Treinamento
Se ninguém viu, eu não fiz...
Lucas Chiminazzo
Publicado em 10/11/2017 às 10:11Vamos falar sobre responsabilidade?
Quantas vezes você presenciou no ambiente de trabalho alguém que se esquiva de suas responsabilidades e de seus erros só porque ninguém viu o que aconteceu?
O grande dilema da atualidade é encontrar um profissional que assuma as suas responsabilidades e seja capaz de cumprir com seus compromissos sem comprometer as outras pessoas.
Certa vez, desenvolvendo o trabalho de consultoria em uma empresa, estava conversando com uma funcionária e entendendo todo o processo de vendas que ela fazia.
Tentei entender tudo, como ela atendia o telefone, de onde esse cliente tinha vindo, como era feito o cadastro, lançamento dos pedidos, envio para estoque, liberação, faturamento...
Queria entender integralmente todos os processos, nessa análise me deparei com uma situação curiosa: Ela não tinha o hábito de conferir o endereço de entrega da mercadoria.
Questionada sobre isso ela respondeu: Ah Lucas, ninguém viu, desta vez passa!
Não, não passou, o pessoal da entrega foi fazer o trabalho e adivinha? Não encontraram o cliente, pois o mesmo não se encontrava mais no cadastro que a equipe tinha.
Ahhh Lucas, mas isso é um errinho bobo, é só entregar no local correto...
Claro que não! Quantos outros processos foram envolvidos nessa falha, quantos profissionais tiveram seus trabalhos atrasados e precisaram refazer por um “detalhe”.
Sei que minha coluna é sobre treinamento, mas não existe nada mais importante do que o treinamento quando um funcionário é contratado. Já inclusive falei em outra vez que é importantíssimo a empresa manualizar o processo, indicar o passo a passo e apresentar sempre que um novo profissional é contratado. Isso certamente elimina os retrabalhos.
Certo, então como treinar?
Vamos lá!
Inicialmente crie um manual, cada departamento tem o seu! Nesse manual você inclui o passo a passo de tudo o que precisa ser feito naquele departamento (você pode inclusive pedir para que o responsável de cada departamento faça isso), pegue alguém de fora do departamento que foi treinado pelo manual e coloque para fazer todos os processos se baseando apenas pelo manual e veja se o ciclo se fecha. Fechou? Ótimo! Não fechou, repita o processo.
Feito isso, crie apostilas de cada departamento, cada um tendo o seu procedimento bem desenhado vai facilitar muito no momento em que precisar contratar alguém.
Quando contratar, entregue o manual e faça exatamente a mesma coisa, espere que essa pessoa seja capaz de fazer todo o trabalho se baseando apenas nesse manual. Se você verificar que isso acontece com perfeição, é um sinal de que está completo.
É óbvio que isso não elimina o treinamento presencial, o olho no olho e principalmente o acompanhamento de um profissional qualificado para inserir essa pessoa no trabalho, mas certamente vai adiantar uma boa parte do processo.
Além de todos os benefícios citados, voltamos lá no título que fala sobre as responsabilidades! Com um manual, cada um tem a sua e ninguém invade a de ninguém, não é? Caso algo saia errado, é só verificar o departamento responsável e partir para o feedback.
Feedback? Ahhh, isso é assunto pra outra coluna!
Acredito em você! SUCESSO