Blue Coat lança nova versão de solução de otimização de redes Wan

A Blue Coat Systems lança a versão 6.2 do sistema operacional SGOS para sua solução MACH5 de otimização de redes Wan (Wide Area Network) e dois novos modelos de appliance.
 
"Os requisitos para otimização de redes Wan evoluem rapidamente, à medida que as empresas começam a adotar aplicações baseadas na nuvem, enfrentam dificuldades no gerenciamento de projetos de vídeos corporativos e precisam lidar com um enorme volume de conteúdo de entretenimento na web - tudo isso chegando a suas filiais por meio de links caros e de capacidade limitada. A Blue Coat, além de responder aos desafios de otimização de Wan trazidos pela consolidação de data centers, lança agora uma nova geração de soluções para a otimização dessas redes, um ponto crítico para novos projetos de TI”, afirma Francisco Abarca, diretor de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Blue Coat Systems.
 
O lançamento representa um novo passo no que toca aos recursos de otimização de redes corporativas, aprimorando sistemas como o de e-mail, oferecendo relatórios mais avançados e mais escalabilidade para os appliances em data centers. A Blue Coat busca atender às necessidades de aplicações e serviços baseados em nuvem, da proliferação de vídeos na web, da transição para IPv6 e das contínuas mudanças que se verificam nas redes e aplicações.
 
O novo CloudCaching Engine da Blue Coat conta com uma tecnologia de aceleração “unilateral”, ou assimétrica, capaz de tornar mais rápido o tráfego das aplicações baseadas na nuvem sem exigir um dispositivo de otimização de redes Wan instalado na infraestrutura do provedor de serviços de cloud computing. O CloudCaching Engine constitui um aprimoramento da pioneira tecnologia da Blue Coat para captura de conteúdos, e pode acelerar e otimizar aplicações Web, arquivos de vídeo pesados e conteúdos dinâmicos Web 2.0.
 
Como um recurso opcional, a versão 6.2 do sistema SGOS permite armazenar em cache conteúdos de vídeo sob demanda em Adobe Flash, utilizando protocolo RTMP. A versão também inclui funcionalidades para MAPI criptografado e suporte ao Exchange 2010, oferecendo opções adicionais para acelerar o acesso a sistemas corporativos de e-mail, com redução do consumo de largura de banda.
 
O SGOS 6.2 conta com um novo modelo de geração de relatórios capaz de mostrar visualmente, por meio de uma interface intuitiva, os benefícios da implementação da solução para otimização de Wan. Com esses relatórios, os clientes podem demonstrar o retorno sobre o investimento realizado e dispor de informações importantes para o planejamento de rede e de aplicações. Os relatórios fornecem uma “fotografia” do tráfego na rede e do consumo/economia de banda.
 
A Blue Coat também está lançando um novo appliance MACH5 para otimização de Wan - o modelo 9000-40 - com taxa de transferência de dados de um gigabit, ideal para implementação em grandes centros de dados. Este appliance suporta altos níveis de tráfego, de um grande número de usuários acessando, de diferentes filiais, aplicações, arquivos e sistemas de e-mail no data center da empresa. O MACH5 oferece taxa de transferência de dados de até 45 Mbps na implementação de infraestrutura como serviço (IaaS - Infrastructure as a Service) em nuvens privadas.