Serviços
MARKETING DE 8P’s em Serviços
Ricardo Santos
Publicado em 12/11/2012 às 16:36
É fato que estamos em uma sociedade de serviços, consequência inevitável do grau elevado de competitividade onde os consumidores estão cada vez mais maduros e exigentes em suas escolhas. A bibliografia aponta que na década de 80, estudiosos definiram um conceito para marketing de serviços e, portanto, diferenciou-o do marketing de bens e produtos. Foi a partir de uma linha de pesquisa específica para marketing de serviços, que houve grande evolução sobre o entendimento de percepção de qualidade dos serviços e do gerenciamento de seus conflitos.
Vale notar que a maior parte dos estudos sobre marketing de serviços se concentram nas diferenças em relação a marketing de bens e produtos. Um dos principais autores sobre Marketing de serviços, Lovelock; listou nove diferenças básicas nas tarefas entre marketing de serviços e bens específicos:
• Os clientes não têm propriedade sobre os serviços;
• Os produtos dos serviços são realizações intangíveis;
• Há maior envolvimento dos clientes no processo de produção;
• Outras pessoas podem fazer parte do produto;
• Há maior variabilidade nos insumos e produtos operacionais;
• Muitos serviços são de difícil avaliação pelos clientes;
• Normalmente há uma ausência de estoques;
• O fator tempo é relativamente mais importante;
• Os sistemas de entrega podem envolver canais eletrônicos e físicos;
Em função dessas diferenças apontadas; ao se discutir uma estratégia para comercializar serviços de forma sustentável, recomenda-se incluir 8 elementos – ou o chamado modelo de 8P’s: Elementos do Produto (Product Elements) , Lugar e Tempo (Place and Time), Processo, Produtividade e Qualidade, Pessoas, Promoção e Educação, Evidência Física, Preço e outros custos do serviço. A seguir, uma pequena nota explicativa de cada um:
1.Elementos do Produto: Todos os componentes do desempenho do serviço que criam valor para os clientes; desde a marca e apresentação do serviço a ser prestado; até cada um dos elementos que caracterizam efetivamente o serviço.
2.Lugar e Tempo: Decisões gerenciais sobre quando, onde e como entregar serviços aos clientes, envolvendo relação pessoal ou eletrônica (ou ambos), pontos de varejo; etc.
3.Processo: O método e a seqüência dos passos e dos sistemas operacionais do serviço prestado. É provável que processos bem – ou mal concebidos impactem diretamente na velocidade da entrega, burocracia e na efetividade do serviço.
4.Produtividade e qualidade: Muitas vezes abordadas separadamente, devem ser vistas como duas faces da mesma moeda. Nenhuma empresa de serviço pode se dar ao luxo de abordar qualquer elemento em separado. A produtividade melhorada é essencial para manter os custos sob controle, mas os gerentes precisam cuidar para não reduzirem indevidamente os níveis de serviços, o que será lamentado pelos clientes e talvez também pelos funcionários. A qualidade do serviço, tal como definida pelos clientes, é essencial à diferenciação do produto e para aumentar a fidelidade do cliente.
5.Pessoas: Muitos serviços dependem de interação direta e pessoal entre os clientes e os funcionários de uma empresa. Empresas de serviço bem-sucedidas empenham considerável esforço no recrutamento, treinamento e motivação de seus profissionais, principalmente – mas não exclusivamente – daqueles que entram em contato direto com os clientes.
6.Promoção e Educação: No marketing de serviços, grande parte da comunicação é, por natureza, educacional, particularmente para clientes novos. As empresas podem precisar ensinar-lhes os benefícios do serviço, onde e quando obtê-lo e como participar dos processos de serviço. As comunicações podem ser feitas por indivíduos como vendedores e consultores ou por meio de mídia como televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors, folhetos e sites da Internet etc.
7.Evidência Física: A aparência de edifícios, jardins, veículos, mobília interior, equipamentos, membros do quadro de pessoal, placas, material impresso e outras indicações visíveis fornecem evidência tangível da qualidade do serviço de uma organização. As empresas de serviço precisam administrar cuidadosamente a evidência física porque esta pode exercer um impacto profundo sobre as impressões dos clientes.
8.Preço e outros custos do serviço: Aqui deve-se ter uma percepção holística do fator preço. Deve-se também reconhecer e buscar minimizar outros custos em que os clientes podem incorrer ao comprarem e utilizarem um serviço, entre os quais, tempo, esforço físico e mental e experiências sensoriais negativas. Não se deve limitar apenas às tarefas tradicionais de estabelecer o preço de venda aos clientes, fixação de margens para o comércio e definição de condições de crédito.
Concluindo, em marketing de serviços o maior foco de aprendizado tem sido em como tratar o grau de satisfação do cliente com qualidade percebida – na pré-venda, no ato da prestação e no pós-venda. As empresas mais bem sucedidas do mercado tem mostrado evidências que entendem claramente as áreas de diferenças entre marketing de produtos Vs. serviços; e de como aplicar os elementos do composto de marketing de serviços.