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Empresas de Sucesso: O Que Fazem?
Luiz Marins
Publicado em 09/03/2015 às 10:32
Uma das coisas que mais nos chama a atenção é como, no mundo de hoje, extremamente competitivo, há empresas que vencem os desafios e outras que sucumbem frente à concorrência. Analisando o que fazem as companhias de sucesso, podemos enumerar algumas coisas fundamentais que elas fazem:
1. Não perguntam o que seus clientes querem. Elas surpreendem seus clientes!
Uma das coisas que temos de lembrar é que as empresas de sucesso não ficam perguntando o que seus clientes desejam. Nem sempre os clientes sabem o que querem, diga-se. As organizações é que têm a obrigação de, ouvindo o mercado, desenvolver produtos e serviços que vão surpreender seus clientes, encantar seu público. Se você ficar perguntando o que seu consumidor quer, com certeza aparecerá alguém que irá satisfazer seu cliente e tomar seu espaço.
2. Entendem que prestação de serviços é o novo nome do jogo.
Essas empresas entendem que de nada adianta você ter o “melhor produto” ou o “maior estoque”. O importante é ter “o melhor serviço”. Assim, por exemplo, num supermercado, não importa ter as gôndolas cheias e bem apresentadas, se o cliente demorar 50 minutos para sair no check out. De nada vale ter tudo perfeito, se a empresa não for ágil para trocar produtos com defeito e não se comprometer com a solução dos problemas dos clientes.
3. Sabem que o maior capital de uma empresa é o “capital humano”.
Assim, essas empresas treinam, treinam e treinam seus funcionários e fazem com que eles tenham empatia com os clientes (isto é: para que eles se coloquem no lugar do cliente) quando se relacionam com o público. Não resolve ter uma empresa muito bem apresentada, com instalações perfeitas, se as pessoas que compõem a empresa não surpreenderem seus clientes.
4. Sabem que é preciso ter consistência e constância nos serviços.
Isto quer dizer que as empresas de sucesso têm normas e procedimentos que todos conhecem e utilizam. São empresas que hoje, amanhã e depois prestam serviços de qualidade. O que mais irrita um consumidor é ver que a empresa é inconsistente e hoje faz de uma maneira, amanhã de outra, depois de outra e está mudando políticas a cada instante. Isso é muito comum num restaurante onde você vai hoje e a comida é boa, amanhã ruim, depois mais ou menos, e assim por diante. A consistência é fundamental e, para isso, são necessários procedimentos constantes que todos conheçam e obedeçam.
5. Têm excelente relacionamento com fornecedores.
Empresas de sucesso sabem da importância de um bom relacionamento com fornecedores. Companhias que não cultivam bom relacionamento com seus parceiros não podem ter sucesso. Assim, pagar em dia; respeitar contratos; respeitar pedidos é fundamental.
6. Relacionam-se bem com a comunidade.
Essas empresas de sucesso compreendem a importância de ter uma boa imagem na comunidade. Por isso, participam de programas sociais e culturais e estão sempre presentes na comunidade.
Estes seis fatores são alguns dos que mais nos têm chamado a atenção. É claro que existem outros que fazem o sucesso das empresas que precisam competir no mundo globalizado de hoje. As empresas têm que mudar. Mudar ou Morrer. A competição será a cada dia mais acirrada e a globalização um fato irreversível. Só mesmo com muita garra e competência e fazendo as coisas certas, poderá a empresa vencer os desafios deste novo século.