HP conecta laboratórios de P&D em todo o mundo com tecnologia de telepresença
A redução de custo, tempo e estresse envolvidos em viagens de negócios é um dos resultados da adoção da tecnologia de telepresença pela HP para conectar sua área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Brasil a outras unidades de desenvolvimento e aos HP Labs em todo o mundo. A solução HP Halo, desenvolvida pela própria HP e adotada há pouco mais de um ano, permite reunir pessoas em salas de teleconferências interativas de alta resolução, com alta velocidade e som digital, como se todos estivessem em um mesmo ambiente.

O centro de P&D da HP no Brasil está instalado no Campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, e atua na concepção e geração de novas tecnologias e produtos, posicionando o país como um importante centro de inovação global.  “A qualidade da interação que se obtém na Halo é tão superior que passa a sensação de que estamos todos sentados à mesma mesa”, afirmou Cirano Silveira, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da HP Brasil.
 
Além de promover a colaboração mais ágil entre os centros de P&D, a adoção da tecnologia é uma das inúmeras iniciativas da HP em sustentabilidade ambiental. Com a interação virtual, a HP, primeira empresa de TI a assumir mundialmente em 2008 o compromisso de diminuir a emissão de CO2 de suas atividades, ao mesmo tempo buscando o comprometimento de sua cadeia de fornecedores, economiza em viagens internacionais e reduz a geração de gases na atmosfera.
 
“Para os usuários, a tecnologia permite uma interação em tempo real e com tamanha qualidade que é como se estivessem em uma reunião presencial. Para a HP, a solução traz ganhos de produtividade e eficiência, redução de custos com deslocamentos de executivos e emissão de poluentes”, ressaltou Eurípedes Gomes, gerente de Estratégia e Desenvolvimento de Supply Clain da HP para América Latina.
 
Os participantes vêem uns aos outros por meio de um visor de alta resolução e podem se comunicar, sem atrasos no som e na imagem, independentemente da distância entre os participantes e número de equipes conectadas. A sala de reunião virtual cria uma experiência ao vivo que proporciona a clareza de um encontro frente a frente, com quase nula percepção de tempo de latência de áudio e vídeo.
 
A HP conta com mais de 100 estúdios Halo distribuídos em 22 países. Empresas como ABN Amro, AIG Financial Products Corp, Canon, GE Commercial Finance, Novartis e PepsiCo também utilizam a tecnologia Halo.