O isolamento vem trazendo MUITAS  reflexões, não sei se está sendo assim para você também, mas aqui muitas coisas tem me chamado atenção de uma maneira mais intensa! 


Conversando com alguns empresários, percebi que em pleno ano de 2020 as empresas ainda carregam os velhos hábitos de se manterem paradas no tempo! Vamos exemplificar? 

João tem uma loja de informática, vende acessórios em geral e está em um bom ponto comercial desde 2009,  tem uma vasta carteira de clientes e sinceramente nunca se viu em uma situação como a que estamos vivendo, mas só faço uma observação:  

Quem já se viu nessa situação, não é? 

Voltando a história do João, ele se sentia confortável com seus clientes que sempre estavam em sua loja, mas João não queria vender pela internet, achava confuso e pouco seguro. 

Chegou o isolamento e a loja do João? Está fechada! João tenta contato com os clientes pelo Whatsapp,Facebook e Instagram mas eles não estavam acostumados a encontrar a loja do João por lá, por isso o resultado é MUITO baixo.  


Vejo essa história do João se repetindo por diversas lojas que tenho contato e infelizmente mesmo diante de um cenário preocupante como o que estamos vivendo, as pessoas ainda tem uma certa resistência a mudança!  

O que eu quero dizer com tudo isso? Hoje é o COVID 19 e amanhã? O que será? Sua empresa está preparada e manualizada para sobreviver a todas as crises possíveis? 

Responder a isso, ilustra  muito o estado de saúde do seu negócio, saber ou não se ele terá resistência para sobreviver há 3 meses de portas fechadas vai muito além de uma organização financeira e um controle adequado de estoque, vai do quanto você consegue administrar a sua empresa em todos os cenários!  

Se a humanidade não mudar agora, não muda mais! Estou convicto de que termos um novo comportamento de consumo! As pessoas se abriram ao delivery, ao digital e você? E sua empresa? Continua adotando as velhas práticas?  

Vai sobreviver quando tudo isso acabar? Não escrevi isso com o intuito de te desesperar, mas de te alertar a mudar de atitude e modernizar sempre que for possível.  


Buscar soluções práticas, tornar sua empresa facilmente administrável de maneira remota, organizar o estoque de uma maneira que fique nítido entender as necessidades, trabalhar com sistemas online, entre outras tantas soluções que podem ser pensadas para que o sofrimento seja mínimo. 


Admiro verdadeiramente o líder que se dispõe a aprender, a construir algo novo todos os dias, com sua equipe, com seus sócios e com seus consumidores. 

Todos estão com medo! Eu, você, seus clientes, seus fornecedores... Resta saber o que cada um vai fazer com o seu medo. 

Se vai se esconder embaixo da mesa, ou tomar alguma atitude verdadeiramente grande para que seu negócio evolua!

Não desanime, crie metas, tenha esperança que o amanhã vai chegar!  E será lindo! 

Por mais que o momento pareça desesperador, acreditar que ele pode mudar para melhor já é um grande passo para sairmos dessa! 

Enquanto isso, use máscara, álcool em gel e se puder, fique em casa! Sucesso!  

 
 

Lucas Chiminazzo

Lucas Chiminazzo

Lucas Chiminazzo é profissional da área de marketing de relacionamento, coach e especialista em aumento de faturamento através de métodos dinâmicos e ousados. Utiliza como fonte de seu trabalho técnicas teatrais e lúdicas para facilitar a aplicação de estratégias convencionais e pouco utilizadas.Consultor empresarial, viaja por todo o Brasil renovando conceitos, lançando marcas e trabalhando para o desenvolvimento profissional. Acesse www.lucaschiminazzo.com.br. Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.