Network e suas inúmeras vertentes

Com um mercado cada vez mais veloz e novas tecnologias sendo introduzidas quase que diariamente, torna-se vital para as fabricantes escutarem o que o mercado anseia. Adquirir produtos mais potentes, instalar servidores adicionais, reprogramar aplicativos e pensar em métodos que reduzam custos. Estas são preocupações constantes das empresas e que impactam diretamente nos canais, aumentando a demanda e, consequentemente, os lucros.

SOLUÇÕES NA ÁREA DE COMUNICAÇÕES UNIFICADAS E TELECOM

Uma iniciativa de comunicação unificada (UC), quando bem executada, pode adicionar significativo valor final à medida que reduz drasticamente os custos para a maioria das organizações. Pensando nisso, a Avaya, fornecedora de soluções de colaboração e comunicação empresarial, oferece opções que permitem ao parceiro apresentar soluções de Networking e Comunicações Unificadas em conjunto aos seus clientes, endereçando melhor as principais necessidades de negócios. Com o lançamento do Avaya Aura Suite Licencing (ASL), um novo programa de licenciamento, a solução simplifica a oferta de aplicações do portfólio de UC e acelera o processo de propostas sob um único licenciamento para uma série de aplicações que, no passado, precisavam ser adicionadas individualmente. Agora, elas podem se adaptar facilmente aos requisitos de três perfis de usuários: colaborador fixo, colaborador móvel e usuário de conferência. Outra solução, o Software Defined Data Center framework (SDDC) foi desenvolvida especialmente para oferecer produtividade, agilidade e melhorias no tempo de serviço para as empresas que operam em data centers virtualizados. “Nossos business partners utilizam estas tecnologias para ajudarem seus clientes, especialmente no SMB, a atingirem maiores níveis de eficiência, flexibilidade e agilidade, reduzindo custos operacionais e diminuindo o tempo para colocarem serviços e aplicações em operação”, diz Achilli Sfizzo, diretor de Vendas da empresa.

O executivo vislumbra um crescimento da participação da empresa no mercado este ano e também um aumento de parceiros e clientes utilizando as soluções de Networking Avaya.  “Observamos no SMB um crescimento no segmento de Comunicações Unificadas e de Contact Center: os clientes deste segmento estão percebendo a qualidade e facilidade em adquirir nossas soluções”, diz o executivo.

A D-Link oferece soluções completas para empresas de pequeno, médio e grande porte, além de storages, switches, roteadores e câmeras com avançadas tecnologias de monitoramento e segurança. Com presença significativa no mercado de Telecom e também no varejo, deseja crescer ainda mais no corporativo. Para isso, conta com produtos e estratégias tanto para PMEs como grandes corporações, públicas ou privadas. Essa estratégia passa necessariamente pelo relacionamento com os canais de distribuição. “Oferecemos produtos que abrangem as principais necessidades das empresas, tais como: surveillance (vigilância), switch, storage e software, ao qual chamamos de “portfólio 4S”. Com produtos reconhecidos, ofertas de treinamentos e uma política clara de relacionamento com os parceiros comerciais, estamos prontos para enfrentar os grandes desafios”, diz Sandro Sabag, gerente de Desenvolvimento de Negócios da D-Link.

PRODUTOS COM FOCO NA LINHA WIRELESS

A HP trouxe para o Brasil o Virtual Application Networks SDN Controller, tecnologia de rede definida por software (SDN) que fornece uma visão centralizada para controle de toda a rede e também permite implantar qualquer aplicação ou serviço diretamente para o usuário em questão de minutos. A solução integra um pacote de novas tecnologias de SDN que foram lançadas no final do ano passado, baseadas em padrões abertos, permitindo que empresas e provedoras de computação em nuvem, de pequeno, médio e grande porte, simplifiquem e maximizem a agilidade em redes corporativas e data center. As tecnologias são oferecidas para três camadasinfraestrutura, controle e aplicações. “Na era da nuvem, os clientes precisam de um ponto único de controle para toda a rede, que permita implantar qualquer aplicativo ou serviço com agilidade. A solução da HP traz esse único plano de controle, que automatiza tarefas de configuração e agilizam a implantação de novas aplicações e serviços para atender as demandas das áreas de negócio”, ressalta Antonio Mariano, diretor de pré-vendas da HP Networking no Brasil.

Na unidade de negócios Cisco de Small Business, os lançamentos se concentram basicamente em três frentes: na nova linha de switches gerenciáveis e empilháveis séries 300 e 500, na renovação de design da linha de Access Points (WAP321 e WAP521) e na ampliação da linha de roteadores VPN, adicionando ao tradicional RV042, novas versões e mais funcionalidades (RW120, RW220 e RW320). Na linha clássica da Cisco, também voltada à arquitetura SMB, a empresa anunciou a fabricação local de roteadores e, em breve, de switches. Nessa mesma categoria de produtos para Wi-Fi, uma nova linha de access point Aironet também foi anunciada com custo X benefício compatível ao mercado brasileiro. “A rentabilidade de produtos novos em um mercado em expansão é rapidamente percebida por nossos canais desde que a Cisco voltou suas atenções a este segmento. Encontramos um ponto médio ótimo entre custo x benefício que se traduz tanto em melhores margens em produtos quanto mais geração de serviços de projetos e implementação aos nossos canais”, explica Ana Claudia Plihal, diretora Comercial da Cisco do Brasil.

A Enterasys Networks fornece soluções patenteadas e diferenciadas para infraestrutura de rede cabeada e wireless, assim como soluções de segurança e gerenciamento. O Enterasys OneFabric é a primeira solução da indústria a estender visibilidade e controle desde os servidores virtualizados até os dispositivos móveis para ambientes de cloud computing e data center.  Este ano a empresa lançou diversos novos produtos e soluções e também fez incrementos e atualizações no portfólio atual. “Entre os principais destaques está a linha de switches Series 800, para até 48 portas, de alta velocidade e capacidade de prover alimentação PoE. Embora seja voltada para o SMB, essa solução conta com diversos recursos de classe Enterprise herdados dos switches de maior porte da Enterasys,  que são voltados para grandes corporações”, diz Reinaldo Opice, vice-presidente para América Latina e Presidente para o Brasil da Enterasys Networks.

Na linha de software e soluções, está a ampliação do switch OneFabric de gerenciamento, segurança e provisionamento dinâmico de recursos para agregar ainda mais funcionalidades e tornar mais simples e automatizada a gestão das redes. “Com esses lançamentos, nossos canais podem ampliar o seu espaço de atuação, incluindo empresas SMB, e oferecer soluções mais completas para os clientes Enterprise que também possuem instalações e estabelecimentos de menor porte, como pequenos escritórios regionais, lojas, centros de distribuição etc”, explica Opice.

ROTEADORES MAIS RÁPIDOS E MODERNOS

Com mais de vinte anos fabricando e comercializando em mais de 130 países, a TRENDnet desenvolveu e aprimorou a capacidade de identificação de tecnologias emergentes. Considerando o iminente crescimento dos mercados de câmeras IP e, consequentemente, da implementação de soluções com tecnologia PoE+, na qual os equipamentos são alimentados eletricamente pelo próprio cabo par trançado utilizado para o tráfego de dados, os principais lançamentos da empresa em 2013 foram os switches PoE+ e câmeras IP. Os switches PoE+ TPE-1020WS (ver mais na seção High Tech) e TPE-1620WS são modelos rack mountable (montáveis) de carcaça metálica, respectivamente de 8 e 16 portas e incorporam diversas ferramentas de gerenciamento de alto nível como RMON, SNMP, SNMP Trap, Espelhamento de Porta, entre outras. Oferecem suporte a protocolos de segurança como ACL, SSL, MAC/port filtering, 802.1X, TACACS+ e RADIUS. A tecnologia GREENnet complementa a inteligência dos switches, proporcionando economia de até 70% no consumo de energia elétrica. Para complementar a solução de segurança, a empresa lançou o TN-200, um NAS (Servidor de Armazenamento em Rede), ao qual podem se conectar e reproduzir músicas e vídeo de maneira automática e simultaneamente à consoles de games, mídia players e Smart TVs com certificados DLNA (Aliança para Redes Domésticas Digitais).

Com isso, se garante a interoperabilidade entre eletrônicos conectados em uma rede doméstica, de modo que estes possam trocar arquivos de mídia entre si utilizando a rede em questão, ou seja, o usuário é capaz de acessar e reproduzir seus arquivos de mídia de um computador, por exemplo, através de uma TV, um tablet, smartphone, entre outros, desde que esses se encontrem conectados na mesma rede. Com porta Gigabit para conexão de alta velocidade à rede, permite a inserção de dois HDs SATA para armazenamento total de até oito terabytes e dispõe de porta USB para armazenamento adicional. “O cliente TRENDnet valoriza não somente o produto como também o fato de saber que poderá contar sempre conosco no que precisar, criando uma fidelização à nossa marca”, diz Denis Pimenta, diretor Comercial da TRENDnet. Na filial do Rio de Janeiro, está montado um laboratório show room com câmeras IP, NAS e switch PoE para treinamento a integradoras e lojistas. “Estamos negociando com nossas distribuidoras, CNT e Network1, a melhor forma de reproduzir esta iniciativa em São Paulo à curto prazo”, explica Pimenta.

A TP-Link tem desenvolvido diversas tecnologias com o intuito de aperfeiçoar o desempenho de seus produtos.  Este ano os principais lançamentos voltados ao mercado SMB foram os roteadores wireless com banda dupla, com menos interferência do que as redes já conhecidas de 2.4Ghz, e com a possibilidade de aumentar ainda mais as velocidades de conexão. Outro lançamento foram os roteadores Load Balance, que possibilitam ao cliente possuir dois ou mais links de internet, evitando as eventuais quedas causadas por diferentes motivos.  Os roteadores wireless N300Mbps modelos TL-WR841N e TL- WR841ND conseguem alcançar até 5x mais distância e 15x mais velocidade que produtos convencionais 11g. ”São produtos velozes o suficiente para suprir aplicações de intenso uso de banda, incluindo VoIP, vídeos em alta definição, jogos online ou transferência de grandes arquivos, sem atrasos. Conseguimos com isso fornecer produtos de qualidade a um preço bastante competitivo, já considerando margens bastante atrativas para todo o canal. Queremos, cada vez mais, estreitar nosso relacionamento com os parceiros”, diz Cecília Barbosa, gerente de Marketing da empresa. Hoje, as distribuidoras com que a fabricante trabalha, são: Abano, Alcateia, APG, Dexcom, DSL, Fagundez, GPJ, Kernel, Local X, Macro, Microship, Next, Route 66, Scorpions e Unicomp.

A iK1 Tecnologia distribui com exclusividade a marca taiwanesa Draytek no Brasil. A empresa trabalha com firewalls de segurança; redes de dados criptografados (VPN) para trabalho remoto; modems ADSL; roteadores ADSL, wireless LAN (WLAN), VoIP, entre outras soluções. Os principais lançamentos da marca no ano foram os roteadores Vigor 3900 e Vigor 2960 (este último vencedor do prêmio Taiwan Excellence 2013). Ambos são equipamentos concentradores de VPN com múltiplas portas WAN, ou seja, dependendo do foco do cliente ele pode comercializar o produto ou adquiri-lo para o seu ativo e locá-lo, proporcionando um rendimento mensal à revenda, visando a gestão de VPNs e dos links de internet, para facilitar o gerenciamento. “Fornecemos ainda o software Vigor ACS SI, que é um potente software de gestão dos roteadores DrayTek, através do protocolo TR069”, diz Mauro Santos, gerente da iK1 Tecnologia.

O executivo explica que a companhia trabalha com equipamentos de alto valor agregado, sendo assim os clientes possuem um retorno satisfatório na revenda. “Para garantir que nosso cliente tenha uma renda fixa nós também trabalhamos com alguns softwares que possuem anuidade, como o vigor ACS SI, software de gestão dos nossos roteadores, e um poderoso filtro de conteúdo para navegação web provido pela israelense Commtouch, que permite o bloqueio ou acesso a web sites”, conclui o executivo.

Há 30 anos no mercado, a Belkin conta com um portfólio de mais de 20.000 produtos, desde roteadores para uso doméstico a acessórios para computação, cabos, tablets, notebooks e gadgets em geral. No início do ano, a empresa adquiriu a Linksys, passando a ampliar a linha de roteadores, Access Point, Repetidores de Sinal e switches. “Com um foco principal em home networking, a Belkin passa a oferecer uma linha completa de roteadores de última geração com diversas velocidades. Nosso objetivo é oferecer ao usuário doméstico a possibilidade de desfrutar completamente de uma experiência total de multimídia em seus diversos devices, como smart TVs, smartphones e tablets”, explica Wagner Fontenele, diretor da Belkin para América do Sul.

Como principal produto de entrada, a Belkin apresenta o roteador Linksys E900 de 300Mbps. “O preço deste produto é extremamente agressivo. Para usuários mais exigentes e pequenas e médias empresas destacamos o roteador E4500 de 600Mbps com tecnologia dual band e porta giga. Ainda no mercado de SMB, a Linksys lançará sua nova linha de switches de 8, 16, 24 e 32 portas e para isto iniciaremos um trabalho de parceria com VARs regionais oferecendo além de ótima rentabilidade, treinamento e certificação”, diz Fontenele.

O executivo explica que a empresa manterá a marca Linksys, já que é uma referência em termos de networking. “Nosso principal objetivo é revitalizar a marca tanto no mercado de home networking como de SMB. Acreditamos que a marca é bastante forte e que com nossas atuais distribuidoras, Alcateia e Officer, em breve, estaremos com uma cobertura nacional próxima de 100%. Como temos uma politica de rápido crescimento e com parceiros definidos, a lucratividade com nossos produtos será um diferencial. Isto se completa com a venda do serviço, instalação, treinamento e suporte que o canal cobra de seus clientes”, revela.

A Gothan trabalha com produtos de conectividade que aliam tecnologia e design, elaborados para obter a melhor conexão. Na linha de produtos estão roteadores, repetidores de sinais, switches e adaptadores. Um dos principais lançamentos no ramo de network este ano, foi o Repetidor de Sinal Wireless 300Mbps, que auxilia as pequenas empresas a enfrentarem os desafios associados à implementação e planejamento de uma rede sem fio e maximiza a cobertura e o desempenho de redes de computadores já existentes. “O repetidor possui um tamanho compacto e foi projetado para ser instalado diretamente na tomada, permitindo estender a cobertura da rede wireless convenientemente e melhorar a força do sinal de uma rede existente eliminando os chamados pontos cegos, sem ligar nenhum cabo de rede”, diz Rafael Côrtes, gerente de Produtos da empresa.

Cortês acrescenta que há fortes investimentos na marca Gothan com o objetivo de consolidar a sua imagem como uma empresa especializada em produtos Home Office e SMB, explorando o portfólio diversificado com inovações tecnológicas para atender esse segmento.

A Coletek possui diversos produtos relacionados à área de network. Este ano, a empresa lançou as antenas para rede wireless modelos C3W-7DBIO e C3W-9DBIO, fontes universais para notebooks; conectores de USB com Hub e o roteador W-R2000nL v1.2. “O mercado é muito dinâmico, mas pode-se dizer que essa visão fica por conta das diversas novidades que apresentamos a cada bimestre ou semestre. Buscamos sempre ter novidades em mãos, disponibilizando aos consumidores o melhor equipamento, no perfil que ele precisa. Independente do público, nós lidamos sempre com o mesmo desejo dos consumidores: adquirir produtos de alta tecnologia que sejam práticos, leves e de fácil manuseio”, diz Deise Somayama, gerente de Marketing da Coletek. A empresa disponibiliza em pequenos períodos de tempo campanhas de incentivo aos canais. “Consequentemente, isso acarreta em maior comprometimento e fidelidade junto à Coletek, o que garante maior empenho e motivação para alavancar a venda dos nossos produtos”, explica Deise.

TREINAMENTO COMO FOCO

A Avaya dispõe de um programa completo para seus canais, que inclui treinamento, certificação, suporte às vendas, geração de oportunidades e condições especiais para equipamentos de demonstrações.  “Adicionalmente à qualidade de nossos produtos, as condições financeiras para trabalhar com a Avaya são diferenciais para os nossos parceiros de negócios”, diz Sfizzo.

Para Sabag, da D-Link, treinamento e capacitação são palavras-chaves para o canal obter sucesso. “Saber oferecer soluções completas aos clientes aumenta a lucratividade. Oferecemos uma vasta oferta de treinamento e uma política clara de relacionamento com os parceiros comerciais”, revela o executivo.

O programa de canais da Enterasys abrange não só a parte técnica, mas também a comercial. “O programa possibilita que os parceiros invistam para adquirir o Demo Kit, um kit de equipamentos, softwares e todos os demais acessórios necessários para demonstrar as funcionalidades e diferenciais de nosso portfólio. Essa prática tem provado que a demonstração é a melhor forma de os clientes conhecerem e entenderem todos os benefícios da nossa solução”, diz Opice.

A iK1 realiza workshops personalizados, respeitando o nível do assunto abordado. “Temos investido no canal do youtube “ik1tecnologiavideos”, onde os nossos clientes e consumidores finais podem acessar para aprender mais sobre as funcionalidades dos nossos equipamentos. Contamos também com um departamento de marketing interno para fornecer suporte às nossas revendas”, diz Santos.

A Gothan possui uma estrutura para atendimento de suporte especializado (0800) para auxílio na configuração e testes nos produtos. “Além disso, fornecemos treinamento contínuo aos nossos parceiros”, completa Côrtes.

Pimenta, da TRENDnet diz que os treinamentos presenciais não são suficientes para atender à demanda dos interessados. “Essa foi a principal razão de termos criado em nosso site uma seção intitulada “Projetos IPCAM”, na qual apresentamos diversos projetos de implementação de soluções com câmeras IP. Passamos nestes projetos o entendimento de como as coisas acontecem a cada passo, a cada etapa e em cada componente do caso em questão, objetivando, acima de tudo, difundir e esclarecer a tecnologia por trás da solução”, explica o executivo.

O programa de treinamento de canais da TP-Link tem sido voltado à distribuição e ao varejo. “Também existem programações agendadas para roadshows e treinamentos técnicos voltados às revendas”, diz a executiva da empresa Cecília Barbosa.

A Cisco dispõe de ferramentas que variam em formato e periodicidade, com destaque aos eventos virtuais ao vivo que acontecem toda quinta-feira, às 15 horas (Quinta às Quinze), via Webex – plataforma de colaboração da Cisco – que são 100% gratuitos e com temas diferentes a cada semana visando capacitação da comunidade técnico-comercial Cisco, que inclui clientes, parceiros e os próprios profissionais da empresa. “Temos encontros que promovemos aqui na Cisco e como novidade, incluímos um roadshow na agenda de execução da Cisco que visita diferentes cidades do Brasil a cada trimestre estreitando ainda mais a relação dos canais com a empresa e proporcionando novas possibilidades de atualização. Há também o tradicional calendário de treinamentos oferecidos por nossas distribuidoras e cuja informação pode ser acessada em seus respectivos portais”, diz Ana Claudia.

Por ser uma companhia que vende 100% via canal, a empresa foca em desenvolvimento, capacitação, gerenciamento e políticas claras de negócios. “Para cada arquitetura, solução ou produto que oferecemos, um conjunto de treinamentos e certificações acompanham e são disponibilizados seja pela Cisco, seja pelos nossos parceiros de treinamento e certificação e também pelas nossas distribuidoras visando garantir total fluência do parceiro naquela solução que ele está comercializando  ou implementando”,  conclui a executiva.

Em um mundo onde as grandes empresas estão implementando a mobilidade de forma mais abrangente e avassaladora, ter produtos que facilitem o acesso à conexão de maneira rápida e segura torna-se primordial. Como visto, são inúmeras as possibilidades com que o canal pode trabalhar o ramo de network. A abrangência de produtos e soluções das fabricantes aportam ao canal a rentabilidade almejada e são inesgotáveis fontes de receita, seja através da venda ou da oferta de serviçosEscolha a linha que mais se encaixe ao seu perfil e boa sorte!