Treinamento
Quem é a Crise?
Lucas Chiminazzo
Publicado em 04/11/2015 às 10:01
Ouvimos muito falar sobre crise atualmente, tento evitar os jornais, mas inevitavelmente me deparo com notícias falando sobre essa temida fase.
É óbvio que não sou um alienado, que acredita que a crise não existe! Não estou cego e, inclusive, posso senti-la, mas custo a aceitar a invasão dela em minha vida ou na vida da minha empresa.
Existem dois pontos de crise, um é a CRISE FINANCEIRA, que está instalada aí (e nem vamos entrar no fator político, senão a Partner Sales inteira não seria suficiente para falar sobre isso – além de que eu não sou um estudioso sobre o tema) e existe o outro ponto, a CRISE HUMANA e é sobre ela que falaremos aqui!
Sou nascido e criado em uma cidade do interior de São Paulo, Presidente Bernardes, uma cidade pequena (em 2004 estimava-se 15.305 habitantes), ela fica no final de São Paulo, uma área de muito calor! Lugar, onde tem muito calor, costuma-se ter muitas lagartixas, certo? Em minha cidade natal não era diferente. Podíamos ver em todos os lugares, e elas eram cultivadas com carinho, afinal não causavam nenhum transtorno (além de pânico, em algumas pessoas).
Lembro-me que quando pequeno, algumas vezes quando ia tomar banho olhava para o teto e lá estava uma lagartixa enorme assistindo meu momento mais pessoal. Mesmo não tendo problemas nenhum com ela, quando ela estava lá, o banho era diferente. A todo tempo ela chamava a minha atenção, ou por ser mover, ou por estar a tanto tempo parada no mesmo lugar. O banho acontecia, mas o olhar era fixo na tal da lagartixa que não dava a mínima para o que estava acontecendo.
Lembrando disso, acabei ligando este fato à crise que está instalada. As pessoas continuam trabalhando, lutando pelos seus objetivos, mas estão com seus olhos fixos na crise. O trabalho acontece, a vida segue, mas você não consegue tirar os olhos da crise! Certo?
E sei que agora em sua cabeça pode estar passando que é obvio que está. Afinal a crise atingiu em cheio o seu negócio, seus clientes estão sumindo e os poucos que restam reclamam sobre ela.
Ok, ok... Mas será que você está bem para enfrentar essa crise e entender que o seu negócio (ou o seu emprego) deve sobreviver a ela?
Você conhece algo chamado CRENÇA LIMITANTE?
A CRENÇA LIMITANTE é tudo o que faz você ter um limite “negativo” em sua trajetória profissional.
Alguns exemplos:
- Não nasci para isso / Não sei fazer / Tenho dificuldade em aprender.
Um dia fui ao show da Zélia Duncan no Rio de Janeiro e me surpreendi com uma cena que se tornou inesquecível. Uma senhora, no auge dos seus 70 anos, com seus cabelos pintados de vermelho vivo, divertia-se no corredor entre as cadeiras enquanto a Zélia estava no palco cantando a música “Borboleta”. Certamente aquela senhora, que poderia ter essa exata crença limitante que citei acima, estava lá radiante e sozinha divertindo-se em um show onde a maioria dos jovens estava sentada em suas poltronas com vergonha de começar a dançar.
Vendo aquela cena me encorajei, e mesmo acreditando que não poderia, já que acreditava que dançava mal, vi que era totalmente possível dançar e desde aquele dia me divirto em todos os shows que vou!
Para essa crença, você precisa apenas dar o primeiro passo.
Então não venha com desculpas que a crise está afetando tudo, se você for criativo e não tiver medo de tentar e aprender algo novo, a crise não vai te dominar, com certeza!
- As pessoas são melhores do que eu / meus concorrentes são mais preparados.
Ah, se você ainda vive na fase que se mostrar inferior causa alguma proteção, sinto muito! Os clientes de hoje não gostam de comprar com nenhum “coitadinho”.
Tenho um problema sério com quem se coloca como vítima nas situações difíceis, assim como diria Mauricio Werner “Enquanto uns choram... outros vendem lenços!”, em que lado você quer estar?
Se você acredita que as pessoas são melhores que você, não está na hora de dar um passo a frente e ficar melhor do que elas?
As crenças limitantes também são diversas! Mas sei que a solução para todas elas é se reinventar! Apenas assim as coisas começarão realmente a mudar para você!
Então levante dessa cadeira, pegue um bloco de anotações e comece a anotar todas as mudanças que você vai fazer daqui pra frente. Liste por ordem de prioridade e comece hoje mesmo a sua nova história.
O mercado está aí, com crise ou não, com gente esperando por novidades, seja você a novidade!
Eu acredito em você! Sucesso!