PartnerSales


Imprimir

Planejamento Estratégico

Planejamento efetivo: foco na produtividade

Moises Bagagi

Publicado em 04/04/2018 às 17:07


 



“ (...) É importante ter em mente que, ao fazer um planejamento, os gestores estarão repensando a empresa e avaliando seus pontos fortes e fracos. (...) ”



As empresas têm enfrentado muitos problemas relacionados à falta de planejamento. Isso ocorre porque há um mito de que planejamento estratégico é algo de grande complexidade e que na prática, têm pouco impacto. De fato, isso é um mito.



 



Mas como evidenciar a falta de planejamento? Basicamente, com 7 perguntas simples é possível diagnosticar o problema:



 



1. Qual a projeção de vendas para os próximos cinco anos?



2. Qual a projeção dos fluxos de caixa para os próximos cinco anos?



3. Quantos e quais produtos a empresa pretende lançar nos próximos anos?



4. Qual a estratégia para reduzir custos nos próximos cinco anos?



5. Qual a estratégia para aumento de market share nos próximos cinco anos?



6. Qual a projeção de resultados, dados três cenários (provável, otimista e pessimista) para os próximos três anos?



7. Qual o nível de investimentos que a empresa projeta para os próximos cinco anos?



Estas questões são fundamentais para entender quais caminhos a empresa seguirá no futuro, e se esse caminho, dados alguns cenários, são viáveis. De algo tão simples pode-se extrair um rápido diagnóstico da situação da empresa no momento atual e como seus gestores pretendem melhorar seu desempenho.



Para obter tais respostas, um bom planejamento estratégico é necessário. Entender e posicionar os objetivos da empresa com as demandas de mercado, lidar com a concorrência, preparar reservas para períodos de crise e também, analisar alternativas em relação aos investimentos.



Um bom plano de marketing ajudará muito. Um bom plano operacional também. Mas um planejamento financeiro robusto servirá de base para a sustentabilidade financeira e operacional da empresa no futuro. Ou seja, quanto investir, quando, em quais segmentos, por quanto tempo, de quais fontes buscar recursos, quanto de receitas a empresa terá, qual o nível de custos e quais os resultados prováveis de serem alcançados serão as bases para uma gestão baseada na estratégia.



Por isso, é importante ter em mente que, ao fazer um planejamento, os gestores estarão repensando a empresa e avaliando seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e ameaças, e chegando a conclusões que somente um processo de planejamento pode garantir.



Portanto, planejar é um fator decisivo no sucesso do seu negócio. Empresas são constituídas para darem lucro e para durarem muitos anos. Faça sua parte. Faça seu planejamento