Kaspersky indaga: Antivírus impacta desempenho do jogo: mito ou verdade?
Campanha #PlaySafe da Kaspersky desafia comunidade gamer, streamers e canais especializados em hardware a testarem promessa do Modo Gaming




Antivírus e game no PC são duas coisas que não combinam, certo? Esse velho mito da computação já foi verdade há 15 anos. Porém, a tecnologia evoluiu e o impacto no processamento do equipamento passou a ser mínimo. As provas são as principais avaliações de laboratórios independentes, como o AV Comparatives e o AV Test . Como lendas antigas podem ter vida longa, a Kaspersky decidiu quebrar este mito com a campanha #PlaySafe.

Uma das primeiras ações realizadas pela Kaspersky foi pedir um teste para determinar o desempenho de jogos com a segurança ativada. Esses benchmarks foram realizados por dois canais especializados em hardware: Adrenaline e WM Informática. Ambos utilizaram computadores com configurações intermediárias (detalhes abaixo). Os resultados demonstraram que o impacto é quase irrelevante (entre 0% e 5,96%), com o Modo Gaming ativo e sem a suíte de proteção instalada. Ao se colocar na balança os benefícios de estar com os dados seguros, as vantagens de ter um produto de segurança robusto ficam ainda mais evidentes.

Além do teste técnico, a campanha #PlaySafe da Kaspersky ainda conta com um teste prático. A empresa está trabalhando com 18 streamers de diferentes jogos para PC, que estão realizando sua rotina normal - porém usando a suíte Kaspersky Security Cloud com o Modo Gaming ativo. Além do jogo em si, ainda fazem transmissões ao vivo, algo que demanda ainda mais de desempenho - tanto gráfico quanto do processador - para não impactar a jogabilidade nem a transmissão ao vivo. A lista dos streamers e jogos são:



1. Eric Cat - League of legends e Valorant
2. Pimenta Rosa - Call of Duty / World of Warcraft
3. K13TV - Dota 2
4. Vet - Valorant / Point Blank
5. Aedrons - Dota 2
6. Mahrio - World of Warcraft
7. Sandoiche - Magic
8. Cellin RJ - League of legends
9. Souzones - Valorant
10. Cogu - CS GO / Valorant
11. Bax - Path of exile
12. Hayashi - Call of Duty
13. Bianquinha 182 - League of legends
14. Wendell - Black Desert
15. Ale Apoka - CS GO / F1
16. Nerd Engenheiro - Rainbow Six
17. Luuana - CS GO / Valorant
18. Xuxa TV - Black Desert



"Esta ação não visa apenas acabar com um mito antigo, mas também temos o objetivo de criar consciência entre a comunidade gamer de que a segurança digital é importante. Porém, percebemos que a performance do jogo é algo tão crítico para este público que precisávamos criar uma abordagem que realmente engajasse a comunidade. E acreditamos que encontramos um jeito, pelo menos divertido, para mostrar se vale a pena expor-se aos riscos online por 1 ou 2 FPS a menos", afirma Leonardo Castro, diretor de e-commerce da Kaspersky na América Latina .