Compromisso da Intel com o mundo dos games e o que vem por aí
O ano de 2020 foi cheio de desafios, para dizer o mínimo. Se você for como eu, minha família, amigos ou alguns dos meus colegas, aposto que recorreu aos jogos em busca de entretenimento. Os jogos - em especial os jogos para PC, meus preferidos - são uma ótima opção de distração e socialização. Minhas escolhas do momento são Avengers da Marvel e Civilization VI, desenvolvido pelo lendário Sid Meier. Ainda me surpreendo com esse último, mesmo depois de jogá-lo por vários anos. Aquela vontade de jogar "só mais uma rodada" se transforma rapidamente em 10 horas muito mais prazerosas do que imaginei. Jogar é isso. O impacto dos jogos na sociedade não é surpresa - e isso é só o começo.
 

A seguir, alguns tópicos para reflexão: O negócio de jogos para PC está crescendo cada vez mais, com opções cada vez mais igualitárias e diversificadas. Ao mesmo tempo, a qualidade de hardware e software só melhora. Portanto, não deve ser surpresa que a Intel esteja feliz em usar seu histórico para liderar a chegada dos jogos para PC a uma nova e extraordinária década.


Os jogos fazem parte do DNA da Intel. Dos processadores Intel Pentium dos anos 1990, passando pelos Core 2 Duos de meados dos anos 2000 até a 10ª Geração de processadores para desktop Intel® Core™ série S de hoje, a Intel sempre ofereceu aos fãs de jogos para PC o hardware necessário para que alcançassem o seu melhor desempenho. Por isso, gostaria de mostrar aonde estamos - e para onde vamos - nessa jornada conjunta a fim de tornar o PC o melhor lugar para se jogar.


Temos o privilégio de trabalhar com os desenvolvedores e editores responsáveis pelos mais incríveis jogos da atualidade. Atuamos logo no início do ciclo de desenvolvimento a fim de ajudá-los com a otimização do desempenho, desenvolvimento de novos recursos e garantia da estabilidade bem antes do lançamento. Mas nossas parcerias não terminam por aí. Nos EUA, colaboramos com empresas como a Epic na otimização de gameplay usando a tecnologia da Intel nos títulos Unreal Engine, além de sermos parceiros da IO Interactive A/S há décadas no título Hitman e da Creative Assembly na série Total War. Mundo afora temos a honra de colaborar com desenvolvedores como iQiyi, Huya, Bandai Namco, Ubisoft, Sega, Joyy e muitos outros. Depois do lançamento, seguimos trabalhando lado a lado com os engenheiros de jogos a fim de ajustar continuamente a experiência de jogo, garantindo fluidez e estabilidade. 

Um exemplo é a nossa recente parceria com a Crystal Dynamics e a Square Enix em um dos seus melhores título, Marvel's Avengers. Ao longo de todo o processo de desenvolvimento desse jogo, as equipes da Intel e da Crystal Dynamics uniram forças a fim de possibilitar e aperfeiçoar uma experiência digna de super-herói para jogadores de PC. A Intel, como parceira exclusiva de CPU no Marvel's Avengers, alocou seus engenheiros para que ajudassem os desenvolvedores do jogo na criação de visuais detalhados e efeitos especiais para uma experiência cinematográfica totalmente envolvente e verdadeiramente interativa - esforços que beneficiam todos os jogadores de PC.

 

Estamos muito felizes em como o hardware ajuda a tornar realidade títulos incríveis de software. Nossa colaboração com fabricantes cria um ambiente de hardware em que desenvolvedores e editores de jogos podem entregar as experiências imersivas que desejam. Gostamos de estar no que chamamos de “trincheira digital” com os desenvolvedores de jogos, ajudando-os a alcançar o máximo de desempenho do hardware a fim de deixar a imagem que você vê na tela o mais fiel possível à visão desses profissionais. A seguir, alguns exemplos adicionais desse trabalho em títulos recentes:

 

 

Microsoft Light Simulator 2020 -  ajudamos a implementar a tecnologia Software Masked Occlusion Culling, renderizando de forma eficaz apenas os pixels e os objetos formados por eles que são visíveis ao jogador. Trabalhamos em otimizações significativas para melhorar o desempenho das soluções integradas de gráficos como "Tiger Lake" de 11ª Geração.
 

Gears Tactics – parceria com The Coalition on Gears Tactics a fim de apoiar a implantação de tecnologia VRS (Variable Rate Shading) e melhorar a Computação Assíncrona. A VRS diminui a complexidade de pixels de uma cena, dando ao Gears Tactics um aumento efetivo de desempenho sem sacrificar a fidelidade visual. A computação assíncrona permite que certas cargas de trabalho de gráficos sejam executadas em paralelo, permitindo que o jogo execute mais processos gráficos de back-end para manter sua sessão sem qualquer tipo de intercorrência.
 

A Total War Saga: Troy – trabalhamos com a Creative Assembly a fim de otimizar gameplay e realismo usando a alta frequência e contagem de núcleos disponíveis nos processadores Intel® Core™ de 10ª Geração, adicionando profundidade e complexidade aos efeitos de ambiente do jogo (por exemplo, a grama e sistemas de água).
 

É por isso que estamos empolgados com a 10ª Geração de processadores Intel para  desktop e  dispositivos móveis, capazes de oferecer as maiores frequências disponíveis para atingir o potencial máximo de jogo. Eles foram projetados para dar aos jogadores amadores, entusiastas e profissionais - estejam eles em casa ou na estrada - o alto desempenho que eles esperam com base na nossa longa história de design e produção de CPUs revolucionárias.

 

A frequência do processador ainda é o ponto-chave, uma vez que os principais aplicativos e jogos de alta performance passam por frequentes processos de escalamento. A atual geração de processadores da Intel - encabeçada pelo Core i9-10900HK para desktop e pelo Core i9-10980HK para dispositivos móveis - lidera a indústria com 5.3 GHzi. A fim de melhorar o desempenho do processador, desenvolvemos soluções inovadoras como Turbo Boost Max Technology 3.0 e Thermal Velocity Boost, capazes de aumentar automaticamente o desempenho. A Intel segue atenta aos fãs de overclocking, tanto os que preferem ajustar seus sistemas de forma manual na BIOS ou utilizando softwares exclusivos da Intel (por exemplo o IPM (Intel Performance Maximizer) ou Xtreme Tuning Utility), com opções de frequência e flexibilidade máxima para incendiar suas máquinas. Um exemplo é Allen 'Splave' Golibersuch  que registrou sua experiência fazendo overclocking do Core i9-10900K com nitrogênio líquido, chegando a mais de 7 GHz - um feito e tanto!

 

Também é interessante destacar alguns benefícios para os usuários da plataforma Intel. Se você é um jogador, conhece bem a frustração que acompanha um daqueles picos de atraso terríveis ou aquela latência de lesma. Portanto, lembre-se que nossas plataformas incorporam as melhores e mais recentes tecnologias Wi-Fi 6!

 

Rocket Lake vem aí

 

Nossos processadores Intel Core de 10ª Geração seguem oferecendo performance excepcional, além de uma plataforma estável até mesmo para os jogos mais exigentes. Por fim, acredito que existe uma ótima opção de 10ª Geração capaz de atender as necessidades de cada tipo de jogador - desde o jogador eventual, ao mais dedicado e apaixonado dos fãs.

 

Como seria de se esperar, estamos constantemente olhando para o futuro e pensando em como podemos tornar nossas CPUs de desktop ainda melhores. Fico feliz em confirmar que a próxima geração de processadores Intel Core para desktop de 11ª Geração Rocket Lake chega no início de 2021 com suporte para PCIe 4.0. Será mais um processador fantástico para jogos. Em breve, teremos mais detalhes. Ainda vem muito por aí, fique de olho!