Lenovo Data Center revela tendências da área em 2020
Edge Computing, segurança organizacional e 5G deverão ser o foco do desenvolvimento das estruturas de dados neste ano



A Lenovo Data Center apresenta algumas das principais tendências do setor em 2020, de acordo com Gustavo Yazbek, gerente de Pré-Vendas da fabricante. Essas tecnologias emergentes indicam os pontos de desenvolvimento da indústria  e um dos aspectos destacados é a crescente preocupação com a segurança de dados. 

Da nuvem para a borda
Enquanto a nuvem vem substituindo estruturas defasadas de datacenters convencionais no centro da rede, uma tecnologia totalmente nova surgirá como uma fonte complementar de infraestrutura de TI, suportando inovações que prometem estender o uso e o impacto da tecnologia para novos domínios.
A transição para a computação em borda (edge computing) foi impulsionada por uma demanda de capacidade mais alta, que pode processar cargas de trabalho mais complexas, incluindo machine learning e IA. “Com mais de 20 bilhões de itens projetados para serem conectados à Internet até 2020, mais empresas levarão a análise de dados e aplicativos baseados em IA da nuvem para a computação em borda para reduzir a latência de comunicação, aliviar a carga dos servidores no data center e melhorar as operações de negócios”, mostra Yazbek.

Governança e segurança organizacional
A segurança forte começa com a higiene adequada, o que significa ter as ferramentas no local que permitam a visibilidade dos dispositivos, independentemente da localização e da capacidade de executar ações nesses dispositivos. Na mesma linha, garantir e manter o gerenciamento adequado de privilégios e credenciais é, e continuará sendo, crítico. 
“À medida que a demarcação de linhas entre produtos de segurança começar a desaparecer, os usuários exigirão soluções que não deixem lacunas exploráveis na cobertura e os negócios dependerão de sistemas cada vez mais interconectados. Os volumes e o valor dos dados contidos nesses sistemas continuarão a crescer, o que intensificará os possíveis danos associados a uma violação”, explica o executivo.

5G moldará o mercado
A tecnologia 5G promete ser uma das maiores mudanças tecnológicas dos últimos anos. Projetado para alcançar velocidades até 100 vezes maiores que o 4G, o 5G deverá revolucionar indústrias inteiras e criar novos métodos de trabalho. Além disso, as empresas de tecnologia deverão criar novas capacidades para sustentar essa conectividade avançada. 
“A próxima fase do 5G, que está sendo implementada, incluirá redes privadas projetadas para permitir melhor produtividade dos funcionários, eficiência da produção e aumento da lucratividade”, afirma Yazbek.