Entrevista com Carla Carvalho , gerente geral da Tech Data

Conectar o mundo com o poder da tecnologia, esta é a aposta da Tech Data, distribuidora de valor agregado que tem a frente de sua operação no Brasil, Carla Carvalho, gerente geral.  A empresa disponibiliza um portfólio completo de produtos, serviços e soluções, competências altamente especializadas e conhecimentos em tecnologias da próxima geração,  permitindo que os parceiros ofereçam ao mercado os produtos e soluções que o mundo precisa para se conectar, crescer e avançar.  Além disso, a Tech Data ocupa a 83ª colocação na lista Fortune 500 e foi considerada pela publicação uma das Empresas Mais Admiradas do Mundo por nove anos consecutivos, vale a pena conferir nosso bate-papo com a executiva: 


PS: O que tem a nos dizer sobre os desafios da posição que ocupa na Tech Data diante das novas tecnologias?

Carla Carvalho: Como a Tech Data se posiciona como uma “agregadora de soluções”, temos que estar muito atentos às novas tecnologias e novas fabricantes, para isso contamos com um time capacitado e especializado para trazer valor ao nosso ecossistema, fabricantes e mercado.  


PS: Em uma entrevista recente, você mencionou que 2019 tem sido um ano de complementar o portfólio de soluções da empresa e destacou a “tecnologia de nova geração”, quais tecnologias são consideradas de nova geração para a Tech Data?


CC: A Tech Data trabalha com três pilares de soluções: Cloud (Cloud Híbrida), Analytics (Inteligência Artificial, Iot – Internet das Coisas, Realidade Aumentada) e Segurança. Nesses três pontos, oferecemos aos parceiros um portfólio completo de fabricantes e, mais do que isso, os apoiamos na construção de soluções, conectando tecnologias e plataformas para que possam atender às necessidades de negócio de seus clientes. 


PS: Por falar nisso, o que o parceiro pode esperar da companhia nos próximos meses?

CC: Fortalecimento do portfólio, apoio na transformação de nossos parceiros e na de seus clientes, além de acesso a vários produtos e ferramentas em nosso demo center e laboratório de IoT para a realização de provas de conceito (POC´s). Continuamos crescendo e investindo para oferecer o melhor suporte e serviços aos nossos parceiros de negócios.  


PS: Qual é a principal prioridade da companhia?

CC: Consolidar a nossa posição de “agregadora de soluções” no mercado brasileiro. 


PS: Qual a análise do impacto da transformação digital (dx) no setor de distribuição?

CC: Com a transformação digital e com um grande número de fabricantes, o que não existia no passado, o setor de distribuição é fundamental para segmentar e conectar as novas tecnologias e plataformas de forma a entregar uma solução real ao mercado. A distribuição tradicional, que envolvia apenas “mover caixas” e logística, está acabando. 


PS: Nos últimos tempos, muitos parceiros têm voltado a trabalhar com a Tech Data, você identifica uma motivação para esta ação?

CC: Os parceiros têm buscado trabalhar com empresas que entendam suas necessidades individuais, estejam presentes e agreguem valor. Nós trabalhamos a quatro mãos muito próximos aos canais. Somos comprometidos com o sucesso deles, pois só assim também cresceremos e teremos sucesso no mercado nacional. Os valores da Tech Data são muito fortes e estão presentes em nosso dia a dia: Integridade (fazemos o que é certo, com ética); Inclusão (ganhamos juntos, em time); Comprometimento (cumprimos o que acordamos, tudo é muito transparente); Excelência no que fazemos e Colaboração (apoiamos um ao outro, com um objetivo comum). Ouvi de alguns parceiros que nosso posicionamento e conhecimento das tecnologias da nova geração, não existe em nenhuma outra distribuidora, o que mostra que estamos no caminho certo. 


PS: Qual o papel do canal para a Tech Data?

CC: O canal é o braço estendido de vendas das fabricantes. Ou melhor: nós da Tech Data fazemos outsourcing de vendas para as fabricantes, através de nossos canais. Só através de parceiros, as empresas conseguem alcançar novos clientes e mercados. Para nós, os canais são considerados parte do nosso time. 


PS: De que forma o parceiro pode melhorar sua performance para atender a demanda dos clientes?

CC: A única forma é se capacitando e se diferenciando dos demais. Não basta fazer venda de produtos, mas, cada vez mais, é importante entender qual a necessidade de negócio de seus clientes e, com o uso da tecnologia e propor soluções.  


PS: Como são realizados os treinamentos e certificações com os canais?

CC: Temos várias formas de realizar treinamentos, que podem ser presenciais através de workshops e customizados. Promovemos webinars todas as semanas sobre um assunto distinto, oferecemos nosso demo center para que os parceiros tenham contato com as novas tecnologias e as testem. Além disso, oferecemos em nossas instalações vários treinamentos oficiais de fabricantes, pois somos certificados. Acompanhamos nossos parceiros desde o recrutamento, fazendo um plano de capacitação detalhado até o processo de certificação.  


PS: Quais os benefícios para as revendas que trabalham com a empresa?

CC: Nossas revendas têm acesso não só a nosso portfólio de soluções, mas aos programas de capacitação e auxílio a certificação;  marketing e geração de demanda; diferentes modelos de negócios e opções financeiras; suporte a atuação em Editais no Setor Público; suporte a pré-vendas e arquitetura em novas tecnologias; além de relacionamento diário com um de nossos Executivos de Parceiros. Nossos parceiros são tratados de forma individual, com respeito e transparência. Sempre falo que trabalhamos juntos com nossos parceiros, em time, pois o sucesso deles é o nosso sucesso.  

PS: O que o canal precisa fazer para se tornar um consultor de confiança dos seus clientes?


CC:
Entender do que está falando, entender um pouco dos desafios da indústria e do negócio de seus clientes de forma a identificar áreas de oportunidade e melhorias, ou seja, agregando valor. 


PS: Qual a mensagem da Tech Data para os parceiros?

CC: Se você busca uma distribuidora que respeita sua individualidade, te complementa e auxilia no seu desenvolvimento, venha trabalhar conosco. Estamos à disposição para agendar uma reunião presencial e contar um pouco mais do que estamos fazendo. Com certeza vocês se surpreenderão