Aruba apresenta solução que permite às operadoras estender alcance do 5G dentro das empresas
O novo serviço de roaming permite a transferência direta entre redes celulares e Wi-Fi, de forma segura e automática


A Aruba anuncia o seu novo serviço de roaming, projetado para permitir que os assinantes de celular passem de forma segura e automática para redes Wi-Fi corporativas da Aruba. O novo serviço, chamado Aruba Air Pass, permite uma transferência direta entre redes celulares e Wi-Fi, sem prejudicar a segurança ou a qualidade do serviço. Quando usada em conjunto com o Aruba Air Slice, tecnologia que melhora o desempenho do rádio, as empresas de telecomunicações podem estender sua presença de 5G na empresa e permitir chamadas Wi-Fi com desempenho garantido.
"A combinação do Aruba Air Pass com o Aruba Air Slice oferece às empresas de telecomunicações a capacidade de estender o alcance de suas redes 5G dentro das empresas, melhorando economicamente a experiência geral do usuário final", disse Jeff Lipton, vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo da Aruba. “Os dispositivos que se associam a uma rede corporativa usando o Aruba Air Pass podem usar suas conexões Wi-Fi para acessar aplicativos e serviços, como fazer e receber chamadas e mensagens de texto, com base em suas funções e permissões.”
Devido à evolução das normas de construção, materiais com eficiência energética e vidros de baixa emissão, os sinais celulares encontram dificuldade ao penetrar nos edifícios, resultando em menor desempenho. Para resolver esse problema, os clientes da Aruba podem aproveitar facilmente a infraestrutura Wi-Fi corporativa como uma alternativa econômica para implantar pequenas células internas ou sistemas de antenas distribuídas (DAS). Como os padrões 5G oferecem suporte à agregação de redes de acesso de rádio 3GPP e Wi-Fi (RANs), as empresas de telecomunicações globais podem aproveitar o Wi-Fi como um onramp interno para serviços 5G para oferecer novas classes de serviços corporativos, como divisão de rede. Isso ajuda as equipes de TI a acelerarem a adoção do 5G com uma solução econômica e contínua que melhora significativamente o desempenho e a experiência do usuário dentro da empresa.

Padrão global
Uma das tecnologias fundamentais por trás do Aruba Air Pass é o Passpoint, um padrão criado pela Wi-Fi Alliance para permitir que dispositivos móveis se autentiquem automaticamente em redes Wi-Fi corporativas usando suas credenciais de celular. O Passpoint é um padrão amplamente aceito e é suportado em quase todos os dispositivos móveis. Ao usar o Aruba Air Pass, as empresas de telecomunicações globais têm a capacidade de expandir amplamente sua presença para incluir potencialmente os quase 20 bilhões de metros quadrados atendidos pela infraestrutura do Aruba Air Pass em todo o mundo.
Já o Aruba Air Slice é uma tecnologia Wi-Fi 6 exclusiva projetada para otimizar a experiência do usuário, fornecendo garantia de qualidade na classe de operadora. Baseado na mesma tecnologia de rádio OFDMA que alimenta o 4G LTE e o 5G NR, ele aloca dinamicamente recursos de rádio, como tempo e frequência, garantindo desempenho para aplicativos sensíveis à latência, como realidade virtual e aumentada, Zoom e Slack, jogos para dispositivos móveis e aplicativos de internet das coisas em tempo real.
Usando o Aruba Air Pass e o Aruba Air Slice, as operadoras de rede móvel podem se beneficiar de uma solução de cobertura escalável globalmente, manter visibilidade e contato contínuos com os assinantes e fornecer serviços 5G futuros em toda a profundidade e amplitude da base global de clientes Wi-Fi corporativos da Aruba.