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Negociação

Negociação e atenção aos detalhes

Marcel Spadoto

Publicado em 04/04/2018 às 17:00


A quantidade de informações e inteirações com os clientes vem aumentando muito, e isso pode gerar alguns ruídos e problemas.



A negociação acontece em todo tempo na relação com o cliente, mas de forma geral, pensamos muito em negociação na hora do fechamento do preço, prazo e condição de pagamento. Devemos ficar atentos durante todo o processo, para estarmos bem posicionados na hora de negociarmos os pontos de fechamento.



Com o foco e visão de reduzir os impactos negativos que podem ser gerados, reuni 10 pontos que precisamos ter muita atenção no processo de venda, atendimento e negociação. A observação desses pontos deverá produzir resultados positivos para todos os envolvidos, o famoso ganha ganha.



 



Vamos aos pontos:



 



1) Capacite sua equipe de forma continua, promova workshops sobre negociação e faça o time de vendas discutir seus erros e acertos, para a evolução de todos;



 



2) Incentive a preparação e planejamento para o atendimento do cliente, o melhor negociador do mundo é aquele que se planejou melhor, não devemos confiar, somente, na improvisação e nas experiências passadas;



 



3) Controle a ansiedade, pois não podemos eliminá-la, mas podemos controlá-la, um bom planejamento evita esse “medo do futuro”;



 



4)    Cuidado com as expectativas, quanto mais expectativas criamos, mais difícil será entregar, tenha foco no problema, desejo ou necessidade do cliente;



 



5)    O tempo é uma variável importante e que não temos gerencia sobre ela, só podemos administrar. Cuidado com os prazos apertados, pois eles podem te pressionar a fazer um negócio não tão bom como gostaria e precisa;



6) Lembre-se que do outro lado tem uma outra pessoa, igual a você, com os mesmos direitos e obrigações, busque a igualdade e o respeito. As pessoas não lembrarão de todos os detalhes no futuro, mas com certeza lembrarão de como se sentiram naquele momento e experiência com você;



 



7) Faça o melhor mapeamento possível da empresa e da oportunidade, isso vai fazer a diferença no final do processo de negociação. Atender o cliente, passa pelo entende-lo;



 



8) Busque conhecer as objeções do cliente, sem elas não fecharemos o negócio. Quando encontramos as objeções, estaremos mais perto do fechamento;



 



9) Para vender não é necessário mentir, se você acredita no seu produto e/ou solução, será mais fácil vende-los aos outros. Não se deixe levar pelo caminho fácil de “agradar” o cliente, vá pelo caminho da verdade, mas com jeito e habilidade;



 



10) Para uma negociação que resulta em satisfação para todos os envolvidos, será necessário muita inteligência emocional, pois em muitos momentos a situação pode ficar tensa e nessa hora será importante manter a calma e foco no objetivo principal, que é concretizar um bom negócio para todos.



 



Com esse pequeno conjunto de ações, o seu relacionamento com o cliente irá ser muito melhor e gerará resultados positivos mútuos.



 



Faça uma reunião com o seu time de vendas e discuta cada um dos 10 pontos, tenho certeza que vai gerar muito engajamento e motivação, que são os combustíveis do grupo vencedor.