Canon anuncia lançamento de câmeras de cinema que fazem gravação de vídeo 4K no formato Cinema RAW Light

A Canon apresenta duas  novas câmeras da linha Cinema EOS. São as câmeras EOS C200 e EOS C200B1, que possibilitam a gravação 4K em formato MP4 e no novo formato chamado Cinema RAW Light2. As câmeras são ideais para produções de vídeos longos como filmes, séries de TV e comerciais, bem como notícias, documentários e grandes eventos como casamentos.

A EOS C200 e a EOS C200B apresentam a recém desenvolvida plataforma de processamento de imagens Dual DIGIC DV 6 que possibilita a gravação de vídeo 4K2 em cartões CFast usando o novo formato de vídeo Cinema RAW Light,  que mantém a mesma quantidade de informação e grau de liberdade para correção de cor, atingindo entre um terço e um quinto do tamanho do arquivo, além de formato de gravação de vídeo em MP4 para cartões SD. Além disso, ambos os formatos de vídeo 4K são gravados na câmera, permitindo uma criação de conteúdo de vídeo 4K mais eficiente.

Usando o monitor1 LCD com painel sensível ao toque, LM-V1, os usuários podem selecionar intuitivamente o assunto que desejam se concentrar com uma simples operação de toque. Com o Dual Pixel CMOS AF, que possibilita um excelente rastreamento e um autofoco liso ideal para captura de vídeo, os usuários podem usar operações de toque para fazer ajustes rápidos e precisos, mesmo durante a filmagem em 4K, quando a focagem precisa pode ser mais difícil.

A EOS C200 e a EOS C200B possibilitam um máximo de 15-Stop de range dinâmico para gravação de vídeo 4K HDR no formato Cinema RAW Light e um máximo de 13-Stop no formato MP4 que emprega o Canon Log e o Canon Log 3. Além disso, com qualquer um dos monitores 4K profissionais da Canon, os usuários podem escolher o vídeo HDR compatível com ITU-R BT.2100 (PQ)3 enquanto filma.

Atualização de firmware programada

A companhia disponibilizará, a partir do primeiro semestre de 2018, uma atualização de firmware gratuita que adiciona suporte para o formato de vídeo XF-AVC (YCbCr 4: 2: 0 8bit) usado por câmeras de cinema digital como a EOS C700 / EOS C700 GS PL e EOS C300 Mark II.