Marketing
Tendências e os negócios
Marco Antonio Pereira
Publicado em 08/05/2012 às 10:22
Muito se fala sobre o tema inovação em recentes materiais de “Management”. Li artigos interessantes que comentam como as tendências podem ser entendidas e traduzidas aos nossos negócios gerando vantagens competitivas, duradouras.
Indo para o lado teórico, identificar tendências significa antecipar as mudanças que necessitam ser feitas para mudar o nosso cotidiano. Um excelente material a respeito, o relatório de Faith Popcorn - escrito em 1991 - citava 16 tendências que mostravam o rumo do comportamento humano, com muita aplicação ainda nos dias de hoje.
O “Encasulamento” definido como o desejo de ficarmos dentro de casa quando o lado de fora se torna muito inseguro, ou as “Pequenas indulgências” que mostra como consumidores estressados desejam se gratificar emocionalmente através de algumas recompensas. De que forma isto afetou os nossos negócios? Digo isso para entendermos quais desdobramentos temos destas tendências no nosso cotidiano.
Como ficar em casa ficou “melhor”, as pessoas querem televisores melhores e maiores. Redes wireless por toda a casa, com performance de velocidade eficiente. E até sofás mais confortáveis!
Nas “Pequenas indulgências”, passam aquelas situações de “eu mereço”! Como não consigo viajar para o exterior, viajo para uma praia paulistana, ou compro uma roupa nova!
Naquela época, Popcorn via a mudança no papel do homem e da mulher em nosso cotidiano. A “Homencipação” é um bom exemplo, onde os homens saem do papel de estritamente trabalho e abraçam a liberdade de poder exercer sua individualidade, sendo menos machistas e mais sensíveis. Homens do lar. Isto nem precisa de exemplos, pois é mais do que real em nossas vidas atuais.
Este relatório foi escrito em 1991 e já existem novos materiais a respeito, o livro Dicionário do Futuro pretende mostrar as palavras, expressões e tendências “que definem o modo como vamos viver, trabalhar e falar” nos próximos anos.
Alguns dizem que algumas vogais vão sumir, que o você vira “vc”, mensagem vira “msg” e por aí continua...
O ponto importante ao ler este tipo de material e todos os outros que falam sobre tendências é você antecipar e traduzir as tendências em “insights” para o seu negócio, saindo na frente da concorrência, gerando fortes vantagens competitivas ao seu negócio.
Boa leitura! E bons negócios!