Estudo de ROI sobre o uso da plataforma Landesk aponta benefícios totais para os clientes

A Landesk Software, empresa de gerenciamento de desktops, dispositivos móveis e servidores, anuncia resultado de um estudo de ROI encomendado da IDC sobre o uso de produtos da empresa para automatizar processos de gestão de mudanças e configurações de TI. "No geral, a análise demonstra que a automatização de processos manuais é crítica para reduzir custos e simplificar a complexidade da TI", comenta Marcelo Lava, diretor da Landesk América Latina. "Os executivos de TI precisam se esforçar mais para poderem controlar a gestão de novos desktops, servidores e, particularmente, da sempre crescente variedade de dispositivos móveis. As soluções da Landesk ajudam a TI a gerar maior valor de negócio, mesmo quando seus ambientes de TI crescem rapidamente em escala e complexidade”, afirma o diretor.

O estudo revelou que, em média, os clientes da empresa perceberam um retorno de investimento de 698%, em três anos, de suas soluções Landesk implementadas, o que equivale a um retorno de quase sete vezes ao investimento inicial. O período de reembolso para recuperar o investimento inicial foi em média de apenas 5,1 meses. “Os benefícios totais para os clientes citados no estudo foram de U$ 32.022 por 100 usuários anualmente”, comenta Lava.

Manter a produtividade dos usuários é uma das principais funções do departamento de TI, exigindo tarefas ininterruptas de atualização, aplicação de patches e migração de PCs. Os clientes entrevistados para o estudo relataram dificuldades para gerenciar a enorme diversidade de desktops, laptops, servidores e dispositivos móveis em suas organizações. Entre os desafios, incluem-se a gestão de ativos e licenças; o provisionamento automatizado; o gerenciamento de desktops; a implementação de sistemas operacionais; o gerenciamento de limite de rede seguro; e a gestão de patches.

Como resultado da implementação das soluções de gerenciamento da Landesk, as organizações que participaram do estudo do IDC puderam quantificar os seguintes benefícios: maior produtividade da equipe de TI; maior produtividade do usuário; e redução dos custos de TI.

Para este estudo, a IDC realizou entrevistas estruturadas e detalhadas com gerentes de TI e profissionais de um grupo seleto de clientes Landesk do mundo inteiro. Os dados obtidos destas entrevistas foram analisados aplicando-se a metodologia de ROI padrão do IDC.