PartnerSales


Imprimir

Varejo

O futuro do lazer digital móvel

Regina Blessa

Publicado em 11/06/2012 às 12:06


Com o crescimento do mercado móvel (celulares e tablets) amadurece também a proliferação dos recursos e atividades de lazer e distração disponíveis para esses momentos do cotidiano em que nos encontramos em “folga”.



 Em uma pesquisa feita na Grã-Bretanha, pela Fundação Future por Dominic Harrison, os entrevistados responderam sobre o que normalmente preferem fazer se tiverem que esperar 20 minutos por um ônibus ou um trem. Embora a resposta mais popular em 2011 fosse “nada / apenas relaxar”, percebemos que o interesse por celulares tem crescido significativamente (particularmente entre os mais jovens) baseados em atividades como “navegar na internet em seu telefone”, “verificar seu e-mail em seu telefone” e “ler notícias online em seu telefone”.



Por outro lado, a proporção alegando que eles preferem “ligar para um amigo / membro da família em seu celular” caiu, assim como a proporção preferindo “ler jornal”, sugerindo uma preferência crescente por mais envolvimento em atividades informativas buscadas ao celular.



Prevemos um futuro em que momentos de lazer não significarão apenas relaxamento ou descanso e podem ser convertidos de forma inteligente em alguma forma de realização ou atividade proposital. Nós podemos chamar essa tendência de “tédio inteligente”, que sugere uma maior evolução em atitudes dos consumidores face ao tempo livre. O desejo de administrar o tempo disponível e para enriquecer momentos de folga com a atividade inteligente vai se tornar uma característica fundamental da mentalidade do consumidor.



Por esse mundão digital, percebemos uma série de marcas e empresas de vários setores, criando “ofertas” projetadas para ajudar os consumidores a obter pequenas facilidades durante os momentos do dia, não associados com a produtividade pessoal.



Um exemplo é a South Korea’s Home Plus, uma cadeia de varejo de propriedade conjunta da Tesco e da Samsung que lançou uma campanha, em 2010, permitindo que as pessoas comprassem ao mesmo tempo em que faziam seu deslocamento diário. Em painéis iluminados instalados em plataformas de estações do metrô que imitam exatamente as gôndolas de um supermercado, os consumidores usando um smartphone, escaneiam códigos QR ao lado de cada produto para adicioná-los a uma cesta de compras. Uma vez pagos, os pedidos são processados ​​e as entregas podem ser feitas dentro de duas horas. E se o trem chega antes de terem verificado tudo o que precisam, eles podem continuar a fazer compras no site móvel. A rede Home Plus afirma que a campanha ajudou a aumentar incrivelmente as vendas online. Este é um exemplo interessante de uma marca servindo aos consumidores em momentos sub-utilizados, neste caso, enquanto aguardam o transporte público.



Insights para o futuro com o tempo de inatividade aprimorada e o aumento do tédio inteligente:



Inovações de produtos e serviços que ajudam os consumidores a completar as tarefas com o mínimo esforço, recompensando-os com um sentimento de realização ou bom uso do tempo para outras atividades.



• A tecnologia móvel e internet serão os captadores importantes da tendência. Como mais e mais consumidores têm acesso a smartphones e Internet banda larga, sua capacidade de se engajar em atividades grátis preenchendo seu tempo ocioso com tarefas fáceis, se expandirá naturalmente.



O surgimento da tendência para o tédio inteligente implica um futuro em que o envolvimento com as plataformas digitais e serviços só pode crescer, e em todos os momentos do dia, como consumidores digitalmente equipados que percebam os benefícios práticos e enriquecedores de múltiplos momentos digitais avançados que estão emergindo rapidamente dentro de sua mentalidade. A cultura de comunicação tem sido seriamente re-formatada pela internet fixa e móvel e não é exagero dizer que o dia a dia das relações humanas estão sendo drasticamente re-ordenados.