AMD apresenta processador AMD EPYC para datacenters

 A AMD e um ecossistema global de parceiros de servidores celebram uma nova era com o lançamento dos processadores de datacenter de alto desempenho AMD EPYC série 7000.

A companhia, acompanhada por vários clientes e parceiros, apresentou em evento uma ampla gama de sistemas, demonstrações de desempenho e depoimentos de clientes. O design AMD EPYC inovador e de ajuste recorde com até 32 núcleos "Zen" de alto desempenho e um conjunto de recursos sem precedentes, oferece maior desempenho que a concorrência em toda uma gama de integradores, pontos flutuantes, largura de banda de memória e E/ S em benchmarks e cargas de trabalho. "Com a nossa família de processadores EPYC, a AMD está fornecendo desempenho líder no setor em cargas críticas de trabalho para empresas, nuvem e máquinas inteligentes", disse Lisa Su, presidente e CEO da AMD. "Os processadores EPYC oferecem desempenho sem precedentes para sistemas de soquete único, ao mesmo tempo que reduzem o desempenho do servidor dual-socket para novas alturas superando a concorrência a cada preço. Estamos orgulhosos de trazer o poder da escolha e a inovação de volta ao datacenter com o forte apoio de nossos parceiros globais de todo o ecossistema".

As maiores fabricantes de servidores do mundo apresentaram produtos baseados em processadores da série AMD EPYC 7000 no lançamento de hoje incluindo HPE, Dell, Asus, Gigabyte, Inventec, Lenovo, Sugon, Supermicro, Tyan e Wistron. Principalmente com monitores e sistemas operacionais de servidor oferecidos pela Microsoft, Red Hat e VMware apresentando suporte otimizado para o EPYC, enquanto os principais parceiros do ecossistema de hardware do servidor foram Mellanox, Samsung Electronics e Xilinx – exibidos no evento com plataformas otimizadas EPYC.

 

Plataformas líderes de servidor OEM

 

"O processador EPYC representa uma mudança de paradigma na computação e vai inaugurar uma nova era para o ecossistema de TI", disse Antonio Neri, vice-presidente executivo e gerente geral da Enterprise Group, HPE. "Começando com o Cloudline CL3150 e expandindo para outras linhas de produtos no final deste ano, a chegada dos sistemas HPE, de EPYC, será bem-vinda pelos clientes que desejam implantar o desempenho e a inovação oferecidos pela EPYC".

"Como líder da indústria, estamos empenhados em impulsionar a transformação de TI para nossos clientes", disse Ashley Gorakhpurwalla, presidenta da Divisão de Soluções de Servidor da Dell EMC, "Nossa próxima geração de servidores PowerEdge são o suporte do moderno datacenter projetado para maximizar a escalabilidade de negócios e automação inteligente com segurança integrada. A combinação do PowerEdge e das capacidades de desempenho e segurança do AMD EPYC criará soluções únicas de computação para os nossos clientes acelerarem as cargas de trabalho e protegerem seus negócios".

 

Datacenter em nuvem e clientes corporativos

 

Os provedores de serviços de datacenter e nuvem também deram as boas-vindas ao EPYC no mercado. Os membros dos provedores de serviços de datacenter "Super 7", incluindo o Baidu e o Microsoft Azure, bem como 1&1, Bloomberg, Dropbox e LexisNexis expressaram seu apoio no lançamento também. "Como o maior motor de pesquisa de língua chinesa do mundo e líder da empresa AI-Tech, a Baidu se orgulha de simplificar um mundo complexo através da tecnologia", disse o Dr. Zhang Ya Qin, presidente da Baidu. "O servidor de soquete único com processador AMD EPYC pode aumentar significativamente a eficiência da computação do datacenter, reduzir o TCO e diminuir o consumo de energia. Vamos começar a implementar com o lançamento do AMY EPYC e aguardo com expectativa a nossa cooperação que levará a uma adoção escalada de EPYC este ano e inovações contínuas".

"Trabalhamos para tornar a Microsoft Azure uma poderosa plataforma em nuvem de nível empresarial, que ajuda a orientar o sucesso de nossos clientes, independentemente do tamanho ou da geografia", disse Girish Bablani, vice-presidente Corporativo da Azure Compute, Microsoft Corp. "Para alimentar a Azure, precisamos da infraestrutura mais avançada e dos últimos avanços em silício, razão pela qual pretendemos ser o primeiro provedor global de nuvem global a oferecer o AMD EPYC e sua combinação de alto desempenho e valor aos clientes.

O EPYC série 7000 possui design de sistema em chip (SoC) altamente escalável que varia de oito a 32 núcleos, apoiando dois threads de alto desempenho por núcleo, largura de banda de memória em toda a linha com oito canais de memória em cada dispositivo EPYC. Em um servidor de dois soquetes, suporte para até 32 DIMMS de DDR4 em 16 canais de memória oferecendo até 4Tb de capacidade de memória total, suporte para E/ S integrada de alta velocidade com 128 pistas de PCIe 3 em cada produto,  estrutura de cache otimizada para computação de alto desempenho e eficiência energética, conexão coerente de AMD Infinity Fabric com  CPUs EPYC em um sistema de dois soquetes e  hardware de segurança dedicado.