International CES 2015 - ...porque o que acontece em Vegas, nesse caso, definitivamente, não fica só em Vegas...

O mês de janeiro virou uma tradição para os aficionados em informática em todo o mundo: é quando acontece a International CES, maior feira de eletrônicos de consumo mundial, realizada na meca do entretenimento, a cidade americana de Las Vegas. Centenas de lançamentos são feitos pelas principais fabricantes de tecnologia durante os quatro dias em que acontece o evento. A PartnerSales, como parceira oficial, traz agora o melhor da edição 2015. Confira a seguir:

Dois dias antes da abertura oficial, a imprensa teve acesso ao CES Unveiled, uma espécie de prévia do que esperar pelos próximos dias. Completamente “hands-on”, esta foi a oportunidade ideal para estar frente a frente com algumas das principais fabricantes, seus respectivos produtos e testá-los em primeira mão. Este ano, foram 94 jornalistas de 32 diferentes países.

A CES 2015 quebrou todos os recordes anteriores. Além dos 3.500 expositores, a CEA, empresa que organiza o evento, calcula que em torno de 150.000 visitantes estiveram por , vindos de 140 países distintos, e foram contabilizados mais de 20.000 lançamentos de produtos. O evento, dividido por três áreas (CES Tech East, CES Tech West e C Space at Aria), representa um espaço de 185.000m², o equivalente a 23 campos de futebol. Por ali tudo é majestoso e gigantesco, afinal, não custa lembrar, é Las Vegas. Não à toa, este último espaço, o C Space, foi incluído pela primeira vez dentro do luxuoso hotel Aria. Criado com a intenção de ser um local exclusivo para networking, contou com a presença de agências de publicidade, grandes marcas, profissionais de marketing e mídias sociais, além, claro, de conferências exclusivas, como as de Neal Mohan, VP de Publicidade em Vídeo do Google, e Scott Burke, VP Sênior de Publicidade do Yahoo. “Criamos este novo espaço para promover conteúdo, criatividade e tecnologia para o exigente consumidor que visita a International CES 2015”, diz Karen Chupka, VP Sênior e Estrategista de Negócios Corporativos da CEA.

Outra grande novidade foi o número de “marketplaces” (mercados segmentados) deste ano: 27. A Internet das Coisas (IoT) não poderia ficar de fora. Cerca de 900 expositores “IoT” estiveram presentes, entre eles, Bosch, Lowe´s, iDevices, Muzzley etc. Um dos marketplaces de maior destaque foi o de “Sistemas Não Tripulados”, com os “drones” ocupando o centro das atençõesOutros marketplaces foram “Sensores”, dedicado à tecnologia em movimento, “Parque Eureka”, com foco em start-ups, “Games”, “Relógios, Veículos e Casa Inteligentes”, “Saúde”, “Impressão 3D”, “Imagem Digital”, “iProducts” e “Esportes”. “A tecnologia está sendo cada vez mais usada no mundo desportivo e a CES não poderia ficar de fora desta grande oportunidade. Sensores, wearables devices (vestíveis) e a mobilidade estão revolucionando os esportes em tempo real, fornecendo informações que auxiliam as empresas a alcançarem seus principais objetivos”, diz Karen.

As principais novidades: o que ficar de olho?

Anualmente, a CEA divulga as cinco maiores tendências através da pesquisa “Five Tech Trends to Watch” e os destaques, desta vez, ficaram por conta do Big Data, a ascensão das máquinas (Internet das Coisas, robótica e carros sem motorista), saúde digital, entretenimento e conteúdo, que inclui realidade aumentada, e modelos de negócios com foco em inovação.

Realidade aumentada (Glasswear)

Este foi um dos devices mais inovadores que vimos na feira este ano e provocou a curiosidade de muitos visitantes na CES. A Samsung apresentou o Gear VR Innovator Edition, em conjunto com a empresa Oculus, que proporciona uma sensação de imersão completamente nova. Compatível por enquanto apenas com o smartphone Samsung Note 4, a realidade virtual ganha novas possibilidades. Depois da desilusão do Google Glass, as fabricantes aprenderam o que não se deve fazer. Dezenas de desenvolvedores mostraram óculos com melhor acabamento, elegantes, além de serviços e aplicativos que fazem desta uma das principais categorias a serem observadas nos próximos anos.

Smartphones

A maior categoria em eletrônicos de consumo hoje é dominada por Apple e Samsung. Mas há outras fabricantes que chamam a atenção no segmento, como Lenovo, Huawei e Alcatel que podem vir a se tornar grandes players neste lucrativo mercado que movimenta bilhões de dólares e que ninguém quer perder. Vale frisar que a Microsoft está tentando estruturar seu negócio de smartphone, porém, sem números relevantes e mais uma vez ficou fora da CES, como assim o fez nos últimos quatro anos.

Televisores

As TVs estão sempre presentes na CES e, com toda certeza, é um dos setores mais procurados. Uma vez passado o boom das grandes telas, agora chega a vez de olhar para a resolução 4K, que dominaram os estandes deste ano. 4K e streaming de conteúdo serão tão importantes como a TV em si. E, claro, não se pode deixar de mencionar os formatos curvados e TVs flexíveis, que todavia, despertam a curiosidade de muitos, mas, no entanto, com preços ainda não muito acessíveis.

Wearables

Aqui está o futuro. Disto ninguém discorda. O mercado de fitness wearable explodiu na CES há dois anos e agora volta a se consolidar em uma matriz mais gerenciável. Este ano, as fabricantes devem trazer monitoramento cardíaco à lista de afazeres em todas as categorias de fitness, de uma simples subida de escada ao sono monitorado.

Car Tech

Em 2010, a Ford, representada por seu CEO, Allan Mulally, preparou a palestra de abertura na CES. Foi a primeira vez que a indústria automobilística subiu ao palco, e desde então, o show tem sido uma grande vitrine da tecnologia automotiva. Ford, Mercedes, Audi, Chrysler e Hyundai estiveram presentes à edição 2015. Espera-se que elas enfatizem aplicativos conectados aos veículos, tornando-os “inteligentes”, seja através do Apple Carplay ou do Auto Android. Entretanto, para o mercado brasileiro, esta tendência ainda se mostra bastante incipiente.

Outros temas que despertaram a curiosidade do público foram Impressão 3D, que contou com um marketplace exclusivo, Games, Saúde & Bem Estar, Robótica e a sensação Zigbee, que designa um conjunto de especificações para a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos, com ênfase na baixa potência de operação, na baixa taxa de transmissão de dados e no baixo custo de implantação.

As novidades das fabricantes

A Panasonic anunciou uma parceria com o Mozilla e apresentou durante a keynote (palestra) principal as TVs Firefox 4K, que estarão disponíveis no final de março. A Smart TV TC-50CX600U 4K UHD tem uma das principais inovações em matéria de painel de LED com a tecnologia “Wide Color Phosphor”, de alta fidelidade de cores, uma exclusividade da Panasonic. Com o novo painel de LED, a economia de energia será ponto alto até mesmo em modelos com telas menores.

A Samsung anunciou a nova linha de TVs SUHD. O objetivo da companhia com o lançamento é criar um novo padrão em conteúdo UHD Premium e levar a experiência de visualização a patamares superiores. A linha proporciona imagens de qualidade superior, contraste, brilho e cores mais vibrantes. Com design estilizado de tela curva, proporciona aos usuários uma experiência de visualização mais envolvente e as funções de Smart TV agora possuem o novo sistema operacional Tizen, garantindo aos usuários fácil acesso ao seu conteúdo favorito. Utilizam tecnologia de nanocristais e a função inteligente de remasterização da qualidade de imagem. “Nosso DNA e espíritos inovadores nos levam a superar os limites e proporcionar novas possibilidades no que diz respeito ao entretenimento domiciliar”, afirma HS Kim, presidente da unidade de telas da Samsung Electronic.

A Huawei apresentou um portfólio com mais de 100 produtos. Entre as novidades estão os mais recentes smartphones, wearable devices, tablets, dispositivos para acesso móvel, doméstico e para a casa inteligente e OTT (Over the Top), conteúdo de vídeo entregue através de meios alternativos. Dentre os smartphones de destaque estão o Huawei P7 (edições Sapphire, Arsenal e padrão), o Huawei Mate7 (edições Premium e Padrão), além do Huawei Honor 6 e Honor 6 Plus, que conta com três câmeras. “São muitos recursos inovadores e novidades encontradas nos smartphones. Por isso, é necessário permitir que os consumidores possam testar os produtos no ponto de venda. Assim, com amostras funcionais, o consumidor terá uma melhor experiência ao verificar os benefícios de uso do produto, aumentando as vendas”, disse Daniel Dias, gerente comercial da Huawei.

A BenQ acredita ser importante participar da CES para que os visitantes da feira vejam, conheçam e testem os produtos da empresa. “Fabricamos produtos com um nível altíssimo de qualidade e esse tipo de evento é o lugar ideal para mostrarmos. O objetivo é que todos tenham sempre a melhor experiência”, diz Marcelo Café, diretor comercial da companhia. Entre os principais lançamentos, destaque para o Monitor 4K Mod. BL320IPH, de 32”, que possui resolução 4K2K Ultra High Definition (UHD), tecnologia sRBG para cores mais precisas, IPS, CAD/CAM e modo low blue light (para não danificar os olhos) e também os monitores gamers modelos XL2430T e RL2755HM que serão lançados no Brasil este mês, com melhorias no ajuste de cores, escala e black equalizer em relação ao modelo anterior, XL2420Z. Café ressalta ainda os projetores MS524 e MX525, de produção local, ideal para pequenos e médios espaços com 3.200 ANSI Lumes, 13:000:1 de contraste, HDMI e 3D, além da nova linha TreVolo, uma caixa de som com Bluetooth e tecnologia eletrostática que oferece um som mais limpo e cristalino.

A ADATA apresentou na CES uma linha completa e inovadora de produtos, entre eles, as memórias de módulo DDR4 de altíssima velocidade - 3465MHZ - e no segmento de flash drives, os destaques foram os modelos UFD UE720, personalizado através de identificação digital e capacidade entre 16 e 64Gb; o UFD UC520 de tecnologia Bluetooth 4.0 e capacidade também entre 16 e 64Gb e o SSD 2.5” SE700 com interface USB 3.1 e conector Tipo C (Type C Connector). Outra novidade foi a lâmpada de mesa LED “Tulip”, com consumo 60% menor do que as tradicionais e três controles ajustáveis de luminosidade. O público presente ainda se mostrou bastante curioso com as lâmpadas RGB AURA, que permitem o controle sem fio de até 64 lâmpadas de uma só vez através de um aplicativo (app) gratuito no smartphone e podem ser ajustadas num total de mais de 16 milhões de cores.

A Lenovo exibiu a nova linha de conversíveis e tablets YOGA que traz novas tecnologias, além do grande diferencial: a flexibilidade. Destaque para os modelos YOGA 3,  finos, leves e com 11 e 14” . Outro lançamento foi o ThinkPad YOGA, otimizado para empresas, em modelos de 12, 14 e 15” com a câmera Intel RealSenseT 3D opcional. E ainda o YOGA Tablet 2, de 8”, que inclui o sistema operacional Windows e a tecnologia Lenovo AnyPen, que transforma praticamente qualquer caneta em uma ferramenta de escrita em tablets. Alguns modelos ThinkPad YOGA incluem, ainda, a ActivePen opcional para escrita manual conveniente e precisa. Ideal para tarefas de produtividade, como fazer anotações, enviar e-mails ou criar apresentações, reproduzindo com precisão a escrita manual do usuário em papel. “O estilo de vida dos usuários está sempre evoluindo e se transformando, e nossa linha de conversíveis e tablets YOGA também”, explicou Dilip Bhatia, VP de Marketing Internacional e Design do grupo de PCs da Lenovo.

A Wacom expôs o Cintiq 27QHD e o 27QHD touch destinado aos consumidores que usam a criatividade para desenhar, pintar e editar projetos e ilustrações. O Cintiq  combina produção criativa de alta qualidade em arte, design, edição de imagem e animação em 3D. Com a exibição de 1,07 bilhões de cores (97% da série da Adobe), este display interativo garante aos artistas a combinação mais exata e próxima da cor real, graças à aplicação Wacom Colour Manager, elaborada pela X-Rite. Com uma tela de vidro de 27”, nas dimensões 2560x1440, tanto o Cintiq 27QHD quanto o Cintiq 27QHD touch proporcionam uma superfície expansiva de trabalho, que permite a criação por designers, ilustradores, desenvolvedores de jogos ou de filmes trabalhos mais detalhados e em grande escala e diretamente na tela.

Já a marca holandesa Burg, que foca na tecnologia vestível (wearables), anunciou o lançamento do relógio inteligente (smartwatch) Burg 27 3G com câmera 2.0Mp, Bluetooth 4.0, Facebook, Skype, GPS, 3G e Wi-Fi. A empresa garante ser o único wearable capaz de ser um dispositivo separado, ou seja, funciona mesmo sem estar ao lado do telefone para que trabalhe. A fabricante, que participou pela primeira vez da CES, tem grandes expectativas no segmento, inclusive para o próprio mercado brasileiro, onde deve chegar em breve. “Depois de lançar a marca nos EUA, os varejistas estão ansiosos por ter em mãos finalmente um produto verdadeiramente wearable. Estamos radiantes por poder apresentar as nossas mais diversas linhas aqui na CES”, diz Ruben Alvo, diretor América Latina da empresa.

A TRENDnet divulgou a entrada no segmento de Automação Residencial e Baby Cams (monitoração de bebês), além de novas tecnologias wireless na categoria AC, como roteadores, Powerlines e NVRs. A empresa conta com soluções completas de vídeo vigilância, incluindo Chaveadores KVM, Câmeras IP, Network Storage,  Switches, Conversores de Fibra Ótica, Modems, além de dispositivos USB, Gigabit Ethernet, Power over Ethernet (PoE), Wireless etc. “Através do site os canais tem acesso a preços exclusivos para revendas, além de uma série de outras informações e o catálogo de produtos no Brasil”, diz Pablo Garcia-Servin, gerente de Desenvolvimento Sênior LATAM da empresa. Um dos destaques na feira foi o Roteador Wireless Tri Band AC3200 modelo TEW-828DRU, com portas USB 3.0, 1300 Mbps Wi-Fi AC1 e processador dual core 1GHz. Atualmente, as distribuidoras no país são Network1/Move1 e Dicomp.

A Plextor lançou o novo SSD M7e, o mais rápido Gen SSD 2x4 M.2 no mercado atual, segundo a companhia. O M7e apresenta tecnologia PCIe de máxima performance, permitindo que até 2Gb de informação seja transmitida em um segundo. As unidades PCI Express possibilitam aos gamers e usuários de alta intensidade o máximo de desempenho e sinergia que eles tanto precisam em seus dispositivos.

A Corsair apresentou as fontes de alimentação da série HXi que permitem um extremo e rígido controle de tensão, operação praticamente silenciosa e um conjunto de cabos totalmente modular. O modelo HX1200i tem capacitores japoneses de 105°C e são uma excelente companhia para PCs de alto desempenho, onde a confiabilidade é essencial. A eficiência 80 Plus Platinum reduz o custo operacional e o excesso de calor, e em conjunto com a tecnologia de modo FanZero RPM, permite uma operação virtualmente silenciosa. Com o apoio do Corsair Link Digital, se pode monitorar o desempenho de fornecimento de energia e a velocidade do ventilador diretamente do desktop.

CES x Palestras

A International CES também se destaca por “keynotes” (palestras) de renomados CEOs de algumas das maiores empresas do mercado, como Samsung, Intel e GoPro.

O presidente e CEO da Samsung Electronics, BK Yoon, em seu discurso, pediu mais abertura e colaboração entre as indústrias para liberar as infinitas possibilidades que a Internet das Coisas (IoT) tem a oferecer. “A Internet das Coisas tem potencial para transformar nossa sociedade, nossa economia e a forma como vivemos”, disse Yoon. E completou: “Cabe a nós nos unirmos – como indústria – e colaborar com diferentes setores – para transformar essa grande promessa em realidade. Cada pessoa está no centro de seu próprio universo tecnológico e o universo de IoT se adaptará e mudará à medida em que as pessoas forem transitando por seu mundo”, concluiu.

A Intel anunciou inúmeros avanços tecnológicos e iniciativas voltadas a acelerar a computação para um próximo nível, que incluíram o módulo Intel Curie, um produto de hardware do tamanho de um botão para soluções vestíveis, novos aplicativos para as câmeras Intel RealSense abrangendo robôs, drones voadores com múltiplas hélices e experiências 3D. “O surgimento de novas experiências de computação pessoal, dispositivos inteligentes e conectados e a revolução dos vestíveis estão redefinindo o relacionamento entre os consumidores e a tecnologia”, pontuou Brian Krzanich, CEO da Intel.

As câmeras esportivas GoPro, unanimidade nos dias de hoje, são as preferidas de profissionais e anônimos em todo o mundo. O CEO da companhia Nick Woodman disse que as pessoas não querem comprar apenas produtos, mas sim soluções. “O dia em que pararem de compartilhar histórias, teremos um problema, porém, acredito que isso não acontecerá tão cedo”, brincou Woodman.

Ao fim da edição 2015, o CEO da CEA, Gary Shapiro, estava exultante. “Esta CES excedeu em muito as nossas expectativas. Foi incrivelmente inspirador e passou um sentimento comum aos participantes de que a inovação está por todos os lados, seja em áreas como meio ambiente, saúde, transportes ou segurança”, disse Shapiro. E agregou: “A CES é o centro de convergência entre conteúdos, serviços e produtos, que quando combinados criam incríveis novas tecnologias que melhoram e mudam completamente a vida das pessoas”, concluiu o executivo.