PartnerSales


Imprimir

Opinião

Virtualização segura como solução econômica nas PMEs

Publicado em 29/11/2011 às 11:10


Virtualização segura como solução econômica nas PMEs



 



* Fabio Picoli - Country manager da Trend Micro no Brasil



Orçamentos curtos, equipes enxutas, pouca mão de obra e faturamento limitado. Essa é a realidade da maioria das empresas de pequeno e médio porte, cujos departamentos financeiros precisam pensar em cada centavo gasto. Com tantos cortes, até em suprimentos básicos como telefone, além da manutenção, seria válido investirem em tecnologias mais complexas?





Apesar dessa aparente contradição, a resposta é sim. Para as organizações da área de tecnologia da informação, esse raciocínio é mais fácil de ser compreendido, mas em outros segmentos e, principalmente, para os que contam com gestores mais tradicionais, muitas barreiras a serem quebradas. A verdade é que, quando planejada, a redução de custos proporcionada pela virtualização pode ser bem mais interessante do que pequenas atitudes, como trocar a marca do café dos funcionários por outra mais em conta, por exemplo. Além disso, um estudo, feito no Reino Unido pela consultoria The Butler Group, que mostra que cerca de 40% do consumo de energia pode ser diminuído com a virtualização.





Nesse novo cenário, um dos pontos mais discutidos são os novos desafios ocasionados pela jornada para a virtualização. Tendo isso como ponto de partida, podemos dizer que confiabilidade, integridade e disponibilidade são alguns dos ativos mais importantes para qualquer empresa hoje em dia. Por este motivo, as empresas de pequeno e médio porte precisam ter consciência de que precisam buscar ferramentas de segurança no mercado que sejam 100% aderentes a esta nova realidade. Hoje soluções que funcionam na nuvem da internet e trazem inúmeras facilidades, como instalação rápida e intuitiva, simplicidade no uso e leveza. Isto é tudo que as empresas do século XXI precisam.





Que o digam as empresas que adotaram as soluções de segurança em nuvem. De acordo com uma pesquisa do instituto Gartner, mais de 75% das PMEs que virtualizaram seus servidores esperam explorar esse recurso cada vez mais.





Para as organizações dispostas a dar um passo à frente, a tendência pode ser ainda mais vantajosa quando associada ao homeoffice. E para quem duvida desse modelo, pesquisas de players de virtualização constataram que 77% dos colaboradores afirmam ser mais produtivos quando trabalham em casa. Isso pode ser um trunfo para colaboradores que constantemente precisam se ausentar do escritório. Quanto à questão técnica, a gestão das máquinas se torna muito mais simplificada, uma vez que a visibilidade de todas está concentrada em apenas um servidor, principalmente se este não é físico.





ainda outros aspectos positivos relacionados à segurança das informações confidenciais, e o fato de que se um dos computadores parar de funcionar, toda sua estrutura estará hospedada em outro local. Isso certamente ajuda aquelas empresas que sempre deixam o backup para depois! Com a virtualização, toda a inteligência de uma corporação pode ser gerida por um console em qualquer máquina com acesso à internet.





O grande “pulo do gato” é garantir que o ambiente virtualizado esteja totalmente seguro. Atualmente, são múltiplas as formas de configurar uma solução de segurança em nuvem para atender às necessidades de uma empresa, independentemente de seu tamanho. A questão hoje é somente encontrar o modelo mais eficaz e acessível para cada uma delas.