CLM firma parceria com a Pure Storage
A expectativa das empresas é atender ao crescimento contínuo da demanda por armazenamento, que deve atingir 42,7 milhões de petabytes em 2020

A CLM Software acaba de firmar acordo de distribuição com a Pure Storage. A parceria traz ao mercado brasileiro soluções de armazenamento 100% flash para empresas de médio e grande porte que precisam de uma solução de baixa complexidade de gestão e de alta confiabilidade. Em contrapartida, a empresa californiana passa a contar com toda a rede de canais especializados da CLM no país.
 
A expectativa das empresas é fornecer mais de uma centena de instalações no Brasil em 2020. Isso porque a tecnologia da Pure Storage tem acompanhado essa demanda com os equipamentos ALL FLASH. A tecnologia antiga HDD (hard drive) tem troughput na casa dos 120 Mb/s enquanto o All Flash ultrapassa os 500 Mb/s, com 50% menos consumo de energia. Há uma demanda contínua por armazenamento, em decorrência da velocidade com que os dados são produzidos, o que exige equipamentos com grande agilidade de armazenagem e de recuperação. Para se ter uma ideia, levantamento da Statistica prevê que a necessidade de storage deve chegar a 42,7 milhões de petabytes no próximo ano.
 
Silvio Cardoso,  gerente de produtos da CLM,  destaca que a empresa buscou no mercado um fornecedor de tecnologia de altíssima complexidade que integrasse o portfólio da distribuidora e tivesse diferenciais capazes de atender demandas latentes na composição de seu portfólio. “A solução da Pure Storage é 100% flash, com barramento no padrão NVME com altíssimo nível de performance. Suas características técnicas atendem a projetos de extrema complexidade e criticidade, em setores como instituições financeiras, telecomunicações, governos seja em projetos de Cloud ou on-premise”, diz. 
 Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil, completaa: “nossas soluções têm disponibilidade de seis níveis de 9s - incluindo o tempo de inatividade planejada, upgrades de controladores, atualizações de software e expansões de capacidade. Para projetos na nuvem, nosso portfólio Hardware-as-a-Service ajuda a substituir sistemas obsoletos de armazenamento pelos da Pure Storage, mais rápidos, econômicos e versáteis que atendem às necessidades dos ambientes tecnológicos modernos.”
 
Hardware como serviço em armazenamento
 
Segundo o gerente da CLM, o modelo de negócios da nova parceira também foi predominante no fechamento do acordo. “A Pure Storage oferece assinatura de inovação, que elimina atualizações pagas da controladora e dos discos e reduz as novas aquisições de hardware às necessidades de expansão.” O modelo revoluciona a estratégia de vendas e reduz radicalmente o TCO, com ganhos expressivos, da ordem de 50 a 60% em média. Garante maior longevidade da solução implementada, com upgrades por software, que dispensam a troca a cada ciclo de três ou cinco anos em razão da obsolescência. São dois os formatos de subscrição da manutenção: Evergreen Silver e Evergreen Gold. Os valores são fixos em dólar e já conhecidos no momento da assinatura da proposta.
 
Vale destacar que o licenciamento de software está incluído na solução, sem qualquer custo, e contempla um conjunto de microsserviços que podem ser ativados conforme a necessidade, além de poder, a cada atualização de firmware, receber novas funcionalidades. A Pure Storage lançou nos últimos quatro anos mais de 73 novos microsserviços, disponibilizados para todos os clientes, sem custo adicional. Entre eles a funcionalidade de Compress e Desdup de dados, onde a empresa tem a melhor efetividade do mercado neste quesito.
 
Soluções da Pure Storage
Além dos serviços de armazenamento definidos por API que operam com vários protocolos, várias camadas e diversas nuvens em apenas um ambiente, as soluções da Pure Storage, praticamente eliminam o tempo de inatividade, A manutenção dos equipamentos, sem tempo de inatividade, mantém os serviços de armazenamento com 100% do desempenho.
 
A solução de criptografia de dados, sempre ativa, sem custo adicional, já vem preparada para as rígidas normas do GDPR e da LGPD, sendo um dos fatores que deve impulsionar as vendas da solução em 2020.
 
Outra funcionalidade importante contemplada na solução é o Snapshot Nativo, uma ferramenta de Data Protection nativa que permite realizar reversões do ambiente quando necessário, sem prejuízo de performance.
 
A solução de criptografia de dados, sempre ativa, já vem preparada para as rígidas normas de GDPR e da LGPD, sendo um dos fatores que deve impulsionar as vendas em 2020.