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Empreendedorismo

O administrador malabarista

Soeli de Oliveira

Publicado em 08/06/2012 às 10:46


Foi-se o tempo em que o estudante que tirava o primeiro lugar na escola ganhava um “santinho”. Época em que o conselho era para se entrar e ficar até se aposentar na mesma empresa. Tempos em que o orgulho era dizer “meu nome é trabalho e meu sobrenome é dedicação”. Hoje, o master conselho é manter o sábio equilíbrio entre todas as esferas da vidatrabalho, lazer, família e vida social – cuidando ao mesmo tempo dos relacionamentos e da melhoria contínua através do aprendizado vitalício, que leva o nome de empregabilidade.



O profissional do século XXI assemelha-se a um malabarista de circo, que tem de manter no ar diversos pratos em movimento ao mesmo tempo. Precisa manter, ao mesmo tempo, foco nas pessoas e nos resultados, de forma a otimizar os recursos para manter e ampliar a PRODUTIVIDADE e a COMPETITIVIDADE da empresa. Isso significa achar respostas e equilíbrio para questões como:




  • Estímulo x Motivação - Quais os estímulos duradouros?


  • Delegação x Autoridade x Responsabilidades - Quem, como e quando delegar?


  • Informações x Comunicação - Transparência, perfil e canais de comunicação


  • Feedback - Quem, quando e como dar feedback?


  • Controle x Monitoramento - Para melhor gerenciar os Planos de Ações


  • Condições para Ambientes Criativos - Aceitação, valorização e estímulos às críticas


  • Diretrizes e Tomada de Decisões - Busca de consenso e comprometimento


  • Condução de Reuniões Produtivas - Processo participativo. Saber falar e ouvir


  • Melhoria contínuaAplicação sistemática do PDCA e do MASP



Vivemos em uma “época de ouro” na qual produtos, serviços e empregos estão super ofertados. Onde o grande desafio é atrair, conquistar e manter satisfeitos os clientes internos e externos. Nunca foi tão fácil trocar de fornecedor, tudo virou descartável. Até a sentença “até que a morte os separe”, proferida no altar por ocasião dos casamentos, para muitos virou motivo de piada. Junto com todas as históricas atribuições esperadas dos chefes, somou-se o aprimoramento das habilidades para “apagar incêndios”, resolvendo conflitos, que a todo o momento emergem nas relações interpessoais. Para contribuir nas soluções, segue abaixo um conjunto de sugestões para se lidar com a insatisfação:




  • Deixe o cliente falar


  • Facilite a queixa


  • Faça com que a reclamação seja bem-vinda


  • Ouça com atenção


  • Obtenha informações relevantes


  • Examine os fatos, sabendo fazer perguntas


  • Mantenha a mente aberta. Seja generoso nas respostas.


  • Não discuta, tão pouco fique na defensiva


  • Tente descobrir a solução que o cliente deseja


  • Diga o que pode e não o que não pode fazer



Segundo os estudiosos da mente humana “ninguém consegue ver a realidade como ela é. Então, o que fazer para obter a confiança e assegurar que o seu cliente entendeu? Primeiro, não mentir para o cliente, pois é através da verdade que se gera credibilidade e confiança. Segundo, pedir frequente feedback de forma a alinhar a compreensão, assegurando-se que está sendo entendido. Terceiro, buscar conhecer e atender as expectativas, sempre que possível, pois, quando atendidas, têm um grande poder para a manutenção da fidelidade.