Intel apresenta seu portfólio para a transformação de infraestrutura para redes 5G
Principais operadoras escolhem SoC para estação base de 10nm  da marca

A Intel  visa  impulsionar a transformação de infraestrutura para redes 5G. A empresa acaba de anunciar uma série de novidades em hardware e software, incluindo o lançamento do novo Intel Atom P5900, um SoC de 10nm para estações base sem fio, ponto crítico de implantação inicial para redes 5G.
"Conforme o setor vai fazendo a transição para o 5G, seguimos enxergando a infraestrutura de rede como a oportunidade mais significativa no mercado de silício, com valor estimado em 25 bilhões de dólares até 2023", afirma Navin Shenoy,  vice-presidente executivo e diretor de Data Platforms Group da Intel. "Ao oferecer aos clientes o caminho mais rápido e eficaz para projetar, entregar e implantar soluções 5G, no núcleo, borda e acesso, estamos prontos para expandir nossa posição líder em silício nesse mercado em crescimento."
Portfólio inédito para infraestrutura 5G
À medida que a promessa da tecnologia 5G ganha força, os clientes esperam o desempenho e a flexibilidade aprimorados necessários para o acesso rápido a serviços com menor latência. Para atender a essa demanda, a Intel anuncia uma série de novidades, incluindo:
Lançamento da plataforma Intel Atom P5900, primeiro SoC de 10nm da Intel baseado em arquitetura para estações base sem fio: Com a chegada do Intel Atom P5900, a empresa leva a arquitetura da Intel da base até o acesso e até a borda mais distante da rede.  A Intel espera ser a principal fornecedora de silício em estações base até 2021, um ano antes do previsto. O Intel Atom P5900 é um SoC de 10nm altamente integrado, desenvolvido para atender as necessidades críticas para rede 5G, incluindo ampla largura de banda e baixa latência para entregar tudo que é necessário para estações base 5G hoje e no futuro. O produto amplia o vasto portfólio de silício da Intel para ambientes de rede e apresenta o silício da Intel como a fundação para o mercado de estações base sem fio, com 6 milhões de estações base 5G previstas até 2024. A Intel está trabalhando com os principais provedores a fim de entregar esse produto como parte de suas soluções diferenciadas à prova de futuro.
2ª geração de processadores escalonáveis Intel  Xeon: Os processadores escalonáveis Intel Xeon são a fundação para a infraestrutura de plataformas de dados. Mais de 30 milhões de unidades já foram vendidas, liderando a transformação da rede. Este ano, 50% das implantações de rede principal estão se transformando em redes virtualizadas, com expectativa de crescimento além de 80% até 2024 com a chegada do 5G. Os novos processadores escalonáveis Intel Xeon da segunda geração oferecem um aumento médio de desempenho de 36%  e desempenho em média 42% superior por dólar do que a geração anterior (Intel Xeon Gold), além de mais valor para clientes em suas necessidades na nuvem, na rede e na borda. Os processadores escalonáveis Intel Xeon também ajudam a proteger a integridade dos dados e da plataforma com segurança aprimorada por hardware e aceleradores de encriptação embutidos. No total, a Intel lançou 18 Select Solutions atualizadas, suportando esses novos processadores nas cargas de trabalho priorizadas pelos clientes.
Lançamento do Diamond Mesa, primeiro ASIC estruturado de última geração da Intel para aceleração de rede 5G: A solução Diamond Mesa foi desenvolvida para complementar a seleção inédita de processadores e FPGAs da Intel, levando o alto desempenho e a baixa latência necessários para as redes 5G. ASICs estruturados como o Diamond Mesa oferecem uma otimização de risco mínimo para cargas de trabalho que não precisam de toda programabilidade dos FPGAs, com possibilidade de dobrar a eficiência de desempenho em comparação com a geração anterior. Assim, a Intel passa a ser o único provedor oferecendo uma fundação de plataforma de silício completa para infraestrutura de rede. Diamond Mesa já está disponível para testes iniciais com clientes selecionados.
Apresentando o adaptador de rede Intel Ethernet série 700 com protocolo de tempo de precisão aprimorado por hardware, primeiro Ethernet NIC otimizado para rede 5G: A série Ethernet 700 Edgewater Channel é o primeiro adaptador de rede otimizado para 5G da Intel, oferecendo sincronização de serviço em toda rede com protocolo de tempo de precisão (PTP) aprimorado por hardware. Os requisitos de latência nas implementações de rede 5G já são um desafio para a tecnologia Ethernet existente, especialmente para servidores na borda. Manter uma sincronização de tempo precisa na rede por um valor acessível é uma forma de ajudar a lidar com a latência da aplicação. O adaptador Ethernet série 700 aumenta a precisão do tempo necessário para redes 5G por meio de uma combinação de aprimoramentos de hardware e software. As amostras do Edgewater Channel já estão disponíveis. A produção começa no segundo trimestre de 2020. 

Novos Investimentos em Software
A Intel expande seus conjuntos de ferramentas de software líderes do setor para computação na borda a fim de acelerar a disponibilidade das inovações para seus clientes e parceiros com novos recursos integrados ao conjunto de ferramentas Open Network Edge Services Software (OpenNESS). O OpenNESS passa a oferecer suporte a implantações independentes de 5GNR e EPA (sigla em inglês para Enhanced Platform Awareness), oferecendo aos clientes a flexibilidade de implantar com facilidade os microsserviços de borda nativos da nuvem. A Intel está oferecendo kits personalizados OpenNESS para acelerar implantações 5G personalizadas. O OpenNESS é um complemento às soluções OpenVINO™ e Open Visual Cloud da Intel para as necessidades para o desenvolvimento de computação na borda.
Colaborações Inéditas de Ecossistema
A inovação tecnológica exige uma colaboração profunda entre os inovadores do setor com base em contribuições mútuas. Dada sua vasta experiência nas principais transições de tecnologia do mercado, a Intel ocupa uma posição única para acelerar a colaboração entre seus clientes e parceiros. A Intel anunciou parcerias estratégicas com os líderes do setor, incluindo Altiostar, Dell, Deutsche Telecom, HPE, Lenovo, QCT, Rakuten, VMware e ZTE para aprimorar o recurso de infraestrutura de rede e acelerar as soluções para a borda no mercado.