Planejamento Estratégico
GESTÃO:INOVAR E SIMPLIFICAR
Moises Bagagi
Publicado em 08/09/2016 às 09:24
As empresas tem buscado cada vez mais encontrar maneiras de tornarem seus processos mais enxutos.
Fala-se muito da aplicação de novas tecnologias, da busca por inovações e também do preparo técnico e emocional.
Baseados nos exemplos de startups de sucesso do Vale do Silício, a colaboração deveria ser a ferramenta fundamental
da gestão e operação.
Uma empresa que não tem colaboração interna, não consegue colaborar com o meio externo. A questão é atual
e estratégica, mas muitos executivos ainda não entenderam e que por consequência, não aplicam. Mas afi nal,
porque pensar em colaborar, se deveríamos pensar em melhores praticas para gerir, inovar e simplifi car?
Gestão, de maneira sucinta, signifi ca cuidar. Inovar, mudar paradigmas e simplifi car, tornar as coisas mais fáceis.
Esse é o grande desafi o dos próximos anos, e se engana quem pensa que “o jogo está para começar”. O jogo já
começou. Entender a questão da colaboração para inovar e simplifi car é fundamental.
Um dos grandes problemas nas empresas é a rivalidade entre as áreas. A área de vendas não respeita o
financeiro, que por sua vez não respeita o marketing,
que não se preocupa com a logística. Isso é muito comum e coloca a companhia em um ciclo vicioso, levando
a aumento de custos, perda de margens, de clientes e até deturpação da imagem.
Outro problema é a falta de planejamento. Poucas empresas levam a sério os processos orçamentários,
as estratégias de marketing e os desafios da logística e o atendimento. Também há a falta de clareza de propósito da empresa. Porque fazemos o que fazemos? Onde queremos chegar?
Quais nossos pontos fortes e fracos? Isso gera desmotivação e perda de engajamento da equipe.
Outra questão é a miopia gerencial, que mina os colaboradores e suas contribuições, além do desempenho empresarial,
causando perdas, rupturas entre departamentos e alta rotatividade de pessoal. Há diversos problemas, mas os citados são especialmente nocivos às companhias já que todos eles começam com a falta de colaboração. Isso fi ca evidente no momento em que os departamentos da empresa entram em conflitos, quando não há um planejamento adequado das
ações estratégicas e operacionais, acarretando confusão de quanto ao proposito da organização e por fi m, tornando
os gestores “míopes” quando se trata de aumentar a competitividade e inovação. A colaboração é uma
“tecnologia” a serviço da gestão e que leva, invariavelmente a inovação e simplifi cação.
Tecnologia não está somente ligada à informática e as inovações concernentes a dados, internet e comunicação,
mas a toda inovação que envolve desenvolvimento de técnicas, ferramentas e métodos para a solução de problemas.
Logo, colaborar é – ao mesmo tempo – uma ferramenta, uma técnica e uma metodologia para solucionar
problemas. Traz inovação às empresas, pois, como diz um popular ditado, duas cabeças pensam melhor do que
somente uma. Ou seja, na troca de experiências, ajuda, contribuição, apoio e envolvimento de pessoas e equipes –
além de empresas – surgem novas ideias e uma visão mais clara de como as difi culdades e desafi os podem ser superados. Colaborar cria uma atmosfera positiva e geradora de novos aprendizados, motivando e engajando.
E é natural que uma empresa com colaboradores e gestores motivados e engajados, colaborativos e pensantes,
alcancem melhores resultados. Além disso, a inovação, desde que bem planejada, aplicada e num
ambiente saudável leva a simplifi cação de processos. E processos mais simples são mais baratos, além de contribuírem
para a melhoria continua. Processos caros e complexos acabam sendo abandonados e não contribuem
com a melhoria do desempenho. Por isso, para que as empresas tenham uma gestão eficaz e resultados satisfatórios e sustentáveis, é preciso inovar e simplifi car. E pode-se ter isso colaborando. Quanto custa colaborar?