Binario Cloud anuncia o lançamento do seu programa de canais, com foco em ISPs
Empresa de cloud computing oferece inovação aos provedores regionais de internet que desejam manter seus negócios relevantes; soluções Binario Cloud possibilitam aos ISPs o aumento de receita e a retenção de clientes 


A  Binario Cloud lança o seu programa de parcerias para ISPs (Internet Service Providers, ou Provedores de Internet Regionais) que desejam comercializar o serviço de cloud computing para os seus clientes finais. O objetivo da ação é ajudar os ISPs a diversificar o seu portfólio de ofertas sem que haja investimentos em infraestrutura - ou seja, a partir do data center da Binario Cloud, o ISP parceiro tem acesso a um leque completo de serviços gerenciados para entregar aos seus clientes, e com todo o suporte operacional necessário para garantir a rápida geração de retorno financeiro ao parceiro.
De acordo com Luiz Fernando Souza, CBO da Binario Cloud, o principal objetivo da ação é formar um ecossistema que impulsione um crescimento exponencial na venda de serviços com alto valor agregado. “O nosso modelo de parceria possibilita ao ISP um início de venda em poucos dias, e com total suporte e capacitação de equipe. Nós damos treinamento para a equipe comercial, apoiamos as ações de marketing e preparamos o time de atendimento do parceiro para que todos estejam capacitados para potencializar resultados”, declara Souza. 
O sistema de parcerias desenvolvido pela Binario Cloud chega ao mercado em meio a um momento crítico para os provedores de internet regionais, que precisam, na atual conjuntura econômica provocada pela pandemia, pensar em novas alternativas para fidelizar os seus consumidores. “Nós chegamos com essa oferta de parceria na hora certa, embora o timing não tenha sido proposital. A pandemia só acelerou para que tivéssemos acesso aos provedores, que neste momento estão mais inclinados aos serviços gerenciáveis”, destaca Bruno Adorno, diretor de canais da Binario Cloud.
Ao se tornar parceiro da Binario Cloud, o ISP passa a fazer parte de um projeto caracterizado pela melhoria contínua, ou seja, o provedor sempre terá a chance de oferecer novos produtos e renovar suas ofertas junto aos clientes. E, para que haja efetividade, a Binario Cloud desenvolveu um ciclo de treinamento e de reciclagem para manter o engajamento dos parceiros, possibilitando a estes constante atualização para a geração de novos negócios. Trata-se de uma evolução significativa para o segmento de atuação dos ISPs, que antes tinham uma oferta limitada de produtos. “Até pouco tempo atrás, a única possibilidade que o ISP tinha para oferecer um serviço gerenciado era levando um equipamento até o cliente, instalando fisicamente, fazendo um setup para, depois, o cliente experimentar a solução, que nem sempre era adquirida, gerando perda de equipamentos e tornando esse tipo de venda bastante desafiador. Antes, os provedores desistiam; hoje, nós tornamos possível aos ISPs simplificar a oferta de uma plataforma completa de cloud computing. Vamos trabalhar, junto aos nossos parceiros, os clientes corporativos que estes já possuem em suas carteiras, levando a eles os nossos produtos como um serviço escalonado, em que o consumidor só compra o que ele precisa”, afirma Adorno.
O provedor tem duas opções para a parceria. Num primeiro momento, a Binario Cloud oferece a sua própria nuvem, ou seja, o acesso do cliente final tem a “cara” da Binario Cloud. Num próximo passo, para os ISPs mais estruturados, a empresa disponibiliza a identidade de acesso com a marca do provedor. “Nós oferecemos uma solução de alta complexidade. O provedor utiliza a nossa expertise para levar ao cliente final dele o que há de mais avançado, com a sua própria identidade visual, e com toda a nossa inteligência por trás”, diz Bruno. Entre as soluções que o provedor regional pode oferecer por meio da parceria com a Binario Cloud estão as aplicações como serviço (Firewall, sistema operacional, banco de dados; roteadores virtuais; disaster recovery; backup em nuvem com alto nível de compressão e deduplicação de dados (para otimização do uso de link e de storage); e serviços gerenciados (gestão de servidores, de backup, outsourcing de operações).
Nos próximos meses, a Binario  visa ampliar seu faturamento, através dos canais. “Isso é algo novo para nós aqui no Brasil, mas de certa forma, é também uma volta às nossas origens, pois a Binario Cloud foi concebida para fornecer soluções aos provedores. O nosso primeiro grande projeto feito em conjunto com um provedor no Panamá. Depois disso, os provedores entenderam o nosso potencial. Ganhamos reputação, e agora os canais entendem a Binario Cloud como um fornecedor de tecnologia, assim como os ISPs entendem que fornecer nuvem é garantir o pilar de sustentação de todas as outras soluções de seu portfólio”, finaliza Cyrano Rizzo, CTO da Binario Cloud.