Fujitsu apresenta nova tecnologia baseada em computação quântica
Digital Annealer é uma tecnologia exclusiva da empresa, com o potencial de acelerar a jornada nas organizações rumo ao futuro quântico


Para a Fujitsu, a otimização de processos é essencial para que as organizações se mantenham na era digital. Um número alto de gestores (81% dos líderes de grandes companhias) acredita que esse investimento pode ajudá-los a lidar com a transformação digital e permanecer competitivo em um mercado de rápidas mudanças. É o que diz a pesquisa sobre os impactos da chegada da computação quântica em ambientes corporativos, realizada pela companhia, e apresentada no Fujitsu Fórum, evento anual de lançamento das tecnologias desenvolvidas pela empresa, que ocorreu em maio deste ano.
A companhia também apresentou o Digital Annealer, circuito digital projetado para ajudar as corporações a resolver desafios combinatórios complexos, ou seja, que estão além das capacidades dos computadores atuais. Para isso, a empresa usa uma arquitetura inspirada nas principais características do Quantum Computing, que permite avaliar múltiplas opções em potencial simultaneamente. A solução é uma exclusividade da Fujitsu, única empresa a comercializar uma tecnologia que se aproxima da computação quântica.
O Digital Annealer surgiu justamente pela necessidade das organizações de otimizar em tempo real processos complicados. Diversos setores da indústria, como manufatura, serviços financeiros e varejo, reconhecem o potencial da solução de acelerar sua jornada para o futuro, rumo a computação quântica.
"As companhias estão ansiosas com as oportunidades que a computação quântica trará, mas desapontadas com o fato de que seu uso ainda está distante. Isso explica o interesse no Digital Annealer, pois os resultados demonstrados são tangíveis em setores como serviços financeiros, manufatura e automotivo, e já está sendo implantada por empresas com visão de futuro. Nosso objetivo é torná-la uma tendência", afirma Jun Ueda, diretor de marketing e inovação, da Fujitsu no Brasil. 
A Fujitsu também aproveita o Digital Annealer em suas próprias fábricas, com isso, otimizou o estoque e reduziu as distâncias de deslocamento dos trabalhadores em 45%, o que resultou em economia de tempo nas atividades realizadas pelos colaboradores do setor.
Atualmente, o Digital Annealer está disponível apenas para testes. A Fujitsu fornece apoio às empresas para identificar em quais áreas é possível implementá-lo, a fim de identificar os desafios de uma solução que nunca antes foi considerada possível. Também é oferecido suporte aos clientes na integração do Digital Annealer em ambientes de produção. A solução pode ser implantada como um serviço hospedado na nuvem ou no local. O preço vai variar de acordo com a região e configurações.