CLM e Sensage lançam solução para Big Data das Teles

A CLM e a Sensage anunciam o lançamento no Brasil do Sensage for Telco, solução baseada em Coloumnar Data Baseque compacta em até 40 vezes aglomerados de dados, na escala de petabytes. Além de fazer pesquisa e acessar a informação desejada, em até seis minutos.

Os sistemas atuais demoram até três meses, dependendo do tipo de query e do tamanho da base de dados. As empresas de telecomunicações e os provedores de serviços enfrentam importantes requerimentos legais de armazenamento, extração e descarte de registros de ligações, que devem ser armazenados por,no mínimo,cinco anos.

"Estamos falando em petabytes (mil terabytes) que precisam de muito espaço para storage, segurança para proteção destes dados e acesso rápido para atender demandas de compliance ou de investigação", explica  o CEO da CLM, Francisco Camargo.

O Sensage usa tecnologias de busca como Fuzzy Logic e o Blue Filter, garantindo respostas extremamente rápidas. E seus bancos de dados (arquitetura Columnar Data Base) permitem compactação até 40 vezes, quando comparado com bancos de dados relacionais.  "Vale lembrar que outras empresas também têm que armazenar o log dos usuários de internet (UOL, Terraetc.) e todas as SMSetc. O volume de dados cresce exponencialmente principalmente devido à convergência de voz, dados, mensagens, vídeo dos novos aplicativos móveis",complementa Camargo.