CLM lança appliance de segurança para ambientes virtuais
A CLM, distribuidor especializado em soluções para gerenciamento de risco e segurança da informação, está lançando no Brasil a primeira família de firewalls projetados especificamente para suportar as necessidades dos novos ambientes virtualizados, aplicando-se também a ambientes mistos.
 
As soluções, desenvolvidas pela alemã Astaro, são homologadas pela WMware, empresa líder em sistemas operacionais para virtualização, e receberam a certificação ICSA Labs, o que garante a conformidade das soluções com os marcos regulatórios de risco e segurança aplicados mundialmente.
 
Entre os lançamentos estão appliances físicos para até 10 gigabits por segundo e com recursos de armazenamento adequado para abrigar os arquivos de log, de quarentena de mensagens, etc.
 
Além dos appliances físicos, a lista inclui os Virtual Appliances, que fornecem uma solução de segurança pronta para ser instalada em ambientes Virtualizados.
 
O modelo mais robusto da família é o Astaro Security Gateway, uma solução de gerenciamento unificado de ameaças (UTM) que vem com AntiSpam, IPS, Firewall, VPNs e filtro de conteúdo Web. A solução traz também recursos para controlar os novos aplicativos de chat (“instant message) que estão se disseminando no ambiente corporativo.
 
Entre as funcionalidades da solução, está o Software Astaro Command Center, com uma interface Web intuitiva que gerencia todos os appliances da rede local e remota, com conexão com o Google Maps, permitindo localizar geotráficamente os appliances.
 
"De acordo com Francisco Camargo, presidente da CLM, um dos diferenciais das soluções Astaro, está na flexibilidade da solução, que pode ser fornecida como Appliances fisicos, Appliances Virtuais ou mesmo com software. “Além de todas estas opções, o produto se caracteriza pela precisão germânica”, comenta ele.
 
Outra facilidade do produto está na configuração dos clusters tipo “ligue e use”, cuja instalação reduz drasticamente as exigências de intervenção técnica.
 
A linha de appliances físicos Astaro apresenta alternativas para aplicações de 10 a 4 mil usuários. Para configurações abaixo de 10 usuários, a Astaro fornece gratuitamente o software, o que interessa especialmente para empresas que têm pequenas filiais ou querem migrar de soluções “caseiras” para profissionais.