“ os líderes de sucesso que conheço estudam cada um de seus liderados e para cada um deles estabelecem um projeto, com objetivos, metas  e estratégia definidos.” 

Muito se discute e se escreve sobre liderança. O líder nasce feito? Nasce líder? É possível formar um líder? Como formar? Quais as maiores características de um verdadeiro líder?  Enfim, há dezenas de textos sobre o tema.  Aqui eu gostaria de comentar apenas uma característica, que, como antropólogo, tenho observado nos líderes de sucesso: Eles se desafiam para que seus liderados atinjam resultados.  Verdadeiros líderes que conheço não desafiam apenas a sua equipe, os seus liderados. Eles, antes de mais nada, SE desafiam. E o que eles fazem para se desafiar?  Em primeiro lugar, eles estudam cada um de seus liderados com método, com afinco. Eles diagnosticam cada um deles procurando descobrir seus pontos fortes e pontos frágeis; quais experiências anteriores tiveram e como se saíram; qual a sua história familiar, problemas, filhos, escolaridade; quais os seus interesses pessoais, seus hobbies, o que mais gosta de fazer; quem são as pessoas de seu relacionamento, etc.   Em seguida, esses líderes de sucesso colocam para si mesmos, objetivos e metas em relação a seus liderados, isto é, o que eles (líderes) querem conseguir de cada um deles de forma clara e detalhada.  Depois de definir os objetivos e metas com cada um de seus liderados, eles estudam as estratégias que usarão para conseguir atingir esses objetivos e metas, enfim qual a metodologia que irão utilizar para transformar cada liderado em um profissional de sucesso e de valor para sua empresa.  Assim, os líderes de sucesso que conheço estudam cada um de seus liderados e para cada um deles estabelecem um projeto, com objetivos, metas e estratégia definidos.  Dessa forma, eles têm claro em suas mentes o que fazer para desenvolver cada um deles em suas habilidades principais e formar um time vencedor. Eles reforçam os pontos fortes de cada um e fazem com que eles se desenvolvam com prazer e alegria em direção ao sucesso pessoal e profissional.  Ao entrevistar esses líderes vencedores, eles sempre afirmaram que sem um projeto individual para cada um de seus liderados, é impossível ter uma liderança eficaz, com resultados. Pense nisso. Sucesso!

Luiz Marins

Luiz Marins

Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior, com 24 livros publicados (também disponíveis em vários países da América Latina e Europa) e mais de 300 vídeos e DVDs publicados; empresário de sucesso dos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing. É um dos mais requisitados palestrantes do país. (secretaria@anthropos.com.br). Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.