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Logística

O cenário logístico em 2014

Hélio Meirim

Publicado em 06/03/2014 às 12:30


Neste início de 2014, tenho recebido algumas mensagens perguntando sobre o que acontecerá, em termos logísticos, em nosso país.



Como sabemos, responder a uma pergunta destas não é fácil. Por isso, sempre que me deparo com esta questão, faço uma reflexão sobre os pontos que entendo ser de maior relevância para o cenário logístico brasileiro.



Penso que, ao término do ano, ao reler este texto, poderei ter acertado alguns poucos pontos e errado em muitos outros, mas, mesmo sabendo destes riscos, gostaria de compartilhar minhas reflexões:



Eficiência, eficácia e agilidade – As incertezas no cenário econômico (nacional e internacional) poderão gerar oscilações na demanda. Isto exigirá da área de logística das organizações, uma busca por maior eficiência, eficácia e agilidade em seus processos.



Nível de Serviço X Custo - O monitoramento detalhado e constante dos custos logísticos envolvidos em cada operação, bem como o nível de serviço desejado pelo cliente serão um dos focos dos profissionais em 2014.



NegociaçõesOs profissionais de logística, responsáveis pela área de negociação, serão bastante exigidos neste quesito. Processos de seleção, avaliação e negociação com fornecedores precisarão estar na pauta central das empresas.



Mão de obra – Em todos os níveis, o desafio de atrair, manter e reter mão de obra será grande. Isso poderá ocorrer devido a ausência de profissionais qualificados, pela exigência destes ou até mesmo pela inabilidade da organização e seus gestores em lidar com sua equipe.



Tecnologia – O uso intensivo de tecnologia continuará sendo um dos aliados na busca por uma melhor operação logística. Sistemas de informação para a tomada de decisão são cada vez mais importantes para o gestor, e quanto maior a competição no mercado, maior a necessidade de agilidade na tomada de decisão.



• E-Commerce –Ações como entregas em horário agendado (fora do horário comercial e durante os finais de semana), ou até mesmo feitas em supermercados ou lojas de conveniências ganharão cada vez mais espaço.



Logística Reversa – A conscientização da população em relação às questões ambientais, juntamente com a aplicação dos quesitos legais (PNRS), farão com que as empresas busquem cada vez mais colocar as práticas de logística reversa como parte de suas estratégias.



Entregas urbanas – As entregas de mercadorias nas grandes cidades continuarão sendo um dos grandes desafios em 2014. Com as medidas restritivas ao tráfego de veículos, as janelas de agendamento terão que se juntar a algumas outras ações, como entregas noturnas, pool de recebimento centralizado.



Mobilidade Urbana – Percebo que a população e as esferas públicas vêm se conscientizando cada vez mais da importância de uma melhor qualidade em seus deslocamentos diários. Sendo assim, penso que, mesmo que de forma tímida, começaremos a ter uma mudança nos hábitos das pessoas (maior uso de transporte coletivo, transporte solidário, uso de bicicletas, home office e outros). Junto com esta mudança de hábito, precisaremos de um contínuo investimento em infraestrutura por parte das esferas públicas visando auxiliar neste processo de mudança, bem como uma maior reflexão por parte das organizações em relação, por exemplo, aos horários de trabalho, estacionamento para bicicletas e vestiários.



Infraestrutura – As ações em curso poderão não ter seus efeitos sentidos neste ano, o que poderá gerar e agravar alguns gargalos logísticos no escoamento da safra e na locomoção diária nas cidades. Vale lembrar que, este é um dos fatores que onera os custos e o nível de serviço das operações logísticas de grande parte das organizações.



Além dos pontos acima, não podemos esquecer que, em 2014 teremos a Copa do Mundo de Futebol e as eleições. Estes eventos poderão nos trazer algumas mudanças nos cenários para este ano e aumentar um pouco mais os nossos desafios em termos logísticos.