Negociação
Método de Negociação Harvard, sempre atual
Marcel Spadoto
Publicado em 24/04/2017 às 09:14
Negociar é vital para qualquer pessoa, mas temos que estabelecer limites e padrões. Com a velocidade das mudanças, margens apertadas e pressão por níveis de serviços cada vez mais altos, negociar de forma holística torna-se mandatória para todos nós.
Já tínhamos escrito sobre a metodologia desenvolvida em Harvard, mas é um assunto que merece voltar para mais detalhes e reflexão, pois é atemporal.
No livro “Como chegar ao sim” escrito por Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton, expos e explicou o Método de Harvard de negociação, que é o mais famoso e melhor de todos, pelo menos na minha modesta opinião.
O autor Bruce Patton em parceria com Douglas Stone e Sheila Heen, publicaram um outro livro muito interessante, chamado “Conversas difíceis” focando nos aspectos humanos envolvidos. Trata-se de uma boa leitura, mas não vamos aprofundar os aspectos dessa publicação.
Vamos discorrer sobre o livro “Como chegar ao sim”.
A metodologia está baseada em alguns pontos fundamentais: as pessoas, os interesses, as opções e os critérios. Os autores estudaram, pesquisaram e viveram muitas negociações de grande impacto pelo mundo.
A negociação deve visar o ganho mutuo e resultado deve ser positivo para todos os envolvidos, não deve ser um jogo, onde um lado precisa perder, para o outro ganhar, ou vice-versa.
Outro ponto importante consiste em não se limitar na negociação atual, pois os reflexos podem e deverão ser de longo prazo, impactando as próximas interações.
Planejamento é primordial para que o sucesso da negociação seja atingido, nem o melhor negociador do mundo pode se abster de um bom planejamento para cada negociação, mesmo que quase todos os detalhes sejam parecidos, pois sempre existe um detalhe novo e um ponto pode fazer toda diferença.
Avaliar as alternativas, gerenciar a qualidade das informações que vamos precisar e/ou usar, não subestimar e nem superestimar as alternativas, ter o maior número de dados sobre o contexto e mercado, ter cuidado com as influências emocionais e/ou as subjetivas na sua avaliação, é de suma importância.
Vamos aos quatro pontos principais:
Pessoas:
Devemos ter foco na solução dos problemas ou na satisfação das necessidades, e nunca focar diretamente nas pessoas, evitando conflitos. Ter habilidade de separar as relações com as pessoas, do objeto da negociação.
Interesses:
Temos que levar em consideração que os dois lados possuem interesses, e estes são legítimos, na maioria das vezes, devemos manter o diálogo aberto e sempre ter uma visão abrangente.
Critérios:
Sempre muito importante combinar a forma de negociar, estabelecer o processo e com isso a negociação será mais eficiente e efetiva.
Opções:
Verifique todas as possibilidades e decida conjuntamente pela melhor delas.
Não existe método perfeito ou completo e cabe aos envolvidos buscarem a harmonia e sinergia, para que a negociação seja realizada com sucesso. Elementos como comunicação, inteligência emocional e colaboração, são primordiais para o êxito das negociações.