HPE divulga portfólio as-a-Service 5G, destinado às  empresas de telecomunicações
A HPE apresenta um novo portfólio de ofertas as-a-Service para ajudar as empresas de telecomunicações a construirem e implantarem redes 5G abertas. O portfólio acelerará o caminho das empresas de telecomunicações para o crescimento da receita com 5G e permitirá que implantem rapidamente serviços 5G e, assim, ofereçam experiências dinâmicas, personalizadas e em tempo real  para funcionários, clientes e outros públicos. A estratégia aberta e o comprometimento da HPE com o mercado 5G estão alinhados aos interesses da administração e da Comissão Federal de Comunicações, que estão incentivando as empresas americanas a demonstrar liderança na inovação 5G.
Vale pontuar que a estratégia de plataforma como serviço de ponta na nuvem da HPE está posicionada de forma única para ajudar as empresas de telecomunicações com a oportunidade 5G, alavancando uma pilha de software nativa da nuvem para o core 5G, núcleo de telecomunicações otimizado, orquestração e projetos de infraestrutura de borda e Wi-Fi 6 serviços habilitados. Construído em plataformas abertas e interoperáveis, combinadas com infraestrutura de classe de operadora e componentes de software modulares, o portfólio de ofertas permite que as empresas de telecomunicações incorporem mais automação, tornem-se mais ágeis e implantem novos serviços 5G mais rapidamente no núcleo de telecomunicações, na borda da telecomunicações e na empresa.
Novidades HPE 

No core da empresa de telecomunicações, um novo HPE 5G Core Stack com a plataforma HPE de orquestração. Essa pilha de software aberta, nativa na nuvem e baseada em contêiner juntamente e o orquestrador fornecem aos clientes de telecomunicações os principais recursos de rede e a automação necessários para fornecer rapidamente novos serviços 5G aos assinantes e clientes corporativos. 

Na ponta das telecomunicações, a HPE continua a inovar com a plataforma de uso geral mais densa e robusta, permitindo a Virtual Radio Access Network (vRAN) e a Multi-access Edge Computing (MEC). Essas ofertas criadas especificamente para a HPE fornecem às empresas de telecomunicações um ambiente de serviço de TI na ponta da rede celular.
Além disso, a Infraestrutura entregue como as-a-Service com o HPE GreenLake está disponível por meio de serviços de gerenciamento e modelo elástico, essas ofertas oferecem às empresas de telecomunicações uma rampa rápida e atraente para implantar serviços 5G, permitindo que elas reduzam investimentos iniciais de capital e o risco, utilizando hardware e software especializados e comprovados para telecomunicações e empresas de ponta.

Para Phil Mottram, vice-presidente e gerente geral da Unidade de Negócios CMS da HPE, a abertura é essencial à natureza evolutiva do 5G e, além disso, com o HPE 5G Core Stack, é possível reduzir custos operacionais, implantar recursos mais rapidamente e manter-se aberto a várias redes e tecnologias, evitando ficar preso a uma abordagem de fornecedor único. "A HPE possui um dos mais amplos portfólios 5G do mercado e está posicionada de forma exclusiva para ajudar as empresas de telecomunicações a construir um núcleo 5G aberto de vários fornecedores, otimizar a borda com vRAN e fornecer conectividade e novos serviços de computação para a empresa usando MEC e Wi-Fi 6", diz o executivo.

O 5G promete revolucionar o cenário tecnológico, mas a jornada para o 5G difundido está em seus estágios iniciais. Para obter os benefícios e o poder do 5G, é necessário combinar um núcleo 5G autônomo com as redes de acesso de rádio 5G nascentes. As redes da geração anterior geralmente dependiam de sistemas proprietários verticalmente integrados de um único fornecedor, mas o 5G oferece a oportunidade de mudar para plataformas abertas nativas da nuvem que utilizam servidores comerciais prontos para uso juntamente com componentes de software modulares de diferentes fornecedores, permitindo que as empresas de telecomunicações monetizem novos serviços 5G inovadores mais rapidamente.
Na ponta da rede de telecomunicações, a infraestrutura de rede herdada na RAN também usa tecnologia de rede proprietária, que resulta em altos custos operacionais e agilidade limitada. Além disso, as frequências mais altas do 5G têm problemas para penetrar nos edifícios, portanto as empresas de telecomunicações precisarão utilizar redes RAN 5G e Wi-Fi 6 em locais fechados, a fim de fornecer serviços ininterruptos a seus clientes, quando eles entrarem em shopping centers, campi e edifícios de escritórios.

O portfólio 5G aberto da HPE oferece a solução para esses desafios 5G no core, no acesso e indoor núcleo bem como a plataforma de orquestração que permite o "network slicing" automático prometem liberar o potencial do 5G, permitindo uma série de novas aplicações em diversos setores, incluindo automotivo, educacional, serviços financeiros, governo, manufatura e serviços públicos.

Essas tecnologias prontas para 5G, de ponta a nuvem, estão disponíveis mediante assinatura ou pré-pagamento via HPE GreenLake para ajudar a acelerar o lançamento da infraestrutura 5G sem gastos iniciais de capital e para gerenciar a incerteza de tempo e o dimensionamento de implantações 5G. Com o HPE GreenLake, as empresas de telecomunicações podem crescer e expandir sua rede, à medida que novos usuários ficarem on-line e pagarem mensalmente com base na utilização medida. Por meio do HPE GreenLake, a infraestrutura 5G pode ser operada em nome do cliente, a fim de liberar recursos para se concentrar na inovação na ponta da rede e da empresa. 

Acelerando a adoção do 5G com uma pilha de softwares 5G Core nativa da nuvem, disponível como solução pré-integrada e como serviço
 

O valor real do 5G só pode ser alcançado quando as redes de acesso por rádio são combinadas com uma rede core de 5G incorporando o "network slicing" automatizado. Isso permitirá gerenciamento holístico, compartilhamento de dados e divisão em redes virtuais 5G com uso e características dedicados. A promessa do 5G será lançada por meio de plataformas abertas e modernas interoperáveis com as redes existentes para permitir que as empresas de telecomunicações tragam novos serviços 5G ao mercado rapidamente, enquanto fazem a ponte das redes da geração anterior.

A HPE 5G Core Stack é uma pilha de software de rede principal 5G em contêiner nativa da nuvem que acelera a jornada para novos fluxos de receita 5G, integra-se perfeitamente às redes da geração anterior e está pronta para o futuro para os próximos avanços nos padrões 5G. O 5G Core Stack estará disponível como uma plataforma integrada de software e hardware, com base em plantas validadas de núcleo e ponta da HPE Telco e entregue com suporte dentro do HPE GreenLake e. Ao implantar um núcleo 5G verdadeiramente aberto e nativo da nuvem, as empresas de telecomunicações podem trocar as funções de rede conforme necessário, permitindo responder aos desenvolvimentos do mercado e evitar o aprisionamento do fornecedor.
Já o HPE Service Director é a plataforma de orquestração que automatiza o ciclo de vida completo do serviço, combinando Fulfillment e Assurance através de redes físicas, virtuais e Serviços Digitais. O Service Director é 100% orientado a catálogos - todos os processos e serviços de negócios são totalmente configuráveis usando a nova abordagem de Modelagem baseada em intenção - gerando automaticamente fluxos de trabalho, regras, APIs e interfaces de usuário.

Tornando a rede de acesso virtual via rádio e operacionalizando a computação de borda

Para otimizar novos serviços na área de telecomunicações, a HPE continua inovando na área de 5G e está desenvolvendo novas soluções de infraestrutura projetadas para fornecer soluções vRAN e MEC na área de telecomunicações ou na empresa. Na fronteira entre a empresa de telecomunicações e a empresa, as empresas de telecomunicações precisam oferecer novos serviços de computação de ponta, e as empresas precisam de uma maneira eficiente para consumi-los.
 

Estendendo a experiência 5G à empresa com Wi-Fi 6

Hoje, quando os assinantes entram em um prédio e alternam manualmente para a rede Wi-Fi corporativa a fim de manterem a conectividade de alto desempenho interna, o acesso e a visibilidade do assinante podem ser perdidos, limitando a capacidade das operadoras de telecomunicações de fornecerem serviços. Usando a tecnologia Passpoint® e o novo serviço Aruba Air Pass, os assinantes de celular agora podem percorrer com segurança e automaticamente as redes Wi-Fi participantes dos clientes corporativos da Aruba usando suas credenciais SIM e ficar visíveis para as operadoras de rede móvel. Essa tecnologia estende a presença de 5G para a empresa, permitindo o acesso das empresas de telecomunicações aos usuários e dispositivos de IoT conectados por Wi-Fi, e é essencial para manter altos níveis de serviço e a capacidade de criar e monetizar novos serviços.

A HPE fará parceria para acelerar as oportunidades criadas no Aruba Air Pass e no Air Slice, a fim de aprimorar ainda mais a integração da rede e as margens do cliente, permitindo que os assinantes percorram perfeitamente as redes de celular 5G para Wi-Fi, juntamente com a garantia de qualidade de serviço, tudo gerenciado na nuvem pelo Aruba Central. O Aruba Central é uma plataforma unificada de operações, garantia e segurança de rede que simplifica a implantação, o gerenciamento e a garantia de serviços de ambientes sem fio, com fio e SD-WAN. "O 5G tem o potencial de revolucionar nossas vidas digitais e a combinação de 5G e Wi-Fi 6 apresenta às empresas de telecomunicações um leque ilimitado de possibilidades para oferecer aos assinantes serviços novos e atraentes que podem transformar a experiência do usuário", disse Keerti Melkote, presidente da Intelligent Edge na HPE e fundador da Aruba Networks. "Com um amplo portfólio de inovações que abrangem desde o núcleo da empresa de telecomunicações até a borda da empresa, a HPE é a única empresa de plataforma como serviço que pode oferecer infraestrutura, soluções de software e conhecimento técnico para dar suporte às empresas de telecomunicações globais em sua busca por soluções completas.