem vender valor.
E para vender valor é preciso: “CRIAR VALOR”.
Mas há três conceitos importantes antes e um depois da criação de valor:
Cultura de Líder, Orientação ao cliente e segmentação de valor precedem e sustentam os planos de criação e vendas de valor, e a execução da estratégia deve ser bem valorizada, pois mais 70% das empresas fracassam não por falta de uma boa estratégia, mas por não ter uma boa execução da estratégia.
Nos próximos artigos, vou falar de lucratividade para o canal de TI, um tema que deve ser levado muito a sério, pois a rentabilidade é um grande desafio nesse mercado.
Tudo gira em torno do Crescimento Rentável, todos os conceitos como Liderança, Gestão, Inovação... assim como todos projetos, pesquisa e desenvolvimento, e por aí vai.
E para se ter crescimento rentável é preciso Vender Valor. It´s Simple!