Marketing para Negócios
Marketing Tradicional, Marketing Digital ou Omnichannel Marketing?
Patrícia Cocozza
Publicado em 05/05/2017 às 15:38
“O marketing deve andar junto com todas as áreas estratégicas da empresa.”
Com certeza esta é a dúvida mais frequente que nos assola nos últimos tempos. Mas, afinal de contas, que Marketing é melhor para minha empresa?
A resposta é simples: TODOS! O que difere o marketing tradicional, do digital e do omnichannel marketing é o meio e a estratégia de implementação e o acompanhamento do seu funcionamento, mas tudo é marketing e nada deve ser descartado.
Sempre vivemos em um mundo em transformação, porém o ritmo das mudanças está cada vez mais intenso, mais digital e com novos aplicativos à disposição dos usuários e consumidores. Vemos a dinâmica dos mercados com impacto global cada vez mais imprevisível, com aumento da competição e ciclos de inovação que são cada vez mais reduzidos. Tecnologias são rapidamente desenvolvidas e disseminadas, novos comportamentos que impactam o cotidiano e modelos de negócios disruptivos que questionam as formas atuais de gestão de negócios. Esse cenário complexo demanda novas maneiras de resolução de problemas e criação de valor em toda a cadeia de mercado.
O desenvolvimento e popularização das tecnologias de comunicação, informação e interação impactaram praticamente todos os setores das empresas. A facilidade de acesso à informação independente da distância geográfica e novas ferramentas de comunicação e baixo custo, levaram o processo de globalização a um novo patamar.
Com isso, as pessoas ficam o tempo todo conectadas, com empoderamento em suas pesquisas e um universo muito maior para suas escolhas, exigindo que as empresas estejam presentes no conceito do varejo de “omnichannel”. Ou seja, interativo de várias maneiras com o consumidor e de forma mais personalizada, evitando-se a massificação do usuário. Porém, o marketing tradicional oferece várias soluções que migraram para o meio digital mas que essencialmente são as mesmas das demais denominações que surgiram.
O leque de atividades de marketing da suaempresa deve ser integrado às áreas de negócios, auxiliando o crescimento sustentável nesse mundo em transição e ampliação das formas de abordagem dos seus clientes e potenciais novos clientes. É preciso inovar sempre para acompanhar as tendências e novas demandas, reforçando-se como competência fundamental na organização e de modo a criar uma percepção positiva da sua marca.
Provavelmente, mais da metade dos seus concorrentes possui estratégias de marketing na internet. Melhore o seu site, atualize o conteúdo regularmente para que chame o cliente de volta, disponibilize informações úteis e práticas ao atendimento pré, durante e pós-venda, replique informações importantes institucionais e de tendências nas mídias sociais. O desenvolvimento de ecossistemas de clientes-alvo, com abordagem diferenciada entre seus vários perfis de compra, tecnologia e geografia é essencial para a aceleração de novos negócios.
Além de trabalhar com múltiplos canais de venda e atendimento, estes passam a ser integrados entre si para auxiliar em inteligência e segmentação de clientes. Pense em direcionamento de conteúdo de interesse e atividades variadas, como eventos, ofertas, divulgação de depoimentos de clientes felizes, benefícios de soluções implementadas, argumentos que ajudem na tangibilização e retorno do investimento, e sempre a possibilidade de expansão e atualização dos produtos e soluções adquiridos.
Lembre-se: o marketing deve andar junto com todas as áreas estratégicas da empresa.