Cisco disponibiliza arquitetura de segurança abrangente para a IoT industrial
Solução Cisco’s Edge Intelligence simplifica coleta e governança de dados da borda da IoT para o multicloud 

No último dia 28 de janeiro, a Cisco apresentou uma arquitetura de segurança para a IoT que provê uma visibilidade aperfeiçoada em ambientes tanto de TI quanto de TO e que protege os processos. As novas soluções da marca permitem a coleta e extração de dados da borda da IoT, de forma que as organizações possam aumentar suas eficiências para tomar melhores decisões de negócios e acelerar projetos de digitalização. 
O volume de ameaças de segurança cibernética em ambientes de infraestrutura crítica está aumentando e continua representando um significativo risco financeiro e à segurança humana. "Mudanças em dispositivos e conexões precisam ser detectadas rapidamente, avaliadas para vulnerabilidades e tratadas antes que afetem a segurança da organização", afirma Sid Snitkin, vice-presidente do ARC Advisory Group. A Cisco entrega segurança abrangente ao convergir a IT e a OT dentro de centros operacionais de segurança a fim de fornecer detecção avançada de anomalias com inteligência integrada de ameaças. 
"As organizações precisam ter visibilidade completa sobre os mais diferentes ambientes de rede a fim de proteger suas vantagens industriais, reduzir os riscos de ameaças cibernéticas e otimizar os processos industriais",  pontua Liz Centoni, vice-presidente sênior e gerente geral de Nuvem, Computação e IoT da Cisco. 
As inovações da Cisco em arquitetura de segurança para a IoT incluem: 
• Proteção do ambiente de rede industrial: a Cisco Cyber Vision é a primeira solução de segurança baseada em software para a verificação automatizada de ativos industriais, oferecida pelo portfólio de redes da Cisco para IoT Industrial (IIoT). A Cisco Cyber Vision analisa o tráfego a partir de ativos conectados, cria políticas de segmentação no Cisco ISE e no DNA Center para prevenir a movimentação lateral de ameaças em ambientes operacionais, e conta com inteligência de ameaças do Cisco Talos, oferecendo monitoramento em tempo real de ameaças à segurança cibernética de ativos e processos industriais que afetam o tempo operacional, a produtividade e a segurança. 
• Governança de dados da borda para o multicloud: integrada à rede industrial da Cisco, a Cisco Edge Intelligence simplifica a extração de dados da borda da rede. Ela racionaliza a entrega de dados para destinos na multicloud e on-premise a fim de melhorar a competitividade de uma organização e ajudar as empresas a gerenciar melhor os dados em todos os aspectos cruciais de seu ciclo de vida, do início ao fim. 

Vale frisar que a  Cisco reduziu a complexidade de uma infraestrutura com múltiplos fornecedores, múltiplos dados e múltiplos ativos para entregar soluções de cibersegurança para a IoT que são simples e que podem ser gerenciadas em qualquer porta, switch ou roteador da Cisco, unindo a segurança de ponta a ponta com o gerenciamento simplificado de dados.