Marcelo Schunck lidera os negócios com os ISP’s da F5 Networks
Profissional com 25 anos de experiência leva soluções da F5 Networks a um segmento que conta com quase 7 mil empresas
 
A F5 Networks anuncia que Marcelo Schunck está à frente dos negócios com os ISP’s (Internet Services Providers).  Schunck atuou previamente na HPE, Aceco TI e Lenovo. Com o cargo de gerente de Public Sector & Enterprise Sales da F5 Networks Brasil, Schunck tem como um de seus principais focos o segmento de ISPs, com exceção das grandes operadoras de Telecom. A iminência da chegada das redes 5G e o avanço da transformação digital e de aplicações críticas – sistemas que suportam os negócios de empresas de todas as regiões do País e de todas as verticais – estão levando o mercado de ISPs a uma grande expansão e profissionalização. “ISPs de diversos portes trabalham para preservar o ‘Capital das Aplicações’ de seus clientes; esses provedores atuam como parceiros de negócios de empresas que já vivem a digitalização de seus processos e vendem serviços e produtos por meio da Internet. Marcelo Schunck, em conjunto com o time de System Engineers da F5 Networks e com nossos parceiros de canal, lidera a oferta de nossas soluções de performance e segurança para esse segmento”, afirma Hilmar Becker, country manager da F5 Networks Brasil.
Pesquisa da Abranet (Associação Brasileira de Internet) informa que, ao final de 2017, havia 6.618 ISPs em operação em todo o Brasil. Levantamento do IDC Brasil, por outro lado, indica que, no início de 2019, 25% do total de conexões de banda larga fixa dependiam das ofertas desse segmento. Os analistas do IDC ressaltaram, em sua pesquisa, que a grande oportunidade de crescimento dos ISPs têm sido os serviços oferecidos ao mercado corporativo (B2B), extremamente sensível à performance e à segurança das aplicações que suportam seus processos de negócios. 

Lei Geral de Proteção de Dados demanda renovação da cultura dos ISPs 

Um dos desafios dos ISPs é se alinhar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A partir de agosto de 2020 os ISPs – assim como todo o mercado – terão de apresentar evidências de que estão protegendo a integridade e a privacidade dos dados processados e transmitidos. A LGPD está atuando, na prática, como uma alavanca de renovação desse segmento; é necessário equacionar desafios que partem de como armazenar os dados até autorizar o acesso às aplicações que processam esses dados, entre várias outras instâncias. “Nosso portfólio oferece aos ISPs todos os serviços que eles precisam para garantir a segurança e o desempenho de seu ambiente; a inteligência F5 é um viabilizador dos negócios dos ISPs na era da privacidade dos dados”, considera Becker.  
Para Schunck, sua nova posição colabora para levar o valor das soluções e serviços F5 Networks a muito além do topo da pirâmide. “A F5 já é a escolha das maiores empresas do Brasil e do mundo quando se trata de garantir a entrega e a segurança das aplicações que fazem os negócios girar”. A força da economia digital, porém, está levando empresas de menor porte a buscarem essa mesma excelência. “A F5 Networks conta com ofertas flexíveis que se ajustam à realidade dos ISPs, preservando o ‘Capital das Aplicações’ das empresas usuárias desses ISPs. A empresa que conta com soluções e serviços F5 Networks encontra na nossa tecnologia um diferencial de mercado e uma alavanca de crescimento”.