Liderança é uma palavra forte e representativa. Ganhou bastante amplitude pela situação caótica ocasionada pelo avanço do Covid-19. Os seus reflexos, tanto sanitários quanto econômicos, impõem decisões de políticos, empreendedores e gestores em um contexto repleto de fatores complexos.  


Como ter uma travessia positiva e em tempo recorde nesta crise? É o que tentaremos responder com esse artigo, para ajudá-lo a compreender como fazer uma gestão mais efetiva para a sua empresa, família e a sociedade como um todo.


O isolamento social trouxe mudanças 

A imagem do Papa Francisco sentado, rezando sozinho, no meio da Praça São Pedro, completamente vazia, é tocante e significativa. Tal situação nunca havia ocorrido em toda a história da Igreja Católica. São tempos díspares e o isolamento trouxe sim as suas mudanças. Mas, apesar delas, os fundamentos da liderança seguem firmes e é hora de voltar ao básico: ter visão de longo prazo, conhecer as pessoas e despertar suas potencialidades. 


Desperte o potencial das pessoas 

Incentive os seus colaboradores a ajudarem as suas comunidades e a preservarem seus empregos

Conheça os seus liderados 

O líder é capaz de motivar seus colaboradores e desenvolver sua liderança atuando de forma mais humana e empática.  Nesse cenário, aproveite o que sua equipe tem de melhor a oferecer. 


Seja transparente e mostre sua visão de longo prazo

A transparência em um momento de crise é de suma importância. Mas ao utilizá-la como ferramenta de liderança, lembre-se de não se distanciar de sua missão, valores e visão de longo prazo. Uma perspectiva positiva de futuro dá esperança e, por mais que o momento atual seja difícil, ela é o combustível da superação



Por conta dos impactos econômicos causados pelo Covid-19, várias empresas estão enviando comunicados aos seus clientes e usuários. Em alguns casos, cobranças de assinaturas de serviços estão sendo postergadas e em alguns casos, serviços que antes eram pagos, tornaram-se temporariamente gratuitos.  



Por isso, seja transparente sobre a atual situação de sua organização e mantenha-se firme quanto à visão de futuro. Seus colaboradores se sentirão mais confiantes por terem uma liderança na qual eles podem confiar. 



Se  alguns  líderes são duvidosos em momentos de turbulência, a liderança na atual crise pode transformar você na sua melhor versão sendo autêntico e verdadeiro. Que tal aceitar esse desafio? 


Georgia Roncon

Georgia Roncon

Georgia Roncon é Empresária e empreendedora com mais de 13 anos de experiência em gerenciamento comercial, marketing, desenvolvimento de equipes, criação de produtos e implementação de cultura organizacional e inovação, atualmente é Co- Founder do ECQ Lifelong Learning. É formada em Letras Inglês e possui MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV.
Apaixonada por educação, marketing e tecnologias é  co- fundadora da AGE GROUP, que atua em seguimentos como:  Turismo, Investimentos e com Educação em Inovação e Tecnologia com o ECQ Lifelong Learning, que opera tanto no Brasil e nos EUA.