Que a sua empresa precisa estar no mundo ON-LINE imagino que você não tenha dúvida. Talvez, definir como isso seria feito possa trazer alguma dificuldade, mas a pergunta agora é: está funcionando?  Esta é basicamente a questão que a análise do nível de maturidade digital pode te ajudar a entender. 


Subir um site na web e fazer alguns posts bonitinhos eventualmente não é propriamente uma estratégia digital, mas pasmem, tem muita gente que acredita que isso vai funcionar, e o que é pior, ficam à espera de resultados, quando na verdade são verdadeiros pontos mortos neste universo on-line.  

Estamos falando de um novo mundo, um novo cenário com novas regras, onde produtos, marcas e até mercados nascem e morrem no prazo de alguns meses.  

Para acompanhar, ou melhor, para sobreviver neste cenário é indispensável que você conheça como está sua presença no mundo digital, independente do seu produto ou serviço. Estamos falando aqui de 100% do mercado. Isso mesmo, tudo. Desde o commodite que é mais básico até a venda de um serviço de conceito complexo.

Tudo, simplesmente tudo, vive aqui, no mundo digital.  Então passou da hora de você saber se sua empresa, marca ou produto estão “aparecendo” na hora certa para a pessoa certa. Esta é uma forma muito simples de falar sobre o assunto, mas este é o nosso objetivo, simplificar. 

Maturidade Digital também pode ser usada para descrever o quanto a empresa está adaptada para competir em um ambiente cada vez mais tecnológico e conectado. Por este motivo, vai além da simples implementação de novas ferramentas tecnológicas. Ela traduz o nível de preparo da empresa, o quanto ela é estratégica, a força de trabalho, a cultura e os recursos utilizados para atender às expectativas digitais dos clientes, funcionários e parceiros. 

Quando falamos de Marketing Digital, isso abrange muita coisa. Desde aquele sobrinho do seu amigo que faz site por menos de trezentos reais e posts semanais no facebook, até agências especializadas no universo digital, que dominam códigos e ferramentas que vão colocar seu produto onde você quiser. Aqui temos uma outra questão importante: ONDE VOCÊ QUER COLOCAR SEU PRODUTO? Isso tem a ver com a ESTRATÉGIA.  Já deu para perceber que a coisa é simples, mas não é fácil, pois exige esforço e investimento. Esqueça aquele site que você subiu o ano passado e nunca mais atualizou, mesmo porque ninguém está lembrando dele. Esqueça os posts que o sobrinho do seu amigo faz, porque provavelmente só os seus amigos do face estão vendo, ainda que você tenha muitos contatos isso não gera conversão para seu negócio.  Dependendo do seu portfólio você nem precisa de um site. Dependendo do seu mercado você vai usar essa ou aquela rede social. Isso tudo deve ser avaliado na definição de uma ESTRATÉGIA DIGITAL, ou seja, um plano de comunicação para descrever onde, como e quanto vai investir em marketing e também como vai medir o resultado disso. 

Esta é a parte mais interessante deste trabalho. Diferente do tudo que já se viu em Marketing, no mundo digital você consegue mensurar precisamente (se estiver fazendo a coisa da forma certa) como está sendo gasto cada centavo e como isso está sendo revertido em venda.  Aqui podemos citar vários indicadores, como por exemplo:  Razão tráfego-leads, Taxas de conversão de landing pages, Custo por lead, Crescimento de receita de Inbound Marketing, ROI de Inbound Marketing, Valor do Ciclo de Vida do Cliente (LTV), entre outros.  E agora para começar, você precisar procurar gente que entenda do assunto. Simples assim. Tem que ser profissional,  caso contrário vai gastar dinheiro e tempo sem resultado.  O mercado oferece muitas opções e ferramentas, e você pode optar por desenvolver expertise interna na sua empresa. Isso vai demorar um pouco mais para trazer resultados, mas no longo prazo pode ser uma opção interessante.  O fato é, se você precisa de resultados agora, tem que entender como está sua presença no mundo on-line e corrigir as rotas, sempre baseado em um plano (estratégia) que indique o caminho para onde o seu mercado aponta. Ainda que seja uma visão macro, pois isso criará um caminho entre as ações fazendo que sejam potencializados os resultados. Está é a base do que chamamos de funil digital, mas isso é assunto para outro artigo. 



Edson Bucci

Edson Bucci

É formado em Administração de Empresas pela FAAP, com pós-graduação em Desenvolvimento Humano. Possui mais de 30 anos nas áreas de Vendas, Canais, Produtos e Comunicação, sendo responsável pela liderança do planejamento e execução de projetos com excelentes resultados de performance, em empresas de toda cadeia de distribuição de TI.