Muito se tem falado sobre a segunda e terceira carreiras! 


Aquele sonho de conseguir um emprego e ir crescendo profissionalmente na mesma empresa, depois se aposentar lá mesmo, não faz parte da história de, praticamente, ninguém mais. 

Cada um de nós deve escolher e renunciar em prol da nossa felicidade pessoal e profissional, um ponto que cabe a nossa máxima reflexão será, sempre, observar se estamos escolhendo e renunciando, ou alguém/empresa está fazendo isso por nós. Aqui mora um perigo enorme, nós temos que dirigir a nossa vida, nunca devemos terceirizar esse importante ponto. 

Na Ilha de Okinawa no Japão, existe uma filosofia muito interessante: O IKIGAI, que em uma tradução livre quer dizer: qual o seu propósito de vida, qual o motivo te faz acordar todos os dias. Eles dizem que todos nós devemos fazer/ter quatro pontos principais para a nossa felicidade: 1) fazer aquilo que somos muito bons, 2) fazer aquilo que gostamos muito, 3) fazer aquilo que é relevante para as outras pessoas e 4) sermos remunerados por aquilo que estamos fazendo. 

Se você já encontrou o seu IKIGAI, e está vivendo em plenitude os seus benefícios, sabe o quanto isso gera de satisfação, e só posso dizer: parabéns! Mas se ainda não encontrou segue alguns pontos para você refletir:  Seus Hard Skills (sua formação e carreira) já são conhecidos por todos, está estampado no seu CV e no LinkedIn, mas e os seus Soft Skills (suas competências/habilidades comportamentais emocionais e sociais)?

Você já sabe quais são eles? Se você tiver dificuldade em reconhecê-los, você poderá falar com seus amigos e colegas de longa data, peça para eles falarem sobre você, sobre o que aprenderam com você, esse exercício será muito esclarecedor e elucidativo.  O seu propósito de vida, vai aparecer, se você realmente quiser encontrá-lo, só você poderá reconhecê-lo. A satisfação dessa descoberta é uma das mais fortes e marcantes da nossa vida, vai ajudar a explicar muitas coisas que tínhamos feito e não sabíamos o motivo, até então. 

É muito importante ter um propósito, mas você necessita, também, ter um planejamento de como irá vive-lo, para ser o mais benéfico possível.  Estudar e se qualificar sempre, tudo muda e continuará mudando, fique ligado em tudo que acontece, quando eu era bem jovem, tinha uma expressão que usávamos para dizer que tínhamos que estar espertos: “se liga no movimento”.  Cuidar da sua saúde física e mental é primordial, pois temos que estar bem para poder ter a energia necessária para realizar nossos sonhos e objetivos.  Você não é uma ilha, precisa se relacionar e na sua jornada conheceu muitas pessoas.

Se você não cuidou bem do seu networking, está mais do que na hora de começar a fazer isso.  Atualmente existem muitas boas iniciativas para você conhecer e se informar sobre o tema e buscar uma recolocação, basta pesquisar e ver qual é aderente e relevante.  Esse artigo foi a estreia do tema, vamos aprofundar e explorar o assunto em artigos futuros. Sucesso!   

Marcel Spadoto

Marcel Spadoto

Consultor, Palestrante, Contador, Economista, Pós-Graduado em Vendas & Marketing pela ESPM, vários cursos em Gestão e Negócios pela FGV. Profissional em Gestão, Colaboração, Marketing, Networking e Vendas, com 35 anos de carreira, foi executivo em empresas como Alcatel-Lucent, Saint-Gobain, Siemens, em integradores e distribuidores de TIC e em startups de seguros online. Atuou como Professor em Vendas e Negociação na FIA-USP. Atuou na introdução da telefonia Celular e IP no país. Atualmente é sócio na Spadoto Consultoria, Fundador e Coordenador da M2BS - Master to Business Solutions, Membro da SBN – Sociedade Brasileira do Networking e Conselheiro da fCN – Founder Carbon Network, BVE – Brasil Vagas Executivas e Grato-ABC Oncologia Infanto-Juvenil. Acesse: br.linkedin.com/in/Spadoto e youtube.com/mspadoto