PartnerSales


Imprimir

CRM

Ir além da sobrevivência na retomada dos negócios

Enio Klein

Publicado em 03/11/2020 às 19:43

Depois da quarentena e
distanciamento social, os negócios começam a se movimentar rumo a um recomeço,
após um tempo de suspensão ou modo de sobrevivência. Como voltar aos negócios e
não se contentar apenas em continuar sobrevivendo? Quais os desafios que as
empresas precisam enfrentar?





Nos últimos meses, as empresas só tiveram uma preocupação:
como manter os negócios andando em um momento onde o assunto principal no mundo
todo foi um vírus e os seus efeitos na saúde das pessoas. Nenhuma empresa, por
mais preparada ou por melhor que possa ter estruturado seu plano de
continuidade de negócios em caso de desastre, estava preparada para a “freada
brusca” na economia.





De um momento para o outro, movimentos que já existiam,
mas estavam em passos muito lentos, começaram a tomar forma de “boias de
salvamento” para as empresas. O “novo normal”, como se passou a chamar o daqui
para frente, depende agora da “transformação digital” e multiplicaram-se lives
falando sobre esses e outros assuntos em um movimento exacerbado de “astrologia
corporativa”.





Muita gente  tem se
aventurado a determinar o futuro de uma forma não estruturada.  Mas agora é hora de se preparar para pensar
em como retomar os negócios de uma forma gradual e segura, aproveitando os
benefícios evidentes da tecnologia e do uso da internet.





Transformar o negócio



Mudar o verbo de automatizar o negócio para transformar o
negócio com a tecnologia como aliada pode ser um caminho. Nessa jornada, dois
pontos foram,   um bom exemplo de
evolução transformacional em muitas organizações: o trabalho remoto e o
comércio eletrônico. Interessante a gente ver esse movimento aparentemente
simples e o grau de dificuldade que se percebeu em sua adoção, se considerarmos
que a pandemia nos mostrou que uma parte significativa do mercado ainda está
muito longe da transformação digital propagada como solução universal, a meu
ver, de forma exagerada para o momento.





A falta de destreza digital das organizações, de
capacitação individual e infraestrutura para uso da internet tornaram evidente
que temos muito que evoluir antes de realmente usufruir da transformação
digital na sua plenitude. Mas já vimos um começo e um aumento no grau de
atenção nesse sentido.





Temos uma oportunidade histórica para começarmos a
construir uma sociedade e uma estrutura empresarial muito mais madura e forte a
partir do rescaldo da crise. Estamos em tempos de novos métodos, novas
arquiteturas e novas tecnologias. O momento de ação é agora. O que você está
esperando?