IBM e we.trade  anunciam ampliação da colaboração para auxiliar bancos e clientes a digitalizar o comércio internacional
IBM se junta a bancos fundadores como novo acionista

A IBM em parceria com a  we.trade, uma plataforma baseada em blockchain que torna o comércio internacional mais rápido e eficiente,  anunciaram uma colaboração aprimorada  que acelerará a comercialização da plataforma global. A IBM também se tornou um novo acionista, juntamente com os 12 acionistas bancários existentes.

No clima atual, melhorar o acesso ao financiamento comercial é fundamental para a recuperação econômica. Com a interrupção em muitos serviços que suportam os métodos tradicionais de financiamento do comércio, agora existe um incentivo adicional para o comércio internacional se tornar digital, incluindo plataformas que oferecem versões digitalizadas de processos de negócios anteriormente manuais para garantir que firmas, empresas, contratos e acordos de financiamento comercial podem ser virtualmente vinculados.

Por esse motivo, nos últimos meses, a rede impulsionou seu crescimento, à medida que as organizações se deslocam para substituir os processos de financiamento comercial baseados em papel por uma solução digitalizada. A partir de julho de 2020, a we.trade expandirá os serviços para bancos e clientes adicionais em toda a Europa antes de expandir a rede globalmente, começando pela Ásia e continuando pela América Latina.

"Nenhuma outra plataforma de negociação distribuída baseada em contabilidade se moveu tão rapidamente para agregar valor às organizações membros e seus clientes", disse Ciaran McGowan, CEO da we.trade. "O entusiasmo por esta plataforma ressalta a necessidade de continuar investindo e expandindo o acesso a um número crescente de organizações".

Construído com a versão mais recente da IBM Blockchain Platform, o we.trade é apoiado por alguns dos principais bancos do mundo, incluindo CaixaBank, Deutsche Bank, Erste Group, HSBC, KBC, Nordea, Rabobank, Santander, Société Générale, UBS e UniCredit. A plataforma está projetada para conectar compradores, vendedores, bancos, seguradoras e organizações de logística em uma rede que simplifica o comércio internacional.

A we.trade ajuda a automatizar muitos dos processos relacionados ao financiamento comercial, além de fornecer aos comerciantes acesso a serviços de seguros, classificação de crédito e logística. Uma vez on-line, os comerciantes podem iniciar pedidos, gerenciar o processo de pedido de pagamento e obter financiamento. Eles também podem pesquisar na web para descobrir novos parceiros de negócios.

Uma nova pesquisa do IBM Institute for Business Value (1) com mais de 1.000 organizações em todo o mundo descobriu que acessar novos mercados é um dos principais fatores motivadores para ingressar em uma rede blockchain existente como a we.trade. Enquanto isso, 64% dos entrevistados indicaram que reduzir o atrito nos processos e serviços atuais era um dos principais motivos para usar a tecnologia blockchain para aumentar os investimentos existentes em digitalização comercial.

"A direção estratégica da we.trade e da IBM está focada em impulsionar o crescimento e a transparência em todo o ecossistema de negócios, colaborando para melhorar o efeito da rede da blockchain e expandindo o acesso ao financiamento de negócios e outros serviços de mercado", afirmou Jason. Kelley, GM de Blockchain Services da IBM. "A tecnologia inovadora e as novas estruturas de preços ajudarão mais bancos a se alinharem com os controles internos de produção, usando seus serviços de nuvem. Enquanto isso, a we.trade visa ajudar os bancos a criar novos corredores de negócios confiáveis e expandir os mercados, interconectando-se com outras plataformas regionais de serviços de negócios".