Vendas
Gente excelente não tem emprego. Tem responsabilidade.
Luiz Marins
Publicado em 06/09/2011 às 11:10
Jim Collins, um dos mais importantes pensadores da Administração moderna, é o autor da frase acima. De fato, pessoas excelentes excedem a sua súmula de atribuição. Não fazem somente o que é exigido. Elas assumem responsabilidades.
É importante lembrar que uma pessoa responsável é aquela que “responde” pelas coisas. Não dá desculpas. Não se exime de fazer o que tem que ser feito para que um objetivo seja atingido. E, como é responsável, faz tudo dentro dos limites da ética.
Pessoas responsáveis têm perseverança. Não desistem. Elas ultrapassam seus limites. Não choram. Passam do plano do choro ao plano da ação e modificam a realidade.
Por isso, temos hoje a exigência de trabalhar com gente excelente em nossas empresas. Com um mercado de muitos concorrentes, qualidade semelhante e preços similares, vencerão as empresas que tiverem funcionários excelentes, capazes de surpreender e encantar clientes, com produtos e serviços que façam os clientes optarem por ela.
Gente excelente anda o quilômetro extra. Faz mais do que a maioria: faz a diferença. São pessoas que se comprometem com o sucesso de cada cliente, de cada fornecedor, de cada colega de trabalho. Esse comprometimento responsável é a marca das pessoas que foram contaminadas pelo vírus da excelência.
E o mais importante é que pessoas excelentes, comprometidas e responsáveis são mais felizes, porque têm o reconhecimento das outras pessoas; porque têm a consciência tranquila de ter ido além do simples cumprimento da função e têm o espírito de servir. Como são mais felizes, trabalham com mais alegria e como trabalham com mais alegria são promovidas com maior rapidez — e eis aí uma das razões pelas quais pessoas excelentes e responsáveis têm sempre mais sucesso na vida pessoal e profissional.
E você? Tem um emprego ou responsabilidade? Pense nisso. Sucesso!