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Marketing

Monteiro Lobato, um grande homem de marketing

Publicado em 03/09/2008 às 22:38

e estratégia

Por indicação do amigo e professor Renato Cechettini acabo de ler o livro “O Presidente Negro” de Monteiro Lobato.

 

width=142A obra, escrita em 1926, narra algumas previsões de um dos protagonistas – o Professor Benson. Em uma delas o cientista afirma que não haverá mais trânsito intenso no futuro, pois as pessoas não mais se deslocariam até o trabalho, realizando-o em sua casa e “irradiando-o” ao escritório. Em outra, ele afirma que as pessoas não mais se deslocariam até teatros e cinemas, pois estes eventos se dirigiriam até as pessoas. Não precisamos ir longe para afirmar que a televisão – lançada alguns anos depois – e a Internet materializariam estas duas previsões.

 

O livro ainda comenta a eleição americana de 2228, em que disputam o presidente Kerlog, a feminista Evelyn Astor e o representante dos negros, Jim Roy. Não há como evitar a comparação com a eleição americana dos próximos meses, com John McCan e Barack Obama, depois da desistência de Hillary Clinton. O livro ainda narra que o pleito será realizado em meia hora com a mesma “irradiação” dos votos partindo de suas residências e chegando ao capitólio. Estamos falando do voto eletrônico, largamente utilizado no território brasileiro.

 

Por que abordo este tema na coluna deste mês? Por um motivo simples: cada um de nós precisa “estrategear” e “marketear” seus negócios. Recentemente almocei com o presidente de uma grande empresa de tecnologia que se mostrava preocupado com muitas de suas revendas, que não faziam uso de suas verbas de marketing cooperado. Venciam os prazo previamente acordados e as revendas não “marketeavam” seus negócios. Além disto, pouquíssimas se preocupavam em projetar seus negócios para o próximo exercício.

 

A definição de estratégia por Michael Porter é de um conjunto integrado de ações destinadas a gerar e manter vantagens competitivas duradouras. Pergunto: o que você tem feito a respeito? Tem pensado em criar seus diferenciais de forma a não cair na temida batalha de preços? E mais do que isto: se você tem as tais vantagens competitivas, tem contado isto aos seus clientes?

 

Seja participando de feiras, revistas segmentadas, ou qualquer outra forma de mídia que convenha ao seu negócio, é fundamental fazer uso das diferentes ferramentas que seus fornecedores oferecem para alavancar seu negócio.

Desperte o “estrategista-marketeiro” que há dentro de você!!!

 

Aventuras de um consumidor não tão misterioso

 

Há algumas semanas fui ao açougue próximo de casa para comprar algumas carnes para um churrasco. Picanha, fraldinha, lingüiça e frango. Ao chegar a esta última, perguntei ao açougueiro:

- Por que você tem diferentes preços do quilo do frango?

Ele respondeu:

- Porque existem algumas diferenças!

Perguntei quais os diferenciais do mais caro de todos e ele me respondeu:

- Este frango é criado com rações especiais, que deixam sua carne com taxas reduzidas de colesterol. Além disto, sua forma de abate possibilita uma carne mais tenra e macia.

Pensei comigo, se em frango cru conseguimos ter diferenciais, quiçá em nossos negócios de tecnologia!

 

 

Marco Antonio Pereira. Professor de graduação e MBA da ESAMC em marketing, gestão de vendas, trademarketing e estratégia empresarial. Executivo sênior das áreas de vendas, marketing e planejamento estratégico – Formado em engenharia pela Escola de Engenharia Mauá e pós-graduado em administração de empresas com ênfase em marketing pela ESPM. (marco.pereira@esamc.br)