PartnerSales


Imprimir

Opinião

Tecnologia inovadora a serviço do desenvolvimento de produtos

Publicado em 18/01/2012 às 11:06


Hélio Samora é engenheiro mecânico e diretor para a América Latina da PTC Brasil – Parametric Technology Corp



 



Um estudo realizado recentemente pela Aberdeen Group revelou que as empresas que desenvolvem projetos grandes e complexos de forma contínua costumam lidar com cinco problemas recorrentes, relativos à tecnologia de CAD que utilizam. A primeira preocupação de 63% das empresas é aprender a utilizar softwares desconhecidos. Para 50% das consultadas, o segundo desafio é conseguir identificar claramente os benefícios da modelagem em 3D. Cerca de 44%  colocam como terceiro desafio o que fazer com os dados 2D após a adoção do CAD 3D. Para 39%, o quarto desafio representa a dificuldade em gerenciar os complexos relacionamentos de CAD associados aos seus grandes conjuntos. E, finalmente, 31% das empresas reclamam do péssimo desempenho da aplicação.



Foi no sentido de resolver estes e demais desafios enfrentados pelas empresas durante a criação de produtos inovadores que a PTC desenvolveu uma tecnologia inovadora e revolucionária, batizada de CREO, palavra que significa criação em latim. E havia um motivo para isto: a principal característica dessa nova família de soluções é, justamente, dar liberdade de criação a todos os profissionais ligados ao desenvolvimento de produtos. O CREO tem a vantagem de unir duas tecnologias de modelamento, o direto e o paramétrico, mantendo entre ambas total compatibilidade e é uma inovação que pretende direcionar o mercado pelos próximos 20 anos, tendo sido concebido com  a missão de solucionar problemas de CAD mecânico, como usabilidade, interoperabilidade, gerenciamento de montagens e tecnologias proprietárias ou fechadas.



Hoje, cada vez mais as indústrias começam a se dar conta de que é preciso gerenciar processos técnicos com precisão e promover todo o fluxo de informação entre as diversas equipes de desenvolvimento. No passado, as empresas que buscavam uma ferramenta CAD podiam optar por ferramentas que focavam na facilidade de uso, mas que continham falhas em certos aspectos do processo ou podiam escolher soluções mais abrangentes, que não eram muito fáceis de serem utilizadas.  Com o CREO é possível ter acesso a uma solução tão simples quanto poderosa e criar excelentes produtos sem correr riscos.



Uma grande vantagem propiciada pela nova tecnologia é a possibilidade de importar dados de outros CADs, independente de serem 2D ou 3D ou 3D paramétrico, o que significa dar à equipe de desenvolvimento a liberdade de desenhar e modelar onde quiser e poder trocar os dados de forma  transparente e sem perda de informação, o que até então era impossível. Apesar de a maioria dos fabricantes de manufatura discreta direcionar recursos vultosos em soluções CAD e outras tecnologias para o desenvolvimento de produtos, seus investimentos nem sempre geram o retorno desejado. Falta de interoperabilidade, carência de capacidades, dificuldade na utilização e descontinuidade no ciclo de desenvolvimento frequentemente atrapalham os esforços das equipes de engenharia em desenvolver modelos de produtos digitais de alta qualidade com maior eficiência.



Com o CREO isso não acontece porque ele abrange quatro tecnologias com funções bastante distintas: AnyRole Apps, AnyMode Modeling, AnyData Adoption e AnyBOM Assembly, todas fornecendo aos usuários possibilidade de participar integralmente do processo de desenvolvimento do produto. Vale lembrar que o desafio de qualquer indústria não é o cliente, mas sim o produto porque sem ele não haveria o que oferecer, nem atender às necessidades do mercado. Nesse sentido, é cada vez mais importante gerenciar adequadamente todas as etapas do desenvolvimento para criar vantagens competitivas e um diferencial sobre os concorrentes. É preciso ter uma visão de negócios na fase de desenvolvimento e esta visão de longo prazo deve ter início no momento da concepção do produto, para que já ao nascer este conte com o DNA da inovação, oferecendo também segurança, confiabilidade e, sobretudo, trazer retorno sobre o investimento.