Lenovo Brasil investe na manufatura 4.0 e anuncia a implementação de processos inteligentes em fábrica local
Fabricante foca em digitalização, Inteligência Artificial e Internet das Coisas; meta é chegar a 30% de automatização até 2020

 A Lenovo reafirma seu pioneirismo em manufatura 4.0 com investimento nas áreas de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) em sua planta em Indaiatuba, no interior de São Paulo. A unidade brasileira alavancou sua produtividade aumentando a automatização de processos, reaproveitando o potencial de trabalho em 23% de estações automatizadas- a meta é chegar a 30% até o próximo ano. “A automação na Lenovo está diretamente relacionada a melhor qualidade possível. Usamos os dados colhidos durante os processos de forma inteligente, sempre a fim de elevar nossa entrega para os clientes”, afirma Ricardo Tiltscher, diretor da Cadeia de Suprimentos, Serviços e Satisfação do Cliente da Lenovo Brasil. 
Tiltscher completa que, com a IoT, as máquinas se comunicam com as equipes, que então analisam os dados aferidos e aplicam em processos otimizados para a operação. “Ou seja, não é uma questão de redução de equipe. Com a automação, posicionamos nossos profissionais mais estrategicamente nas estações de trabalho, para que possamos implementar melhores práticas em todas as linhas”, diz o executivo
Modelo para outras unidades no mundo, a fábrica da Lenovo no Brasil é a única a produzir as cinco linhas de produtos da empresa (de consumidor final a empresas de todos os portes) e a ter o centro de reparos dentro da manufatura. “Ter suporte ao cliente dentro das nossas instalações permite um controle de qualidade fantástico e os números comprovam isso: 89% de satisfação no atendimento ao cliente com um time de técnicos altamente capacitados e todas as peças necessárias disponíveis”, pontua Tiltscher. 
Para o executivo, a Transformação Inteligente (pós-Transformação Digital) na indústria é um caminho sem volta para atender clientes cada vez mais exigentes e que buscam um portfólio personalizado às suas necessidades. Por conta disso, a Lenovo inaugurou recentemente novas linhas para customização de pedidos de pequeno e médio porte, tanto nas linhas de PCs como infraestrutura de data center. “Investir em novas tecnologias está alinhado ao DNA de inovação da Lenovo. Aqui no Brasil, temos a oportunidade de mostrar como esse investimento pode ser aplicado para entregar resultados melhores no dia a dia”, finaliza Tiltscher.