Empreendedorismo
Hoje, Melhor do que ontem
Soeli de Oliveira
Publicado em 12/11/2012 às 16:37
Para permanecer no mercado é preciso estar atento às oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las. Mas, como identificá-las? Uma idéia somente é uma oportunidade quando o que é proposto satisfaz alguma necessidade insatisfeita ou mal satisfeita do mercado comprador. Em outras palavras, quando existem clientes potenciais.
Uma empresa somente permanece no mercado se no decorrer do tempo aproveita as oportunidades que se apresentam. Fazer isso requer um comportamento empreendedor, atento ao que está acontecendo no ambiente. Na prática isso significa circular dentro e, principalmente, fora da empresa, procurando falar com clientes, colaboradores, fornecedores e concorrentes. Marcar presença em feiras, exposições e eventos relacionados ao seu setor de negócios, ler revistas e jornais do seu segmento, participar de reuniões e encontros em associações e sindicatos, buscando compreender as tendências de mercado e os impactos dos fatores econômicos, políticos e sociais. Essa postura se desenvolve com o tempo e ajuda o empreendedor a ter muitas ideias para agregar valor ao seu negócio.
É muito pouco provável obter lucros comercializando produtos ou serviços sem atratividade. Se a empresa se destaca das demais concorrentes, tem grande chance de ganhar a preferência dos clientes na hora da decisão de compra, mesmo que esteja praticando preços superiores.
O que deve ser feito para o canal minimizar o risco das novas oportunidades em relação ao desconhecido?
Realizar uma pesquisa de mercado junto aos clientes potenciais, mesmo que em pequena escala, procurando entender seus hábitos e preferências serve para testar a aceitação de novos produtos, serviços e ideias, possibilitando fazer os ajustes necessários que diminuirão os riscos e aumentarão a probabilidade das ideias darem certo. Para ser competitivo, perceber as oportunidades não é suficiente, também é preciso eficiência no planejamento, acompanhamento e controle da implantação.
De uma forma simplificada, planejar significa responder: o que será feito; porque será feito; quem fará; quando será feito; como será feito, quanto irá custar.
Já o acompanhamento e o controle requerem o registro das informações que permite a comparação do planejado com o que foi executado, para que decisões sejam tomadas em relação à continuidade das ações.
Agora, mãos à obra, o que sua empresa poderia fazer e não está fazendo, capaz de gerar uma tremenda alteração para melhor, se feito de maneira constante?