Autocom 2010 encerra suas atividades e comemora o sucesso do evento
Encerrada a 12ª edição da Autocom 2010 – Exposição e Congresso de Automação Comercial, Serviços Soluções para o Comércio. O evento, que é o maior do setor na América Latina, comemora o sucesso de sua realização no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. Com 120 expositores do segmento de automação e TI, passaram pelo local mais de 10 mil pessoas. A Autocom montou, além dos stands, um congresso para discutir temas pertinentes ao setor como política fiscal, crescimento do auto-serviço e as novas normas fiscais (PAF Fiscal, ECF Seguro, Normatização do Papel Térmico, S@T Fiscal, SPED Fiscal e Nota Fiscal Eletrônica)*.

O presidente da Associação Brasileira de Automação Comercial (Afrac), entidade que organiza a feira, Zenon Leite Neto, comemora o sucesso da Autocom 2010. “Nós tivemos esse ano 15% mais de expositores e pessoas circulando. A feira cresceu, não tem como negar. O visual também está mais bonito que o ano passado. As empresas que estão participando investiram mais no marketing de seus stands. Isso é sinal que a feira é importante para elas. O congresso também foi um sucesso, faltou cadeira, sinal que os temas foram bons”, diz o presidente. Ainda de acordo com ele, o evento foi positivo. “A Autocom tem seu planejamento iniciado com um ano de antecedência e sempre com expectativa de crescimento e esse ano conseguimos”, comemora.  

Já para o próximo ano, a entidade acredita que a Autocom seja, finalmente, o local onde as empresas esperam para trazer as novidades e participem dos fóruns de discussões. “Hoje temos a certeza que somos a maior feira de automação comercial da America Latina, o PIB dos fabricantes desse segmento está todo aqui”, explica Zenon.

*
PAF-ECF - Programa Aplicativo Fiscal que faz a interface com o ECF-IF. Até recentemente cada estado definia como o Aplicativo Fiscal deveria atuar com o ECF, e alguns exigiam muita informação, outros exigiam quase nada.

ECF - um equipamento que faz a impressão de cupons de vendas de produtos ou serviços prestados, sendo que estes cupons têm valor de nota fiscal.

S@T - Sistema Autenticador e Transmissor de cupons fiscais eletrônicos

A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.